Carta ao meu querido amigo recém aposentado
_O chamado divino para a eternidade das "férias prolongadas": a aposentadoria _ 

Formosa-GO, 21 de junho de 2023, véspera da missa mensal em honra a Santa Rita de Cássia, a Santa das causas impossíveis.


A importância da aposentadoria transcende as fronteiras do tempo e espaço, adentrando os domínios filosóficos da existência humana. É uma jornada que nos instiga a refletir sobre a verdadeira essência da vida. Como diria o filósofo Sêneca, "Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é porque não ousamos que elas são difíceis". Chegou o momento de sua aposentadoria, como tantos outros, desfrutar os frutos de sua trajetória laboriosa e abraçar a aposentadoria como um capítulo repleto de descobertas e realizações.

Assim como o poeta Fernando Pessoa nos lembra, "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo". Precisa libertar-se dos grilhões que o mantinham preso ao cotidiano laboral, permitindo-se adentrar no vasto horizonte da aposentadoria. Organizar viagens, desbravar novos caminhos e viver cada momento com a família são passos primordiais nessa jornada de autodescoberta.

No entanto, a adaptação à aposentadoria requer resiliência e a disposição de encarar essa nova etapa como uma oportunidade de plenitude. Conforme o filósofo Albert Camus afirmou, "A única maneira de lidar com o mundo sem ser derrotado por ele é aceitá-lo como um conjunto de contradições e reconciliá-lo consigo mesmo". Manuel, assim como todos nós, precisa aceitar as contradições e as incertezas dessa transição, mergulhando na busca por uma nova ocupação que enalteça sua existência.

A aposentadoria, caro amigo, é muito mais do que uma simples pausa. É um convite para ocupar-se do ócio de forma sublime, como preconizado pelo filósofo Martin Heidegger: "A ociosidade é o começo da filosofia". É no silêncio das obrigações que se encontra o espaço para a reflexão, para o autoconhecimento e para a plenitude da alma. Seu corpo pode ser um templo, mas é na mente que a verdadeira riqueza reside, aguardando ser desvendada.

Ao se aposentar, meu caro, você se torna o protagonista de sua própria história. Abraçar essa nova realidade requer uma adaptação ativa e a consciência de que, como afirmou Sócrates, "Uma vida sem questionamento não merece ser vivida". Sinta-se empoderado nessa fase singular, onde você se torna tanto o empregador quanto o empregado. Explore os projetos que outrora aguardaram pacientemente em seu coração e mergulhe no deslumbramento de realizar aquilo que verdadeiramente ama.

A aposentadoria é um chamado divino para a eternidade das "férias prolongadas", onde a vida se funde com o prazer de existir. Permita-se ser o arquiteto de sua própria felicidade, sem a obrigação de um salário a receber, mas sim com a gratidão de cada respiração que lhe é concedida. Como disse o
grande pensador Nietzsche, "A vida sem música seria um erro", e a aposentadoria é a sinfonia que ecoa em sua alma, permitindo-lhe compor a melodia da plenitude.

Neste palco da existência, meu querido recém aposentado, você tem a oportunidade de desfrutar cada nota, cada compasso, como um virtuoso regente da sua própria jornada. Liberte-se das amarras da obrigação e abrace a liberdade que a aposentadoria traz consigo. Lembre-se das palavras sábias de Voltaire, que afirmou: "A liberdade consiste em poder fazer aquilo que se deve desejar e em não ser obrigado a fazer aquilo que não se deseja". Agora é o momento de escolher seus desejos, de se dedicar às paixões que estiveram adormecidas e de criar um legado de realizações que ecoará além do tempo.

Não tema o desconhecido, pois é no confronto com o inesperado que encontramos a sabedoria e a autenticidade. Como o filósofo Kierkegaard declarou, "A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente". Permita-se contemplar o horizonte, ainda que nebuloso, e desvendar novos horizontes que se apresentam diante de você. Cada passo dado nessa caminhada será uma vitória sobre o medo e uma afirmação de sua força interior.

Você carrega consigo uma sabedoria acumulada ao longo dos anos de trabalho árduo, experiências vividas e desafios superados. Essa bagagem se torna agora um tesouro valioso a ser compartilhado com os entes queridos, com a comunidade católica e com o mundo. A aposentadoria é o momento de transmitir seu legado, de se tornar um farol de inspiração para as gerações futuras. Como Aristóteles afirmou, "A alma nunca pensa sem uma imagem". Deixe sua alma se expressar por meio de gestos, palavras e exemplos, iluminando a jornada daqueles que o rodeiam.

Assim como a nostalgia nos envolve em um abraço caloroso, a aposentadoria é uma oportunidade de resgatar memórias, de reviver momentos preciosos e de reconectar-se com a essência da vida. Não há pressa, não há obrigações impostas pelo relógio. Abrace a lentidão como uma bênção, pois é no ritmo pausado que a verdadeira contemplação se manifesta. Como disse o filósofo Epicuro, "Não é o muito, mas o pouco, que desejamos quando falta alguma coisa".

Meu querido, a aposentadoria é um convite para redescobrir a si mesmo, para encontrar novos significados, para se reconectar com a essência divina que habita em cada um de nós. É o momento de contemplar o infinito em cada pôr do sol, de sentir o pulsar da vida em cada respiração e de experimentar a plenitude em cada instante. Deixe que a poesia da aposentadoria envolva sua existência, transformando-a em uma obra-prima de serenidade, sabedoria e gratidão.

Lembre-se caro amigo, a aposentadoria é um capítulo de sua vida que merece ser escrito com tintas vibrantes, melodias suaves e palavras profundas. É o momento de você resgatar sua liberdade, sua essência e seu propósito, e de se entregar à grandiosidade que habita dentro de você. As citações dos filósofos nos lembram da importância de vivenciar verdadeiramente, de questionar, de se adaptar e de buscar a plenitude em cada fase da existência.

Portanto, abrace a aposentadoria com o coração repleto de entusiasmo e gratidão. Deixe a nostalgia e o drama do passado servirem como um lembrete das vitórias conquistadas, enquanto olha para o futuro com esperança e curiosidade. Aprecie o tempo precioso ao lado de sua família, desvende os mistérios do ócio criativo e deixe sua alma ser guiada pelo chamado divino da autodescoberta.

Que sua jornada na aposentadoria seja uma sinfonia de alegria, sabedoria e amor, na qual cada nota ecoe o propósito que habita em seu ser. E quando os dias se tornarem nostálgicos e as incertezas surgirem, lembre-se de que você é um protagonista de sua própria história, capaz de moldar seu destino e de deixar um legado inestimável para as gerações futuras.

Assim, meu querido amigo, mergulhe nas águas profundas da aposentadoria, onde as lágrimas se misturam com sorrisos e o passado se entrelaça com o futuro. Seja um filósofo de sua própria existência, iluminando o caminho com sua sabedoria, poesia e teologia pessoal de vida, vivida. Que cada dia seja uma celebração da vida, um testemunho de sua resiliência e uma afirmação de sua infinita capacidade de se reinventar.


Padre Joacir d’Abadia, Filósofo, autor de 16 livros, Especialista em Docência do Ensino Superior, Bacharel em Filosofia e Teologia, Licenciando em Filosofia, Professor de Filosofia Prática. Acadêmico: ALANEG, ALBPLGO, AlLAP, FEBACLA e da "Casa do Poeta Brasileiro -  Seção Formosa-GO"_ Contato: (61) 9 9931-5433 | Segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/padrejoacirdabadia/