É função do educador trazer novas metodologias de ensino para a sala de aula, deixando de trabalhar apenas com o livro didático e com temas que não tem vinculação com a realidade dos educando. Isso acaba por provocar desmotivação durante as aulas. 

Faz-se necessário considerar que o ensino na atualidade perpassa por uma analise reflexiva, suas aquisições, ações e transformações, onde o ambiente é campo de todas essas modificações. Discutir a valor do uso dos novos recursos didáticos para o ensino torna-se pertinente pelo fato da constante necessidade de inovação na sala de aula. A prática pedagógica permite verificar que no momento em que se leva para sala de aula uma proposta diferente, o desenvolvimento desta se torna de maneira mais agradável para os educandos, visto que determinadas metodologias conseguem prender a atenção dos estudantes de modo que impressiona, pois até mesmo os alunos mais ansiosos se engajam na participação da aula.

A prática de ensino é um desafio para o docente, que desde que finalizou seu estudo na Faculdade, tendo como ultima tarefa o TCC, adentra a sala com o intuito de inovar, promover rupturas, causar impactos e acaba se frustrando perante a realidade encontrada que o impede de desempenhar várias de suas propostas.

Todavia, é imprescindível aproximar o educando da realidade a qual ele pertence, estabelecer relações para que eles possam, a partir disso, interpretar distintas realidades. Com essa abordagem local, fica mais fácil, posteriormente compreender fenômenos que ocorrem em uma escala mais ampla. É preciso mostrar que há muito mais que conteúdos a serem transmitidos, mas sim concepções de “mundo” a serem criadas e reformuladas no ambiente escolar. Por isso é tão importante que o conteúdo se torne significativo para os alunos.

É função nossa como professores, vencer o pensamento estática que foi durante um longo período repassado nas escolas, como forma de sustentação da sociedade hierarquizada. Desse modo, é de suma importância instigar a curiosidade do educando para que o mesmo possa apresentar suas contribuições para a sala de aula, constituindo um ambiente no qual haja trocas de saber, diálogo e contato com realidades distintas. Essas possibilidades não podem ser desperdiçadas, pois a escola deve proporcionar situações para que o educando desenvolva a sua autonomia, adquirindo criticidade para se posicionar diante dos desafios.

Acredita-se, porém, que somente através de uma educação crítica, que problematize a própria realidade, será possível vencer com as dificuldades existentes no ensino. E que a partir do momento que o professor se conscientizar de que sua ação contribui para o fracasso do aluno, ele também pode contribuir para o êxito escolar, para as possibilidades de sucesso do aluno.

Mesmo diante do fato da realidade escolar atualmente ser complexa e carente, a pesquisa foi de suma importância por evidenciar que o uso e constituição de recursos didáticos é uma probabilidade para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem, visto que proporciona instrumentos aos educadores, para apoiar sua prática pedagógica, tornando as aulas de geografia mais significativas.