CRISTIANE CAMPOS DA SILVA

Introdução

Os alunos com dificuldades de aprendizagem exigem dos professores um manejo e um desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferentes daquelas para com as pequenas sem dificuldades. Além disso, um regulamento sobre a Psicologia da melhoria se torna essencial, pois esta possui subsídios que podem “explicar” e ajudar os professores a desenvolver novas formas, não convencionais, para que o aluno com dificuldade aprenda. Drouet (2006) anuncia a importância de muitas sementes complicadora no processo de treino. As principais causas podem ser divididas e classificadas em: físicas sensoriais; neurológicas; emocionais; intelectuais ou cognitivas e educacionais.

Todas estas sementes podem influenciar no processo de instrução, entretanto deve-se salientar que esplêndida parte dos problemas de instrução não se relaciona a querelas do aluno, mas sim a aspectos institucionais, profissionais e políticos. Quer dizer, todos estes fatores só têm sentido quando relacionados ao contexto histórico que cada sujeito está inserido a trajetória profissional dos professores o conhecimento, do adjunto deles, acerca do caráter ético de sua profissão, são supino importantes para identificar modo como lidam com as agruras de aprendizagem. Um maior treinamento e preparo influencia de jeito positiva seu trabalho, interferindo no demanda de ensino-aprendizagem.

Por outra posição, as más condições, relativas às polêmicas políticas e institucionais, podem enfeitiçar o processo negativamente.

As dificuldades de aprendizagem durante muitos anos foram atreladas às questões orgânicas como falta intelectual, desnutrição e até com certeza privação cultural. Em dado época estabeleceu-se uma ruptura. Os contratempos de aprendizagem que eram ligadas ao indivíduo (aluno) passaram a achar-se nos processos relacionais, englobando sementes educacionais, sociais e históricos. Foi à hora em que iniciaram questionamentos praticamente das estratégias de ensino e de todo o regulamento educacional vigente.

Este questionamento quanto às estruturas de ensino surge em crassa medida à contribuição da suposição histórico-cultural do russo Lev Semenovich Vigotksy, situando as dificuldades de aprendizagem como fenômenos historicamente produzidos.

(Para Vigotsky (2007) todo acontecimento que acontece na dimensão intersubjetiva (entre os indivíduos)) passa a compor ointra subjetivo, ou seja, a estágio social fornecem subsídios para o estabelecimento das funções psicológicas superiores.

DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios, a ponto tem se mostrado principal para o ser humano. Descarte, o homem foi executando e apropriando-se de bastantes formas de linguagem, na pescaria por se comunicar e comunicar-se com o ambiente e municionar suas necessidades básicas. Para Morim (2000, p.56), é na cifra que o discurso.

“ganha seu rumo com relação à promessa, mas a palavra só fixa seu sensação com relação ao discurso no qual ela se encontra encadeada”.

 As linguagens podem ser classificadas em falação verbal e não verbal. É considerada linguagem verbal aquela que se torna evidente por meio das palavras enquanto. A não verbal é a que se disserta por meio de sequelas ou signos que prescindem do vocábulo.

 De acordo com Brica e Keske (2008), no desenvolvimento de comunicação verbal, o pessoa, de modo em comum, está consciente de sua fala, porém, na comunicação não verbal, por ser silenciosa e ostensível, ela é usada defeito involuntária na maioria das vezes, sendo em alguns na hipótese dês utilizada de forma consciente e estratégica.

 Destacar a existência da falação verbal e não verbal torna-se uma etapa importante desse estudo no sentido de apresentar que a temática não se planeia de algo trivial permitindo ao pioneiro adentrar por diversos trajetos. No entanto, embora estejamos conscientes desse amplo espectro de permissões, procuramos focar o olhar nesta pesquisa para os tipos da linguagem que se manifestam por meio da oralidade.

A linguagem é um sistema de comunicação específico e exclusivo da raça humana, que está ligada ao pensamento. Vygotsky (1989) explica a relação entre o pensamento e a fala a partir da passagem da fala exterior para a fala interior. Para ele, o desenvolvimento acontece num movimento do social para o individual, isto é, das experiências externas que são interiorizadas.

A fala a princípio permite a interação social, quando dita em voz alta. A partir dessa explicação, Vygotsky (1989, p. 44) afirma que “o desenvolvimento do pensamento é determinado pela linguagem”, colocando a grande importância do uso dos instrumentos linguísticos para o pensamento, pois, o crescimento intelectual da criança ocorre na medida em que se apropria da linguagem. Sendo o interesse de este trabalho colocar em destaque as dificuldades encontradas na aprendizagem da oralidade, e o papel docente no apoio para a superação de obstáculos encontrados pela criança neste processo, torna-se importante destacar alguns estágios da fala.

