AS CHUVAS DE MARÇO NO CEARÁ

 

                                            ¹ José wilamy Carneiro Vasconcelos 

 

Março chegou. A esperança toma conta do povo cearense. Gente simples, trabalhadora, e uma coisa é certa, o povo tem muita fé.

 Nesse mês, levantam mais cedinho, olham para o horizonte para ver se as nuvens estão carregadas. Sim é assim que as chamam, quando o céu não está azul e limpo, pois o tempo nublado para os cearense é tempo bom, diferente dos povos da Região Sul e Sudeste. Tempo bom aqui é tempo de chuva, e quanto mais chuva melhor. Isso porque o inverno por aqui seja tão irregular.

 Quando chega o inverno, todos se alegram. Os agricultores preparam a terra, pega seu arado, a enxada, sua cumbuca d’água, seu chapéu de palha, a esteira e monta no seu alazão, jerico e vai direto para o seu roçado. [1]

 O que antes era cinzento nos meses de setembro a novembro, ao cair às primeiras chuvas de dezembro logo a mata vira uma manta com vegetação verdinha, que dá gosto de encher os olhos d’água. A contagem é regressiva, pois não é qualquer mês do ano que podem preparar a terra.

 Aqui não precisa de muita terra pra plantar. Qualquer “Pedacinho de chão” já é de bom agrado para os que cuidam da Terra, preparando-a para o plantio.

 Quem passa pelo interior do Ceará, no período das chuvas, dá gosto de se ver. Nos quintais de suas casas, no terreno do vizinho, nas ribanceiras do rio e nos espaços vazios das pracinhas ou canteiros. Plantam feijão, milho, jerimum, mandioca, melancia, tomate, maxixe e tudo o quanto mais. Diferentemente da Região Norte e Centro-Oeste, que tudo é grande, é claro sabemos tem suas exceções.

 A mesa do cearense fica farta, graças às chuvas que caem nessa época do ano. As igrejas lotam com as romarias nessa época, agradecendo ao bom Deus pelas chuvas. O São José, o Padim Padre Cícero, A Nossa Senhora da Conceição. O povo cearense é um povo de muita fé. O padroeiro do Ceará é São José. [2]

  A religião tem muita influência na cultura e ao povo dessa terra. O Estado do Ceará é o segundo estado do País com maior número de católicos, chegando mais de 84% de toda sua população segundo o IBGE. [3]   

 Não importa a religião, se é A ou B, ou C. O importante é que nossa gente é gente de boa fé. Acreditando ao Criador que tudo que vem do Céu é obra divina. Ele o Criador nos deu a Terra para sabermos aproveitar o tempo bom para plantar e depois colher. Assim está na Sagrada Escritura. Quem não se lembra dos Livros bíblicos de Gênesis e do Êxodo. [4] 

 O cearense é homem bom, e com as chuvas que caem nessa terrinha sabemos dar valor cada “Pingo d’água” que sai das nuvens carregadas para molhar nosso chão seco e árido.

 É costumeiro encontrar nas rodas, nas fofocas do beco, nos bancos das praças, no buteco da esquina, nas quitandas, no supermercado do senhor Beltrano ou Cicrano os “Profetas da Chuva”, Profeta Popular. Homem simples que têm experiências com o inverno. E que a maioria das vezes acertam nas previsões de precipitações (chuvas) que irão cair.

 Todo ano eles se encontram para trocar suas experiências. Encontro Anual dos Profetas das Chuvas realizado na cidade de Quixadá, terra da escritora cearense Raquel de Queiroz, a 158 km de Fortaleza. [5]

 Suas experiências são adquiridas muitas vezes de pai pra filho. Muitos são analisados pelos comportamentos de animais, a exemplo o da formiga de roça. Com o desenvolvimento das plantas da região com sua floração, e com base em outros fenômenos da natureza. Como a do “João de Barro”, pássaro conhecido na região por construir seu ninho com argila (barro).

