RESUMO as atitudes podem levar um indivíduo a um comportamento desejável ou não. Pois as atitudes são menos estáveis que os valores e que issso permite serem trabalhadas para evitar comportamentos indesejáveis. Objectivo: analisar as atitudes dos funcionários e seus efeitos nas organizações tendo em conta as investigações feitas por diferentes autores. Podemos concluir que um clima bom é resultado de funcionários que se sentem felizes, contribuindo para que ele exercite mais a sua capacidade de inovar e ser produtiva na organização. Palavra-chaves: Atitudes; Componentes das Atitudes, Satisfação no Trabalho e Clima Organizacional. 

INTRODUÇÃO Na presente pesquisa procuraremos compreender através dos artigos, revistas, dissertações e teses de doutoramento já publicado, como os diferentes autores analisaram e ou abordaram acerca das atitudes dos funcionários e seus efeitos a nível das organizações. Pois para Robbins (2005) Apud Souza (2009), as atitudes podem levar um indivíduo a um comportamento desejável ou não. Para o autor as atitudes são menos estáveis que os valores e que issso permite serem trabalhadas para evitar comportamentos indesejáveis. Um estudo detalhado dos funcionário é de grande importância para os administradores de forma a prever certos comportamentos. Não obstante, Neiva (2004), Apud Souza (2009), defende que as atitudes dos indivíduos como fundamentais na relação com a mudança organizacional, principalmente as atitudes frente à mudança.

O autor também acrescenta que as atitudes que espalham valores fundamentais, ou que convergem com os interesses da pessoa ou grupos são caracterizadas como importantes e podem correlacionar mais fortemente com o comportamento. Não obstante, a nossa pesquisa tem como objectivo analisar as atitudes dos funcionários e seus efeitos nas organizações. [...]