AS FASCINANTES DESCOBERTAS DO MUNDO DOS ANFÍBIOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO.

Autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Coautoras:  Claudia Rosana Nunes Henrique. Elizandra Maria Mayer Babinski.

E-mails: [email protected]. [email protected]

 RESUMO

O presente artigo visa relatar um projeto que foi desenvolvido através de uma expedição investigativa em meados do II bimestre do ano letivo de 2017 com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa do município de Araputanga – MT, com a seguinte questão norteadora - exploratória: Como o sapo é por dentro? Para que os alunos pudessem ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem, dispomos de um conjunto de métodos diferenciados que desenvolvessem as competências estabelecidas conforme a integração curricular. Nossa intenção pedagógica foi de conhecer o grupo dos anfíbios e realizar a dissecação de um sapo. Com essa intenção, os alunos observaram se em suas residências ou quintais das mesmas havia a existência de alguns anfíbios, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos anfíbios e visitaram o Laboratório de Ciências da Escola Estadual João Sato e nele realizaram a dissecação de um sapo, com o intuito de observarem as estruturas externas e internas do animal, A experiência também se deu a partir da leitura de textos informativos, vídeos, palestra, integração da literatura, em perspectiva interdisciplinar. Da experiência, relatamos que houve uma aprendizagem significativa, pois o caráter investigativo dessa proposta pedagógica evita a fragmentação de conteúdos e promove complementaridade de saberes, favorecendo a interação, autonomia e uma aprendizagem contextualizada. Após as buscas de informações e a dissecação do animal (sapo), os alunos reconheceram a importância da preservação das espécies para avanços do conhecimento científico e que é possível conviver sem agredi-lo, cada qual respeitando o espaço do outro, pois cada um de nós tem um grande e importante compromisso de manter o nosso ecossistema em equilíbrio para que a vida na Terra aconteça de forma agradável e favorável a todos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Integração Curricular. Aprendizagem contextualizada.

INTRODUÇÃO

O trabalho com projetos didáticos, se bem elaborado, estruturado e que tenha como ponto de sustentação das estratégias o desenvolvimento de capacidades para se atuar de forma contextualizada e interdisciplinar, envolvendo operações essenciais para aquisição do saber, gerando uma transformação qualitativa e quantitativa no desenvolvimento do aluno tanto na parte cognitiva quanto social constitui uma das posturas de ensino mais dinâmica e eficiente, sobretudo por sua força motivadora e aprendizagens em situação real de atividade globalizada e trabalho em cooperação (Porto, Amélia. 2012). Sendo assim, a nossa intenção pedagógica foi de conhecer o grupo dos anfíbios e realizar a dissecação de um sapo. Com essa intenção, os alunos observaram se em suas residências ou quintais das mesmas havia a existência de alguns anfíbios, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos anfíbios e visitaram o Laboratório de Ciências da Escola Estadual João Sato e nele realizaram a dissecação de um sapo, com o intuito de observarem as estruturas externas e internas do animal. A escolha do tema foi feita a partir do momento em que discutíamos sobre o desequilíbrio ecológico e suas consequências. De repente, um aluno levantou a mão para dizer algo, então ele disse que o sonho dele era abrir um sapo e ver como ele era por dentro.  Os demais alunos aplaudiram a ideia, porque eles também nunca viram as estruturas internas deste anfíbio. A partir destes questionamentos, tivemos então a ideia de fazermos um estudo sobre os grupos de anfíbios e de também realizar a dissecação de um sapo.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2017.

A expedição investigativa ocorreu em meados do II bimestre. Os alunos observaram se em suas residências ou quintais das mesmas há existência de alguns anfíbios, realizaram pesquisas na internet com o objetivo de adquirir mais conhecimentos sobre o grupo dos anfíbios, visitaram o Laboratório de Ciências da Escola Estadual João Sato e nele realizaram a dissecação de um sapo, com o intuito de observarem as estruturas externas e internas do animal, garantindo a realização do sonho do Sidny. Antes da dissecação foi feita uma observação externa, em que foi possível observar estruturas importantes, como por exemplo: pálpebras, olhos, pele grossa e enrugada, membranas interdigitais, tímpano, boca, narina e a glândula de veneno acima dos olhos. Após a dissecação, pôde ser observado e extraído os principais órgãos internos do animal, tais como fígado, intestino, esôfago, estômago, coração, bexiga, pulmão, vesícula biliar e outros. Os alunos observaram também alguns músculos e alguns ossos do animal, tais como coluna vertebral, vértebra sacra, clavícula, húmero, fêmur, crânio largo e achatado e outros.

