Estudante: Claudio José Bezerra de Aguiar

Tarefa: Ficha de leitura

Obra:G.GASSMANN/Scott Hendrix.As confissões luteranas, p. 9-17 e 18-43.

As confissões luteranas

Resumo

   O cenário da reforma mostra que ele não aconteceu por fins religiosos somente. O seu cerne era esse, mas o que fez com que ela realmente acontecesse, foram os interesses políticos, a própria situação da sociedade, e a opressão que a igreja estava colocando sobre as pessoas. Assim surgiu o luteranismo, que no decorrer da história enfrentou vários embates, até que se formasse um credo com grande consenso. 

Citações

  Nos meados do século 16, a reforma estava causando uma reestruturação do cristianismo na Europa que definiria as formas de fé cristã no mundo moderno(p.9).

  Não teria uma reestruturação permanente do cristianismo sem o apoio e engajamento de governantes seculares contra os bispos e os papas (p.10).

  A reforma ocorreu numa épocaem que a sociedade europeia passava por varias transformações.[...]. Essa revolução na imprensa teve, no século 16, teve um efeito sobre as comunicações [...], sem ela, a reforma ou não teria sido realizada ou teria evoluído bem mais lentamente (p.11).

  A reforma causou uma revolução na igreja e entre o clero (p.12).

  A reforma teve início quando uma nova teologia nascida a do estudo intensivo das Escrituras e do cristianismo antigo entrou em conflito com a teologia popular que fundamentavaessa piedade penitencial(p.16).

A redescoberta desse consolo e a certeza que ele acarretaconstituía o objetivo da reforma e de sua teologia (p.16).

  O luteranismo originou do movimento evangélico encetado com a controvérsia sobre as indulgências entre Martinho Lutero e a hierarquiaclerial da igreja do fim da idade média (p.18).

  Lutero sustentava que o perdão dos pecados que Cristo obteve na cruz deveria ser distribuídos aos crentes por meios externos, na Palavra e nos Sacramentos (p.20).

Uma confissão luterana foi definida pela primeira vez na Dieta de Augsburg, em 1530 (p.22).

A liga de Esmalcalde selou a divisão entre o protestantismo alemão e o suíço e acelerou o desenvolvimento separado das confissões reformada e luterana (p.25).

  Num contexto de instabilidade politica, os governantes escandinavos instruíram o movimento evangélico como a forma oficial de cristianismo (p.27).

  Os luteranos enfrentaram a competição com o calvinismo, que atraia membrosda populações não germânicas, húngaras e polonesas ou movimentos autóctones de reforma como a União dos irmãos (p.30).

  A paz da Augsburg definiu os rumos da reforma na Alemanha tanto politica como legalmente (p.32)

  No dia 25 de junho de 1580, exatamente 50 anos depois da apresentação de Augsburg ao imperador Carlos V, publicou-se em Dresden, o livro de Concórdia (p.36).

  As outras confissões como eram chamadas, essas tradições eram o catolicismo romano, calvinismo e o arminianismo. Ao lado, o luteranismo tomou seu lugar no cenário confessional, que imprimiu sua marca no cristianismo do primeiro século (p.37).

Comentário

  De acordo com o autor do texto, se percebe que o luteranismo enfrentou muitos problemas no decorrer de sua história. Mas isso só fez com que ele firmasse sua raiz, e ficasse estruturado. Por esta razão, é uma confissão de fé que permanece firme até hoje.