AS ALEGRIAS DO MÊS DE JUNHO!

 

Junho é o mês de festejos onde ganha destaque às quadrilhas, fogueiras, fogos e danças e, nesse tempo de recordações, somos convidados a refletir os motivos em termos, no Brasil, tantas festas com bela diversão. Não há dúvidas que nossa inigualável tradição junina é ligada com a fé católica dada a devoção que temos para com os santos.

Em junho festejamos e veneramos muitos santos: Ovídio, Clotilde, Norberto, Cândida, Edmundo, Margarida, Barnabé, Flora, Agostinho, Marina, Protásio, Juliana, Luiz Gonzaga, Guilherme e Lúcia. Mas, entre todos os santos, cujos nomes figuram no calendário litúrgico desse mês, destaca-se quatro, pelo prestígio que desfrutam entre os católicos. De nossa fé aliada com a toda tradição das festividades, Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo tornaram-se os santos mais populares de nossa fé católica, respectivamente, eles são lembrados nos dias 13,24 e 29 de junho.

É preciso não confundir João, o Batista com João, o Evangelista, autor do último Evangelho e Atos dos Apóstolos. O Evangelista era filho de Maria e de Zebedeu, o Batista era filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. É o único santo, além de Nossa Senhora e Jesus Cristo, festejado no dia em que nasceu: 24 de junho. Seu nascimento e missão foram anunciados pelo Anjo Gabriel.

Nesse mês de alegria, quando lembramos de tantos exemplos de seguidores de Jesus, não devemos esquecer de Santo Antonio, falecido com apenas 36 anos de idade, ele tem até hoje sua língua preservada, essa língua que tanto pregava a palavra divina e que foi preservada da corrupção, ela é venerada num relicário, em Pádua.

Junho das festanças e da alegria em saber que nesse mês veneramos dois grandes apóstolos da Igreja: São Pedro e São Paulo, dois exemplos que deram suas vidas pela causa do Reino de Deus. Pedro e Paulo são duas grandes colunas da Igreja Católica. Pedro grande discípulo tão ardoroso quanto fraco, mas que soube pedir perdão para continuar seguindo Jesus Cristo. Pela fé e humildade, São Pedro se tornou o primeiro Papa da Igreja e São Paulo foi o primeiro grande missionário que levou a Igreja ao mundo.

Que nesse mês da alegria possamos celebrar com a Igreja, juntamente com o Papa Bento XVI, sucessor de Pedro, os prazeres em podermos ser membros de uma Igreja que é iluminada por Deus. Rezemos sempre pelo Papa Bento para que sempre tenha muita luz em seu caminho e para que saiba guiar com sabedoria nossa Igreja.

Que as festividades e alegrias do mês de junho leve-nos a entender os bons exemplos de vida dos santos, de modo especial dos quatro mais populares: Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo que por meio deles possamos revigorar nossa fé e o desejo de sermos seguidores fiéis de Jesus Cristo em meio ao tempo conturbado em que vivemos. Que o Deus da Vida sempre nos possa dar a coragem de sermos autênticos missionários em nosso tempo.

Assim seja!