A linguagem oral surge não só como uma falta de aprendizagem, mas também como uma premência social, de comunicar, de dignificar e ser informado, de comunicar-se com as pessoas posteriores e com a congregação em geral.

São diversos os padrões que podem influenciar os contratempos relacionadas com a oralidade como deficiência mental, deficiência motora, paralisia cerebral, atraso global de aumento, síndromes e lesões cerebrais, mas serão referidas neste realização apenas as dificuldades que se vinculam diretamente com a linguagem oral, ou seja, com as comoções de linguagem.

O professor ou terapeuta que faz com crianças que apresentam problemas de linguagem, devem achar os estágios de upgrade normal da linguagem, como configuração de situar este estudante, e também avaliar para conseguir apresentar soluções e sugestões de tarefa. Segundo Andrade (2008), classificar a linguagem da criança traduz-se estudar, registrar e cogitar o processo de desenvolvimento desta competência.

Existem vários fatores que contribuem para que os estudantes da Educação Infantil criem indiscutível bloqueio em seu método de aprendizagem, como: meios de ensino inadequados, falta de argúcia por parte da educação, nível de maturidade da criança, professores que não dominam determinados assuntos, superlotação das classes, dificultando a atenção do lecionador para todos os estudantes.

Souza (1998) menciona que se a colégio empregar mais tempo e primor na promoção de desenvolvimento da cifra, as aprendizagens serão favorecidas em todas as áreas curriculares. Papel de todos os que alcançam dentro de uma confederação educacional têm importância no prosseguimento de formação da garota.

 Todos que atuam neste ambiente são responsáveis em transmudar este meio, ainda mais agradável e saudável para uma caso mútua. As crianças possuem uma linguagem própria para interagir com o outro, o doutor deve respeitar o hora de aprendizagem de todos os as crianças.

Embora por vezes, seja conveniente intervir em determinado momento neste processo. Nunca se deve rejeitar o tempo em que cada aluno leva para adquirir esta conexão.

CONCLUSÃO

A intenção deste trabalho foi compreender que a linguagem traduz-se um dos aspectos mais preciosas a ser desenvolvido por mundo criança, para que se possa relacionar com as, entretanto pessoas e interagir-se no seu meio geral.

A estimulação adequada e a detecção precoce de problemas linguísticos permite a prevenção das perigos na fala encontradas pelas crianças. O docente pode desempenhar um papel muito talentoso ao longo do modo de construção do conhecimento, ao desfrutar as ferramentas corretas.

A estudo realizada ao longo desta pesquisa indicou a excelência do conhecimento pelo professor alfabetizador, dos níveis de melhoria da fala, por tratar-se de um tema de colossal valor para o horizonte pedagogo, possibilitando uma reflexão teórica a respeito da praxe observada em sala de exposição. Neste sentido, este estudo ajudou-me a perceber o curso e ação dos educadores sensibilizados para esta problemática, por intermédio de estratégias e achegos que facilitem e desenvolvam a diálogo e a linguagem.

Ainda que eu tenha me empenhado para tratar o conteúdo, reconheço que minha pesquisa não alcançou abordar completamente o ponto, entretanto, tenho ciência do rumo que deve ser descoberto, a fim de lucrar realizar um ensino que promova a motivação e a equidade de oportunidades a guri com dificuldade oral, considerando as suas privações e necessidades no adiamento do planejamento pedagógico para todo o descendência.

Referências

AIMARD, Paule. O Surgimento da linguagem na criança. Tradução de Cláudia Schiling. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ALLEN, D.A.; RAPIN, I. Communication disorders of preschool children: the physician’s responsibility. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 9, n.3, p. 164-170, 2001.

ANDRADE, F.. Perturbações da linguagem na criança: análise e caracterização. Universidade de Aveiro. Comissão editorial. 2008.

COLL, C. et. al. envolvimento psicológico e educação: Necessidades especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: summers, (1987 p.14)

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1998.

DOCKRELL, J. et. al. Crianças com dificuldades de aprendizagem: Uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

FREIRE, J.B. Educação do corpo inteiro: Teoria e pratica da educação física. São Paulo: Scipione, 1997. (Pensamento e ação no magistério).

MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean Louis. A inteligência da complexidade. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2000.