Para início de conversa faz-se necessário uma breve abordagem sobre o que significa "santidade". A santidade está ligada a separação daquilo que é impuro e profano, relacionando-se com uma devoção, fidelidade e consagração a Deus. A santidade desvia-se de usos e costumes, ser santo não é adotar uma série de regras e normas, implica no desligamento do pecado que existe em nós e no desejo de viver a vontade de Deus revelada na sua palavra. É importante entender que a santidade não ocorre instantaneamente por alguma intervenção sobrenatural, mas é algo progressivo que deve ser aperfeiçoado na vida do cristão.

  A busca pela santificação é um caminho a ser percorrido de modo sucessivo com dedicação e determinação. Diante desse tema, a reflexão que considero mais importante para o cristão é: Por que devemos andar em santidade?

  Para responder tal interrogação concentro-me  incialmente naquilo que está escrito no livro de

"1 Tessalonicenses 4:7 - Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade."

Uma vida santificada é a certeza de estarmos fazendo algo que fomos chamados por Deus para fazer. A vida cristã não é apenas o resultado do conhecimento da vontade de Deus, mas a prática dessa vontade. Santificação é o processo de solidificação pelo qual a essência da imagem e semelhança de Deus, maculada pelo pecado, vai sendo esculpida no coração do homem. A santificação é aplicada pelo Espírito Santo de Deus e leva em conta a renúncia do “eu”, para a reconstrução de uma nova criatura. Logo aquele que não busca santificar-se, ignora o convite do Senhor para vivermos uma vida santa. Implicação essa que pode trazer problemas sérios riscos a vida espiritual

    Outra implicação é sobre o que está escrito em "Hebreus 12:14 - Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor."

Aqui o autor retrata a necessidade de nos santificarmos para podermos contemplar a face do Senhor. Aquele que deseja um dia ver o Senhor e não busca santificar-se está indo na contramão da contemplação da face de Deus. Embora o muitos tem seguido outro viés, a santidade não deve ser abandonada, pois é o vínculo de nossa união com Deus. O contexto de Hebreus 12:14 demonstra uma mensagem de incentivo aos crentes, exortando a permanecerem olhando para Cristo,. Precisamos de vida santa no altar de Deus. Nos desligarmos desse mundo pecaminoso. Paulo diz na sua carta a Timóteo, Que o cristão é santificado através da Palavra e da oração. Irmãos, o caminho da santificação é o caminho da renuncia, do quebrantamento, da convicção profunda e absoluta de que somos pecadores e necessitamos constantemente da graça de Deus.

   O relaxamento pela busca de uma vida em santidade implica no desprezo do chamado de Deus pra nossa vida, como também não nos permite vislumbrar a face de Deus. Porém aquele que espera ser purificado sem nenhum esforço próprio, nunca se tornará puro; e quem se torna santo se tornará assim em consequência de esforços árduos para resistir ao mal de seu próprio coração e se tornar semelhante a Deus. A busca pela santificação é a ação que nos classifica diferentes. O povo de Deus tem Seu selo sobre eles. O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade”.