AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA MULTISSERIADA: UTILIZANDO O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

ROSILENE DA CRUZ MIRANDA

RESUMO

O propósito deste trabalho de conclusão de curso é analisar os aspectos que interferem na aprendizagem das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, principalmente no que se refere à alfabetização no sentido de compreensão da dificuldade de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa-ação, segundo Tripp (2005), pois nos permitiu a aproximação da teoria com a prática da pesquisa e, desta forma, trabalhamos neste projeto no intuito de contribuir para a produção de estabilidades conceituais que possam ajudar e na orientação nas práticas pedagógicas, desenvolvidas durante o cotidiano nas salas de aula de nossas escolas, de forma a transformar o atual quadro de fracasso e exclusão escolar e, particularmente, do mundo da leitura e da escrita. A partir das vivencias e observações realizadas em escolas, ao longo da trajetória acadêmica, a dificuldade dos alunos no tocante à aquisição da leitura e escrita nos chamou atenção e, por este motivo, é o elemento norteador para a realização desta intervenção socioescolar. Pesquisamos na busca do entendimento dos processos no que se diz a respeito da alfabetização e letramento, analisando os seus múltiplos aspectos, a necessidade da integração de diferentes abordagens teóricas no estudo desses fenômenos. O menos admirável, os indicadores sociais, econômicos e políticos, indispensáveis desses processos, em distintos setores sociais, particularmente, no âmbito escolar. Essa cessante procura é dirigida através da necessidade de cooperamos para a edificação da escola pública por um espaço no qual os alunos de diferentes categorias sociais, possam ampliar seus conhecimentos. Baseado em diversos teóricos, dentre os quais destacamos: FERREIRO, PIAGET, FREIRE e SOLÉ, que muito contribuíram para a sistematização de nossos conhecimentos e para o enriquecimento de nossa prática docente.

Palavras-Chaves: Dificuldades de aprendizagem.  Leitura e escrita. Fracasso escolar.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem a finalidade de repercutir sobre as perspectivas relacionadas às dificuldades de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita numa sala de multisseriada do Ensino Fundamental. Compreendemos que a necessidade de desenvolver esse trabalho é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem. A educação tem alegado uma preocupação persistente em relação ao aprender e a lidar com o desconhecido, com o conflito, com o inesperado e com a dificuldade de transformar informação em conhecimento.

A função social da escola é desenvolver na criança um senso critico e social que deverá assim construir sua formação, competências e habilidades para repará-las e inseri-la no mundo em que vivemos. Como não tem como se distanciar deste fato, todos os profissionais da educação conhecem a precisão de uma ação pedagógica, no que se refere a avaliar e reconhecer a importância do aluno na aprendizagem, e com isso ter flexibilidade no aprender.

A nossa sociedade testa varias mudanças, complexas devido a trajetória de informações variadas e numerosas que a leitura e a escrita tem. As crianças estão estimuladas continuamente, através de sons e imagens, a conhecer um mundo colorido, virtual, interligado. Pois, não podemos ignorar a televisão, o vídeo, o cinema, o computador, o telefone, o fax, que são conduções de informação, comunicação e aprendizagem.

Para saber escolher com coerência os requerimentos diários, é necessário ter um estudo continuo e, portanto aprendendo: o convívio dos alunos e seus diversos saberes para que assim possamos nos capacitar na leitura de mundo. Tendo que desenvolver uma prática pedagógica de forma madura, inovadora. Assim possibilitando um aprendizado significativo para os nossos alunos.

 Muitas crianças já vêm com informações que escutam através destes aparelhos (TV, radio e internet) e, por isso já tem uma opinião formada é através destas opiniões que devemos trabalhar com eles. Porém, perante a necessidade de aprender, há dificuldade que vem agregada a emoções fortes de incompetência, percepções de angústia, sem nenhuma autoestima, imaturidade para crescer e desenvolver-se, amadurecendo e enfrentando um mundo tão ativo e incontestável.

Durante o percurso do curso de pedagogia, como aluna, estivemos estudados vários autores. Portanto tendo um porte teórico muito rico: Ferreiro, será que as crianças que iniciam no primeiro ano de escolaridade possuem hipóteses de escrita? Concordando com grande responsabilidade que é a tarefa de educar. Vygotsky, Piaget, Solé e Cagliari, além de pactuarmos com suas ideias e com o conhecimento que são frutos desses autores. Fazendo assim algumas interrogações, tendo esperanças de resposta futuramente. Primeiro questionamento: Por que tantos alunos fracassam no primeiro ano do ensino fundamental diante das dificuldades da alfabetização? Quais seriam os fatores responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, no primeiro ano do Ensino Fundamental? Por que não se pode ensinar a letra cursiva no primeiro ano do ensino fundamental?

Perante os fatos, neste trabalho de pesquisa pretendo chegar com o levantamento bibliográfico ao entendimento sobre dificuldades de aprendizagem, quais os culpados, como a prática pedagógica contribui quanto estratégia de intervenção, como deve ser a atitude do professor que se aproxima de um aluno com dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita, como estes professores tem que trabalharem com alunos que possuem problema no processo de aquisição, se o método é suficiente para interferir com os mesmos.

Abordamos a utilização do lúdico como estratégia metodológica aonde incluímos alguns teóricos que discutiram sobre o método de ensino através do lúdico que com ajuda desses profissionais sendo MACEDO, VALLE, KISHIMOTO e outros onde podemos assim concluir este trabalho. [...]