Pastor George Emanuel

Com relação à liderança, quando alguém que é um líder, tem que provar que o é. Até mesmo Jesus teve que comprovar Sua condição antes que os outros o seguissem. A chamada para a liderança precisa ser confirmada. Embora as pessoas possam ser treinadas para a liderança, somente Deus faz a chamada. A igreja funciona como uma agencia confirmadora. Os lideres devem ser, de certo modo confirmados por pessoas de fora da igreja (1 Tm.3.7).

A necessidade de confirmação é requisito indispensável a qualquer tipo de liderança. Acontece que, na igreja ou fora dela, algumas pessoas querem ir "diretamente ao topo". A maior necessidade da igreja, para que ela cumpra suas obrigações, é uma liderança espiritual, sacrifical e plena de autoridade vinda do alto:

1. PLENA DE AUTORIDADE – As pessoas gostam de ser lideradas por alguém que sabe o que diz o que faz e para onde vai.

2. ESPIRITUAL – Porque uma liderança carnal, embora possa ser atraente e competente, resultará apenas em esterilidade.

3. SACRIFICIAL – Porque a verdadeira liderança é moldada segundo a vida de Cristo que Se deu a Si mesmo em sacrifício pelo mundo. A falta de líderes tais, é um sintoma da doença que enfraquece a igreja. O reconhecimento aos antecessores. Nenhum de nós consegue coisa alguma sozinha. Estamos sempre sendo influenciados e sendo ajustados por outros.

Sir Isaac Newton disse: "Se vi mais longe do que os outros homens, foi porque estava de pé sobre os ombros dos gigante".

Uma boa liderança tem essa característica, ela encara suas realizações com honestidade e sinceridade e admite: "Não poderia tê-lo feito sozinho". Jesus queria que seus discípulos soubessem que tinham um débito de gratidão para com aqueles que haviam trabalhado na liderança antes deles. Jesus só deu inicio a seu próprio ministério depois de João Batista ter-lhe preparado caminho.

O companheirismo (Interdependência – Lc. 10). Outra pessoa junto certamente encorajaria o viajante em lugares desconhecidos. O Senhor Jesus tinha uma razão para proceder assim. Jesus desejava que seus discípulos se apercebessem de sua dependênciauns dos outros e de sua dependência do Senhor, mas também que eram "um só corpoem Cristo" (Rm. 12.3-8; 1 Co. 12.12).

·Reconhecer o valor dos outros. Vejamos alguns fatos que podem ajudar0nos afazê-lo:

a) Todo talento e capacidade é dom de Deus. João Batista se expressoumuito bem sobre isso: "ao homem não pode receber coisa alguma se docéu não lhe for dada" (Jô. 3.27). Conscientizar-nos de que só temoscapacidade de liderança porque Deus no-la deu, torna nos maishumildes.

b) Não fizemos nada para adquirir nossa capacidade de liderança. Quandoalguém recebe o dom de liderar, é uma questão de graça w não de mérito.

c) Este presente que nos é dado não deve ser motivo de vanglória. A unsDeus dá a capacidade para liderar, a outros, a capacidade de reconhecer eseguir os bons líderes.

d) Devemos reconhecer e agradecer àqueles que nos ajudaram adesenvolver nossas capacidades. Os atletas têm um talento latente, masisso não basta. Eles precisam de ajuda, treinamento e correção. Com oslíderes acontece à mesma coisa.

e) Devemos agradecer a Deus por nossas aptidões. Devemos regularmente parar e agradecermos a Deus por ter-nos feito como somos.