Os alunos observaram atentamente cada detalhe, cada órgão e tocaram no animal para senti-lo. Mas, o que mais lhes chamaram a atenção foi o batimento cardíaco do animal, pois seu coração mesmo fora do corpo se manteve em funcionamento por muitos minutos. Ao se depararem com tal fato, a curiosidade foi geral entre eles, pois queriam saber o porquê do funcionamento do coração do animal se o mesmo já se encontrava morto. Tal curiosidade foi esclarecida pelo Professor de Biologia que nos acompanhava e orientava no decorrer da aula experimental.

No laboratório de ciências os alunos também puderam conhecer as etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da classe Anura.

Cabe ressaltar que para adentrarem no espaço do laboratório de ciências para realizarem a dissecação do animal (sapo), os alunos estavam munidos de equipamentos de proteção individual, tais como: calçados fechados, luvas, toucas, aventais e máscaras.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No decorrer do desenvolvimento do Projeto os alunos conseguiram compreender que a ação desenfreada do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico e que apesar de sua aparência não ser muito bonita, os sapos são essenciais para o ecossistema, pois eles constituem um dos principais grupos de predadores de insetos e outros pequenos animais invertebrados, ou seja, os sapos controlam pragas. Compreenderam as etapas do desenvolvimento embrionário de Anfíbios da classe Anura e também conseguiram compreender que a grande maioria dos sapos possui venenos em glândulas presentes em sua pele, mas que estas glândulas só liberam o veneno quando são agredidos. E, que geralmente o veneno possui toxinas que podem causar cegueira, vômitos, dores abdominais, convulsões e até mesmo a morte. Compreenderam também que não são apenas os sapos que possuem venenos, as rãs e pererecas também produzem importantes compostos tóxicos. Entenderam que quando as pessoas jogam sal na pele do animal (sapo) acaba o levando à morte, pois tal procedimento acaba afetando a sua respiração. E, em relação ao por que do funcionamento do coração do animal se o mesmo já se encontrava morto, os alunos compreenderam que isto acontece devido às células do coração do animal (sapo) gerarem impulsos elétricos responsáveis por estimular a contração muscular, onde tais estímulos são combinados com os estímulos provenientes do sistema nervoso central para produzir o movimento rítmico adequado às demandas do corpo. Os alunos também entenderam que os sapos possuem no céu da boca dentes vomerianos que não são dentes de verdade e tem a função de prender as presas.

Podemos afirmar que a aula experimental no laboratório de ciências foi uma importante ferramenta metodológica facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, pois acreditamos que através da experimentação, teoria e prática se entrelaçam, possibilitando o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno, fazendo assim, uma grande diferença na aprendizagem.

Cabe mencionar que após as buscas de informações e a dissecação do animal (sapo), alguns alunos disseram ter perdido o medo do referido animal, alegando que é possível conviver sem agredi-lo, cada qual respeitando o espaço do outro, pois cada um de nós tem um grande e importante compromisso de manter o nosso ecossistema em equilíbrio para que a vida na Terra aconteça de forma agradável e favorável a todos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que os alunos pudessem aprender da melhor forma possível, de forma significativa e que desenvolvessem as competências estabelecidas conforme a integração curricular dispomos de um conjunto de métodos de ensino-aprendizagem diferenciados que possibilitaram aos alunos ter uma maior responsabilidade e participação na sua aprendizagem, proporcionando a formação integral dos mesmos, desenvolvendo competências e atitudes de modo a permitir a sua intervenção e transformação na sociedade de que fazem parte.

No decorrer da elaboração e execução do projeto, observamos que houve uma aprendizagem cooperativa entre os alunos, pois o mesmo possibilitou que a colaboração dos alunos que não apresentam dificuldades de aprendizagem favorecesse a participação dos colegas que apresentam um pouco de dificuldade na aprendizagem, ajudando-os na superação das suas dificuldades, favorecendo também a sua formação integral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com os diferentes componentes curriculares: ano 03, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília: MEC, SEB, 2012.

https://hypescience.com/675894-os-10-sapos-mais-estranhos-do-mundo/

http://jcuriosidades.comunidades.net/curiosidades-sobre-o-sapo

https://megacuriosidades.net/10-fatos-sobre-anfibios/

http://naturlink.pt/article.aspx?menuid=85

https://www.peritoanimal.com.br/curiosidades/curiosidades-do-mundo-animal/exoticos

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanfibios.php

Kindel, Eunice Aita Isaia. Práticas pedagógicas em Ciências: espaço, tempo e corporeidade / Eunice Aita Isaia Kindel; ilustrações de Eloar Guazzelli. – Erechim: Edelbra, 2012.

Porto, Amélia. Ensinar ciências da natureza por meio de projetos: anos iniciais do ensino fundamental / Amélia Porto, Lízia Porto. – Belo Horizonte: Rona, 2012.