Elenilce Fernandes de Souza

Pós graduanda em Docência para o Magistério Superior

Resumo

As avaliações no ensino superior tem desenvolvido um papel de suma importância na vida do acadêmico, pois e ela que reflete no conceito de aprendizagem do aluno, na sua trajetória como estudante, a mesma visa ajudar, quando aplicada de forma certa, reconhecendo a capacidade de cada aluno e buscando meios para que o mesmo possa se sentir confiável no seu desempenho educacional.

Este artigo tem como objetivo analisar os diferentes tipos de avaliações adequada a serem aplicada em sala de aula, e qual a mais importante para o aprendizado.com base nas avaliações este estudo busca encontrar meios para que professores apliquem de forma adequada suas avaliações, interagindo, compreendendo de forma flexível os discentes nesse processo de ensino aprendizagem no meio acadêmico.

Palavras-chave: Educação. Avaliação. Aprendizagem

Introdução

Esta pesquisa e baseada em referencial teórico, é apenas um embasamento para o determinado assunto, a mesma busca verificar os meios de avaliação de desenvolvidas no ensino superior.

As práticas avaliativas utilizadas pelos professores podem influenciar o desenvolvimento dos estudantes, a aprendizagem pelo qual os mesmos cultivem o pensamento crítico reflexível.

As transformações não podem ser separadas, das mudanças e nas ideias praticas, a investigação e o debate precisa ainda ser ampliado e atrair um número maior de interlocutores. Tal como constata por Chaves literatura brasileira (2004, p.2) o desenvolvimento do pensamento criativo e reflexivo repensar de modo amplo os diversos aspectos do processo de avaliação.

Isso reflete a obrigatoriedade dos projetos em qualquer nível de ensino. Luckesi (1994) denominou de “verificação de aprendizagem” a mesma deveria avançar das práticas focalizadas de reter determinado conjunto de informações factuais, o processo avaliativo precisa ser exercido como uma produção de sentidos, o que não pode estar restrito à utilização de instrumentos que apenas explicam o passado. (Dias Sobrinho, 2008.194) A mesma precisa ser vista como um ato moral, pois nossas escolhas qualificam o modo como vemos e interagimos com nossos alunos (Villas Boas,2000, p.150).

Nesse sentido o que avaliar? como avaliar? Quais seriam os melhores métodos? O estudante tendo em vista conquistar seu espaço dentre determinado curso se sente mais preparado. Os estudos sobre a abordagem dos estudantes em relação a aprendizagem observaram o modo como um grupo de estudantes lidava com a tarefa que envolvia a leitura de um texto acadêmico, tendo em vista responder determinado conjunto de perguntas sobre ele.

Segundo estes pesquisadores duas formas distintas de abordagem desta experiências foram observadas parte dos alunos ficaram com a leitura e compreensão do texto, a outra com assumiu a focalizada na memorização e factuais do texto, tendo em vista responder determinado assunto referente sobre ele.

Essas duas abordagem deu-se o nome de abordagem profunda e abordagem de superfície, no qual a profunda o aluno ler o texto e procura relacionar o mesmo com o meio e encontrar respostas, para solucionar os problemas, a superfície e aquela que o aluno ler e aceita as informações ditas pelos professores, em como a memorização, reprodução do conhecimento e não buscar novos conhecimentos reprodução dos conteúdos.

O conjunto de várias pesquisas realizadas, alertam sobre o impacto que exercem as práticas. De acordo GARGIA (2009, pg 208) As pesquisas sobre as atitudes dos alunos em relação a aprendizagem e o debate sobre suas aplicações para o desenho de novas práticas pedagógicas vem avançando há décadas.

O mesmo cita que as pesquisas educacionais em relação ao modo de aprendizagem do aluno já vem sendo avaliadas a vários anos, porém ainda não há uma forma concreta de uma aprendizagem eficácia, pois enquanto uns alunos buscam desenvolver seu conhecimento de forma abrangente em relação ao mundo, ainda há aqueles que veem a educação escolar como uma obrigação, e não como um aliado para uma vida com mais oportunidade de emprego e sucesso na vida profissional, assim dificultando seu desenvolvimento no que se refere a aprendizagem. Atualmente diversos problemas têm surgido no processo de aprendizagem no ensino superior, no entanto durante todo esse processo os alunos são submetidos a avaliações impostas pelos o governos

A partir de problemas de avaliação e durante esse processo os alunos após serem submetidos a diversos tipos de avaliação seguem um padrão tradicional das tradicionais avaliações em sua maioria, as pesquisas apontadas nesse ensaio os professores são a favor das avaliações reflexivas, que possam incentivas a auto avaliação do aluno e do professor.

O conceito de avaliação reflexiva e o melhor caminho na melhoria e pratica para a avaliação no ensino superior, O próprio aluno possui uma visão crítica, com embasamento nas questões e notícias que os cercam. De acordo Anderson (2013 pg 2 ) Não basta apenas permanecer nas tecnologias oferecidas na sala de aula, mas sim buscar a participação do aluno e fazer com que eles sejam protagonistas do aprendizado, estar dentro do contexto do ensino superior nesse processo de aprendizagem.

Como cita o autor esse processo de aprendizagem não pode simplesmente somente reproduzir o conhecimento, mas sim buscar meios para que o aluno reflita sobre o conhecimento que o mesmo estar aprendendo. De acordo com GIL

Em decorrência do crescente desenvolvimento das tecnologias de ensino, muitos professores passaram a conferir grande ênfase nos recursos, o preferido atualmente é o projetor multimídia, pois possibilita apresentação muito mais ricas o recurso acaba que por fazer com que o processo de aprendizagem seja direcionado por ele. GIL (2011, P.35)

Conforme o autor a maioria dos professores do ensino superior vem focando mais na aprendizagem através do uso das multimídias deixando outros meios de aprendizagem de lado. Porém o professor tem que ter como base sua própria formação continua, compartilhando a informação e o conhecimento, que ultrapasse a visão de um único meio de aprendizagem.

Assim ser capaz de averiguar os meios de aprendizagem e avaliação no decorrer do ano letivo. Pois cada aluno apresenta um grau avaliativo

Conclusão

Percebeu-se que a educação vem sofrendo um pouco no que se refere no processo de avalição e aprendizagem no ensino superior, não por meios das avaliações, mas por alguns professores não saberem aplicar as mesmas no ensino superior. Pois sabe-se que nem todos os docentes aplicam as mesmas de forma flexível e reflexiva.

Alguns baseiam somente em notas, e não classificam a capacidade dos alunos entretanto isso não quer dizer que o aluno não saiba, simplesmente se desenvolve mais em determinada disciplina. Porem a avaliação tem que ser feita através de seminários, socialização, debates, provas escritas e orais e práticas e outros mas desde que seja para desenvolver o pensamento crítico reflexível e aprendizagem continua.

Referencial Teórico

GARCIA, Joe. A avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.

ANDERSON, José Ensino Superior: As avaliações como forma de reflexão no aprendizado. Caderno de Educação, Tecnologia e Sociedade vol.4 2013

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. 6ª reimpressão. São Paulo, Ed. Atlas, 2011