As Contribuições da Educação Infantil na Primeira Infância

Rute S. Chaves Barretos¹ 

                                            

É muito importante que as crianças recebam estímulos e tenham experiências adequadas para cada período do seu crescimento. Sobretudo, ao longo dos primeiros anos da vida, período em que a criança ainda é muito dependente, nesse sentido, o cuidado, atenção e aprendizagem caminham paralelamente durante o desenvolvimento das crianças.

A primeira infância é todo o período que vai da gestação até os seis anos de vida da criança. Durante esse tempo o cérebro da criança passa por um amadurecimento intenso e está mais sensível a estímulos.  Dessa forma, os cuidados e estímulos nesta fase devem ser redobrados, garantindo que as experiências sejam ricas e positivas.

Nesse sentido, o papel da escola no desenvolvimento da criança, ainda na primeira infância é fundamental, pois esta fase é considerada a mais importante do desenvolvimento infantil. Sobretudo, a Educação é parte do conjunto de iniciativas que devem auxiliar a criança nessa fase. Contudo, os cuidados nesse período devem envolver diferentes áreas, como a saúde, a educação, a cultura, a assistência social, entre outros.

Muitos são os benefícios da escola na primeira infância, pois por meio das inúmeras experiências, da convivência e dos conceitos pedagógicos, a escola traz importantes aprendizados para as crianças durante o desenvolvimento nesta etapa da vida.

Dentre as contribuições que a escola oferece nesse período é a construção das habilidades  sociais, dentre elas a de Tolerância. Para que as crianças estabeleçam boas relações com seus semelhantes é preciso que aprendam a ser tolerantes desde muito pequenas. A criança não nasce tolerante. Sua conduta natural é que tudo seja para si, e que todos estejam de acordo com ela, por isso o papel do aprendizado sobre a tolerância deve começar o quanto antes, contribuindo assim para que desde cedo possam ser mais respeitosas, bondosa e atenciosa com os demais pessoas. Aprendendo a ter respeito às idéias, crenças ou práticas dos outros, ainda que diferentes e contrárias às delas.

Outra contribuição significativa, da escola ainda na Primeira infância, é o do Desenvolvimento da linguagem. A escola por ser um ambiente de fala, envolve a criança nesse contexto, a qual logo procura recursos que a façam ser também compreendida pelos seus interlocutores. Nesse contexto, o processo de aquisição da linguagem verbal, vai se exigindo mais da criança, de maneira que é nesse clima de descoberta que as palavras passam a fazer parte do vocabulário infantil em um permanente movimento construtivo e comunicativo.

Outra habilidade importante, necessária ao desenvolvimento humano, aprendido ainda na primeira infância, é a habilidade social de organização. A Organização contribui para que as crianças desenvolvam estruturações significativas e fortaleçam suas aprendizagens.

A importância da escola, na primeira infância vai alem das contribuições das aprendizagens das habilidades sociais, também contribui para o desenvolvimento socioafetivo. A Resistência à frustração é um dos fatores emocionais em que a escola contribui ativamente. Conviver, é uma das experiências escolares em que os pequenos aprendem desde cedo nas unidades de educação infantil. Na convivência com os outros, aprendem a esperar a vez, a trocar, dividir, compartilhar, ceder, perder ou ganhar, exercitando a resistência à frustração.

Contudo, dentre as inúmeras importantes contribuições que a escola oportuniza a criança ainda na primeira infância, o desenvolvimento socioemocional é um deles, sobretudo, o desenvolvimento do Espírito de Coletividade, pois conviver em grupos com pares, contribui para a percepção do outro e amplia a consciência de si mesmo. Contribuindo para a construção das noções de coletividade e também de individualidade, aprendendo a respeitar regras de convivência social, a cuidar de si e a cuidar do que é coletivo, favorecendo o desenvolvimento do sentimento de união.

A escola na Primeira Infância é uma grande oportunidade para as crianças,  que desde pequena é oportunizada a participar desse ambiente adequado as suas necessidades, com profissionais qualificados, contribuindo com experiências e vivencias enriquecedoras que visão garantir o desenvolvimento integral das crianças. A escola é um dos pilares que devem amparar a criança nesse período e crescimento, oferecendo convivência, cuidado, aprendizados, acesso à cultura e muitas outras atividades.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

 

LOPES, Edson Pereira. A Educação Da Primeira Infância Na Perspectiva  De Comenius. Atlas, 2015.

 

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2009. 

 

AULT, R. L. Desenvolvimento cognitivo da criança: a teoria de Piaget e a aprendizagem de processo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

 

¹RUTE S. CHAVES BARRETOS; Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis e Psicóloga Clínica.