Eram cinco enormes esculturas femininas medindo em torno de 3,5 a 4,0 metros de altura e que, oferecidas à Fundação Ataulpho de Paiva, foram restauradas e colocadas nas aléias principais dos jardins do Preventório de Paquetá para, assim, ainda mais embelezá-los.

Atingidas por galhos de árvores, durante as tempestades e, por quedas, ao serem transportadas, das cinco só restaram três, e uma outra que foi transformada em busto. 

Elas são ôcas e parecem haver sido modeladas com uma massa resultante da mistura de gesso com cimento branco. 

O seu aspecto artístico assemelha-se bastante ao das cariátides , esculturas femininas de longas túnicas e que eram usadas como colunas de sustentação nos antigos templos gregos , como as do Erectéion   de Atenas, na Grécia, ao Norte do Perthenon , que apresentavam uma postura que pode estar relacionada com as danças folclóricas das festividades anuais em honra de Ártemis , a deusa grega da Sabedoria e das Artes. 

Essa função de sustentação dos templos explicaria a razão de ser da grande altura dessas estátuas , que parecem haver sido restauradas a partir de cópias das cariátides gregas , as quais, ao serem achadas nas escavações arqueológicas de Atenas, mostravam-se bastante danificadas e, pràticamente todas , sem os braços ,o que nos leva a crer que nas cópias de Paquetá eles foram acrescentados por escultores daqui. 

Ao confirmar-se esta hipótese , estaríamos diante de cópias de esculturas gregas com 2400 anos.