BEATRIZ LINDOMAR DE OLIVEIRA

 

NEIDE ROSSI

LUCIANA ROSSI NASCIMENTO

 Em tempos evolutivos e revolucionários, onde pensadores, educadores, eleitores, detentores de conhecimento e outros tantos possuidores apenas de informações veiculadas na mídia em uma velocidade extraordinária, temos a figura do professor ligada a questionamentos de caráter educacional, formativo e de aprendizagem, percebemos por vezes perplexos o quanto possuímos entendedores da melhor educação para o nosso país. Há sempre alguém a proferir verdades absolutas para uma educação de qualidade.

E então o professor que em sua incansável tarefa de formar-se diariamente sente-se por vez bombardeado de salvadores da pátria, quando sabemos nós, que ao longo de tantos anos estamos a construir uma proposta de educação centrada na promoção do cidadão com igualdade de valores e direitos, assim prevista na constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014, a BNCC foi preparada por especialistas de cada área do conhecimento, com a participação de profissionais de ensino e da sociedade civil. Ao longo de nossa construção histórica, a sociedade se compôs de forma que leis, conceitos e normas foram estabelecidos para a convivência de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, assim é preciso permitir que os educandos compreendam e valorizem os conhecimentos históricos sociais.

É necessário também valorizar e apreciar as diversas manifestações culturais de maneira local e universal. Para apropriarem-se destes conhecimentos, os educandos necessitam de estímulos e situações que favoreçam a sua aprendizagem, a BNCC, traz em sua constituição, competências que são necessárias para este desenvolvimento. Assim cada rede de ensino terá em mãos um documento para adequar ou construir seus currículos, onde o compromisso maior deve ser a redução das desigualdades educacionais do Brasil, e da qualidade da aprendizagem de todos os estudantes brasileiros.

Este documento de caráter normativo trata como aprendizagens essenciais um conjunto de aprendizagens e saberes a serem assegurados e desenvolvidos nas etapas e modalidades da educação básica. Os princípios éticos, políticos e estéticos previstos neste documento e fundamentados nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCN) devem promover o exercício da curiosidade intelectual, a investigação, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para que nossos estudantes possam estabelecer hipóteses, na formulação e resolução de problemas cotidianos exercerem sua cidadania e estarem prontos para o mundo do trabalho.

Deseja-se que a BNCC ajude a superar a fragmentação das politicas educacionais, garantindo um patamar comum de aprendizagem a todos, neste sentido o documento define por competências os conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para solucionar situações da vida diária, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Assim este documento relaciona dez competências gerais a serem desenvolvidas. Espera-se que com estas competências, nossos estudantes ao longo de sua vida:

 1-Valorizem e utilizem os conhecimentos historicamente já construídos sobre o mundo e que colabore para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2-Espera-se que o exercício de sua curiosidade intelectual lhe permita compreender as ciências e investigar, refletir e analisar criticamente com imaginação e criatividade de maneira a elaborar hipótese, formular e resolver problemas de maneira a criar soluções com base nos conhecimentos das deferentes áreas.

3-Nossos estudantes devem valorizar e desfrutar das manifestações culturais diversas locais e mundiais e participar destas produções artístico-culturais.

4-Utilizar as diferentes linguagens orais, visuais, motoras, corporais, sonoras e digitais e possuir conhecimentos artísticos, matemáticos e científicos para sua expressão, partilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos nos diversos contextos com o objetivo do entendimento mútuo.

5- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de comunicação e informação de maneira crítica significativa, reflexiva e ética em suas práticas sociais para se comunicar, produzir conhecimentos, resolver problemas e viver a autoria de sua vida pessoal e coletiva.

6-Valorizar os diversos saberes e vivências culturais e assim compreender as relações, realizar escolhas para o exercício de sua cidadania e seu projeto de vida e trabalho com liberdade, autonomia, consciência critica e responsabilidade.

 7- Possuir argumentações com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável com ética e responsabilidade para consigo, os outros e o planeta.

 8- se conhecer, apreciar e cuidar da sua saúde física e emocional, encontrando-se e compreendendo-se dentro da diversidade humana, capacitando-se para lidar com suas emoções e críticas tanto de si como dos outros.

9- Exercitar a empatia, o diálogo e a resolução de conflitos, com cooperação e respeito pelo outro. Acolhendo e valorizando a diversidade do individuo e dos grupos sociais, respeitando saberes, identidades, culturas e o potencial de cada um, sem preconceitos.

10- Agir pessoal e coletivamente responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, com decisões dentro de princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Após a leitura, estudo e compreensão do que se deve permear os currículos escolares, cabe aos professores refletir o quanto ainda é preciso ser trabalhado para a compreensão da sociedade de que a escola não pode deixar de formar cidadãos críticos com princípios de valores éticos e democráticos, onde ser solidário e inclusivo fara a diferença para uma sociedade justa e igualitária.