AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FOMENTO PARA O INCENTIVO E A FORMAÇÃO LEITORA

CARLOS ANTONIO DE SOUZA

Resumo: Ler e escrever constituem-se como habilidades fundamentais na plenitude do ser humano, uma vez que são competências capazes de proporcionar seu desenvolvimento em todos os segmentos de sua existência, facilitando, sobremaneira, sua inserção social. Nesse contexto, o presente artigo visa apresentar as contribuições das histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a formação leitora. Como suporte teórico, destacamos algumas obras: Vergueiro e Ramos (2009), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Ulbricht (2014), Sousa (2001), dentre outros. A pesquisa também busca saber se os professores, principalmente de Língua Portuguesa, utilizam as HQs em sala de aula como metodologia para ensinar a ler. A pesquisa concluiu que a leitura das revistas de HQs se coloca como uma forte aliada para se formar leitores proficientes.

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos. Fomento. Ensino de Língua Portuguesa.

Abstract: Reading and writing constitute fundamental skills in the fullness of the human being since they are competences capable of providing their development in all segments of their existence, facilitating their social insertion. In this context, the present article aims to present the contributions of comics (HQ) as a pedagogical resource in the teaching-learning process, with emphasis on reading education. As theoretical support, we highlight some works: Vergueiro and Ramos (2009), Koch and Elias (2006), Kleiman (2002), Ulbricht (2014), Sousa (2001), among others. The research also seeks to know if the teachers, mainly of Portuguese Language, use the HQs in the classroom as a methodology to teach reading. The research concluded that reading comics magazines stand as a strong ally to graduate proficient readers.

Keywords: Comics. Pedagogical Tool. Development. Reading Training.

1 INTRODUÇÃO

As histórias em quadrinhos (HQs) que lemos contemplam uma conexão entre os textos e as imagens, oferecendo um maior incentivo para que o leitor busque em seu cotidiano outros tipos de leituras. Esse gênero multimodal, em conjunto com outros gêneros, forma um repertório de instrumentos que estimulam o raciocínio e a imaginação do leitor, sejam elas crianças, jovens ou adultos.

As HQs talvez sejam o gênero literário mais antigo que possa existir no conjunto de conhecimentos passados à humanidade. Sua inspiração surge com as descobertas de pinturas rupestres encontradas em antigas cavernas que eram habitadas pelos primeiros homens existentes na face da terra na era primitiva, que se valiam das pinturas para registrar suas histórias de conquistas e derrotas vividas durante sua existência dia após dia. Esse tipo de escrita metódica nos conduz a refletir sobre a importância da comunicação, mesmo que seja através de imagens codificadas.

Nessa perspectiva, a leitura e a escrita se completam formando um único conjunto que nos torna capazes de adquirir conhecimentos teóricos e, consequentemente, práticos de atividades mediadas pela mentalidade de outros indivíduos pensantes. Dessa forma, o ato de ler nos torna pessoas conhecedoras de nós mesmas, transformando-nos em decifradores de códigos com capacidade de transformá-los em linguagem oral.

Desde sempre e nos dias atuais, há a necessidade de sermos estimulados a nos envolvermos muito cedo com os símbolos, “letras”, que formam palavras, e estas que se transformam em frases para juntas formarem um conjunto de ideias que conhecemos como texto. Esse contato precoce nos proporciona processar um leque de informações que nos chega através de diversos meios de comunicação, como, por exemplo, a imprensa escrita, caracterizada por jornais e revistas, a televisiva, a radiofônica e a digital, “internet”, que nos força a desenvolver habilidades de leitura para que possamos processar uma vasta gama de informações diversificadas, ligando os textos às imagens.

O trabalho que ora apresentamos, cuja temática evidencia “As Histórias em Quadrinhos como” Fomento para o Incentivo e a Formação Leitora, é fruto de minha curiosidade por respostas para esclarecer a hipótese de que a leitura das histórias em quadrinhos possui relevância como instrumento apropriado para incentivar e desenvolver o gosto pela leitura. Partindo dessas considerações, propomo-nos a analisar e discutir o gênero literário das HQs, como instrumento que retrata diferentes temáticas capaz de influenciar o afloramento do senso crítico do indivíduo.

Nesta pesquisa, objetivamos analisar as possíveis contribuições das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica utilizada no ensino e aprendizagem na formação leitora.

Procuramos tratar os assuntos aqui discutidos auxiliados por uma literatura inerente ao que nos propomos pesquisar. Durante essa trajetória, apropriamo-nos do conhecimento de muitos autores que tratam dessa temática com riqueza de informações. Dada a importância a todos esses pesquisadores, limitamo-nos a destacar alguns, tais como: Vergueiro e Ramos (2009), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Ulbricht (2014), Sousa (2001), dentre outros. [...]