RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar as estratégias didático-metodológicas adotadas nas aulas de Língua Portuguesa quanto ao ensino da literatura nos anos finais do ensino fundamental II,usando como campo de estudo uma escola pública do município de Morrinhos - CE. O foco desta pesquisa é verificar se literatura é contemplada de forma coerente ao proposto pelos PCN na metodologia do professor e se os alunos conseguem extrair significado das leituras que fazem.Este trabalho justifica-se pelo interesse de conhecer a realidade do ensino da literatura:se ela está sendo contemplada nas aulas e quais são os métodos e as técnicas usadas em sala de aula. A proposta metodológica escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi a qualitativa etnográfica. Esta modalidade de pesquisa se caracteriza pela observação em loco, ou seja, no local em que se estabelece o fenômeno a ser estudado, sem a intenção de coletar dados estatísticos.Nesse contexto, os teóricos que corroboraram para a construção deste trabalho foram: Barbosa (2014), Estebanet al (2015), Jesus et al (2016), Kleiman (1995), Martins (2006), Müller (2016), PCN (1998), Segabinaziet al(2016) e Valarini (2012). O estudo de campo se deu através de uma análise de informações coletadas, a princípio, pela observação do contexto escolar, bem como das aulas da disciplina de Português e aplicação de um questionário com 15 alunos das turmas do 7° ao 9° ano. Concluiu-se que, o ensino da literatura está sendo negligenciado, pois o foco ainda consiste no estudo dos aspectos linguísticos dos textos e não no seu caráter formador de personalidade.

Palavras-chave: Literatura no Ensino Fundamental. PCN.Ensino-aprendizagem.

 

1 INTRODUÇÃO

            A literatura é uma das formas de expressão artística, pois é tradicionalmente entendida como a arte verbal. Etimologicamente, literatura vemdo latim “littera” que em português significa letra. Entende-se assim, que literatura está intimamente ligadaa ação de produzir textos, sobretudo, escritos.

          A leitura tem a capacidade de tornar o indivíduo consciente da sua realidade ao mesmo tempo em que pode criar situações que exploram o seu imaginário, proporcionando a construção de uma experiência abstrata, que o conduz para um pensamento mais complexo. Assim, percebe-se o caráter multifacetado implicado à leitura, especificamente, de textos literários, tornando-se inegável a necessidade da literatura na educação básica como método de incentivo ao desenvolvimentoda capacidade leitora dos alunos, bem como meio para formar cidadãos conscientes e integrados positivamente à sociedade.

             Por considerar que a leitura de textos literários é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento da leitura e da consciência crítica dos diversos âmbitos da vida em sociedade, este trabalho tem como objetivo expor uma pesquisa de campo, realizada na Escola de Ensino Fundamental Abdoral Rocha, localizada na cidade de Morrinhos-CE, em que será apontada a análise feita sobre as estratégias didático-metodológicasaplicadas aos anos finais do Ensino Fundamental II, na perspectiva do tratamento da leitura, especificamente, das obras literárias.

A metodologia que conduz esta pesquisa é de cunho qualitativo, a qual se fundamenta no levantamento de dados coletados na pesquisa de campo, bem como na bibliografia da literatura, pertinente ao assunto deste trabalho.

Este artigo está estruturado em três seções. A primeira seção intitulada“Revisão de Literatura”, enfoca a perspectiva dos teóricos acerca dos aspectos relacionados ao papel da literatura em sala de aula ecomo eles refletem a importância desse conteúdo para a formação do aluno. Em seguida, será exposta uma análise feita sobre o ensino da literatura segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), exclusivamente, na área da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II. A intenção é dissertar sobre o que o documento oficial expõe sobre a literatura e os métodos para aplicação em sala de aula, assim como o que se espera com a abordagem do texto literário nos anos finais do Ensino Fundamental. A segunda seção, denominada “Metodologia” apresenta-se os métodos utilizados na pesquisa. E a última seção "Apresentação dos dados e análise dos resultados" traz uma análise de todo o processo da pesquisa que se desenvolveu por meio de três metodologias, que são: observação, aplicação de questionário a uma amostra de alunos e entrevista com o professor de língua portuguesa e a coordenação pedagógica.

           Os objetivos deste estudo são: verificar a metodologia do professor de língua portuguesa, contrastando-a com os posicionamentos teóricos expressos na literatura e com as normas contidas nos Parâmetros Nacionais Curriculares de Língua Portuguesa no propósito de esboçar as divergências e semelhanças identificadas nos processos metodológicos e didáticos observados na teoria e na prática sobre a literatura nos anos finais do Ensino Fundamental II; e analisar o modo como os discentes estão concebendo a leitura de textos literários a partir das metodologias do professor de Português.

Espera-se que este estudo contribua para a verificação e reflexãodas práticas pedagógicas realizadas em uma escola pública de um município do interior do estado do Ceará, direcionadas à literatura. [...]