 As chuvas da quadra invernosa são caracterizadas pelo fenômeno da natureza, conhecido por El Niño com o aumento de temperatura das águas vindo do Oceano Pacífico. Devido a essa influência as precipitações (chuvas) são instáveis na região, ocorrendo poucas chuvas e dependendo do inverno os meses de março, abril e maio são mais freqüentes.

 No mês de março, segundo a lenda é mês chovedor. Diz a Lenda que se chover no dia de São José (Dia dezenove de março) o santo padroeiro do Ceará, o inverno está garantido, vai ser bom e ter muita fartura. Mais um motivo para o povo cearense se agarrar nas “Tradições Religiosas”. Há controvérsias segundos os estudos científicos.

 Na parecença, no papear, tagarelar, linguajar coloquial usado pelos cearenses, lembremo-nos das “Águas de Março” composta por Tom Jobim, usando palavras ecológicas como pedra, pau, vida, sol, vento, escrita por ele num dia cansativo e ao findar da chuva, a terra requeimada consumindo todas as águas da estação. E as chuvas de março marcando o final do verão no sudeste do Brasil.[6]

A chuva de março representa a cultura brasileira a “Renovação da Vida”, o desabrochar de um ciclo, da fartura, da bonança de um povo.  

Tradição, costumes, crença antiga, fé, religião, quer seja as circunstancias das águas que caem em nossa terra, é de grande valia, ademais o cearense é um povo valente, bravo, guerreiro, que faz das chuvas de março uma esperança para sua vida e dos seus. Afinal água é fonte de vida. Dom de Deus. Sem esse bem precioso não haverá vida na Terra.

                                             REFERÊNCIAS

 

[1] Significado de Roçado no Dicionário Online de Português. O que é roçado: adj. e s.m. Diz-se de, ou terreno que se roçou para ser cultivado. Clareira no mato. http.//www.dicio.com.br.rocado. Acesso em 03 de março de 2015


 [2] São José: O glorioso esposo de Maria e Pai do menino Jesus. Conhecido também pela História Bíblica como José do Egito. O primeiro livro da Bíblia, Genesis, narra nos capítulos 37 ao 50 a História de José. 

http.//www.arautos.org.são josé. 03 de março de 2016.

 [3] IBGE: Proporção da população residente por religião, segundo as grandes Religiões da Unidade da Federação.

http.//ibge.gov.br/estados/religião. Acesso em 03 de março de 2016.

[4] Gênesis e Êxodo: Os dois primeiros livros da Bíblia Sagrada. Contam sobre a história de José, filho o patriarca Jacó.

[5] Raquel de Queiroz: Escritora, jornalista, romancista, teatróloga. Nasceu em Quixadá, interior do Ceará. Foi à primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. Seu primeiro romance “O Quinze” ganhou o prêmio da Fundação Graça Aranha.

 

[6] Tom Jobim: Antônio Carlos Brasileiro Jobim, compositor, poeta, pianista, e violinista brasileiro. Considerado pela Revista Rolling Stone o maior expoente da música popular brasileira. Jobim é considerado uns dos principais criadores da Bossa Nova. Nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro.

 

 NOTAS:

maxixe é uma planta riquíssima em Zinco, sendo muito útil para evitar problemas na Próstata, na diminuição dos depósitos de colesterol, na cicatrização de ferimentos internos e externo.

 Buteco: O mesmo que botequim, birosca, bodega. Ponto de apoio dos desocupados  e para aqueles que gostam de jogar conversa fora.

 João de Barro: Espécie de pássaro muito popular. Faz parte do folclore brasileiro, sua lenda é indígena.  Com sua grande habilidade de trabalhar com o barro que deu o seu nome. Conta a lenda que constrói seu ninho em  direção oposta ao vento ou a chuva. Também é dito que ele é um pássaro religioso, pois suspende a construção do ninho aos domingos e dias santos.