A frequência das mudanças ocorridas no ambiente organizacional tem sido a principal característica no mundo dos negócios. Isto ocorre como decorrência de uma série de profundas transformações de ordem econômica, política, social e tecnológica. A tomada de decisão tornou-se a grande questão a ser enfrentada pelos empreendedores que passaram a buscar estratégias e mecanismos capazes de fornecer informações antecipadas de resultados futuros. A necessidade de sobrevivência e disputa pela liderança obriga as organizações a inovarem e desenvolverem novos métodos de trabalho de modo a estarem preparadas para tais mudanças. Para que estas mudanças sejam realizadas de maneira estruturada e de maneira sólida utiliza-se o Planejamento Estratégico. O planejamento estratégico orienta as tomadas de decisões no sentido de alcançar os objetivos e metas definidas. Para avaliar as constantes mutações no mercado, destaca-se que é importante que as empresas façam análises de ambientes. Avaliando o ambiente onde estão inseridas e formulando estratégias no sentido de atingir os objetivos propostos. Este estudo foi realizado como uma pesquisa descritiva e qualitativa, utilizando pesquisas bibliográficas com a finalidade de discutir conhecimentos teóricos acerca do tema abordado.

Palavras-chave: Planejamento Estratégico, Ferramentas, Estrutura estratégica.

CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO

1.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Diante de um cenário caracterizado por rápidas mudanças no campo político, cultural, econômico e social, a gestão estratégica torna-se essencial para a sustentabilidade organizacional. Nesse sentido, a estratégia define o comportamento de uma organização em um cenário mutável, dinâmico e competitivo. Quando se prioriza a gestão estratégica, as pessoas e os recursos financeiros de forma alocada e coerente podem-se promover o avanço dos objetivos da organização. Para se destacar no mercado é necessário superar-se de maneira contínua e constante. Para planejar precisa-se entender o contexto, saber o que se quer e como alcançar o objetivo, como se prevenir e calcular os riscos buscando minimizá-los. Tem que estar preparado taticamente para assegurar a sobrevivência da organização. O Planejamento estratégico só atinge sua total eficácia quando é entendido e realizado por todos na organização com constante acompanhamento, portanto a empresa deve contar com profissionais altamente qualificados para execução desse processo. O planejamento estratégico é uma ferramenta que de uma maneira geral pode auxiliar os mais diversos tipos de organizações quanto à tomada de decisões. Ele pode fornecer dados importantes relativos ao mercado e à própria organização, trançando um caminho pelo qual a organização deve seguir. Segundo Stoner (2000) a importância do planejamento se dá pela determinação dos objetivos e a escolha das metas para atingi-los. Deve servir de guia do desenvolvimento da empresa, de acordo com suas metas, indicando para onde ela deve avançar os passos a serem dadas, as parcerias a serem feitas, os clientes a serem conquistados e mantidos, as precauções a serem tomadas. Oliveira (2006) diz que o planejamento pode ser conceituado como um processo, desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com melhor concentração de esforços e recursos pela organização. Para que as empresas se tornem competitiva no mercado globalizado, deve aperfeiçoar continuamente os produtos, técnicas de vendas, processos etc., procurando adaptar sua estrutura organizacional a esta nova realidade de constantes incertezas, que podem representar ameaças ou oportunidades. O planejamento estratégico auxilia os dirigentes a 13 tomarem decisões, assim, o planejamento deve possuir como característica principal a flexibilidade, com o intuito de permitir o ajuste necessário face às incertezas do mercado. Este trabalho visa, entre outros objetivos, a pesquisa e comparação de teorias de diversos autores, a fim de engrandecer este estudo, contribuindo para a sustentação teórica.

1.2. JUSTIFICATIVA

Devido às acirradas disputas pela preferência do consumidor além da necessidade de sobrevivência no impiedoso mercado atual, as organizações são obrigadas a se anteverem diariamente de fatos e números, realizando mudanças estratégicas de modo que se adaptem às exigências impostas, ou ainda, que se tornem a razão de novos conceitos e padrões préestabelecidos. O Planejamento Estratégico tem função importantíssima na gestão de uma empresa, pois se a empresa almeja seu crescimento e procurar manter-se no mercado, esta deverá planejar-se e reavaliar sua estrutura organizacional, com o propósito de verificar se terá capacidade ou não de manter-se competitiva. Na concepção de Sanvicente (2000) o ato de planejar é estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar os resultados a serem alcançados, assim atribuindo responsabilidades aos dirigentes da empresa.

1.3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A frequência das mudanças ocorridas no ambiente organizacional tem sido a principal característica no mundo dos negócios. Isto ocorre como decorrência de uma série de profundas transformações de ordem econômica, política, social e tecnológica. A tomada de decisão tornou-se a grande questão a ser enfrentada pelos empreendedores que passaram a buscar estratégias e mecanismos capazes de fornecer informações antecipadas de resultados futuros. Para se destacar no mercado é necessário superar-se de maneira contínua e constante. Para planejar precisa-se entender o contexto, saber o que se quer e como alcançar o objetivo, como se prevenir e calcular os riscos buscando minimizá-los. Tem que estar preparado taticamente para assegurar a sobrevivência da organização. O Planejamento estratégico só atinge sua total eficácia quando é entendido e realizado por todos na organização com 14 constante acompanhamento, portanto a empresa deve contar com profissionais altamente qualificados para execução desse processo. Diante deste cenário, quais os pressupostos para estruturação de um planejamento estratégico?