ANA MARIA DA CONCEIÇÃO NAPOLITANO

27/04/2009

AS 70 SEMANAS DE DANIEL

Na Bíblia no livro de Daniel 9.24-27 diz: “Setenta semanas estão determinadas” sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expirar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos.

Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.

Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim haverá guerra; desolações são determinadas.

“Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.”

ENTENDENDO A PROFECIA

Sabendo-se que 1 dia é igual a 1 ano, então sete dias igual a 7 anos e sete anos de 7 dias são 490 dias proféticos que darão 490 anos literalmente.

1 dia = 1 ano

7 dias = 7 anos

7 anos de 7 dias = 490 dias ou 490 anos

 

O primeiro período - a duração dessa profecia é de 70 semanas, não dizendo o seu início nem seu fim, a profecia inicia a contagem de tempo quando é dito para reconstruir a cidade de Jerusalém. Foi decretado por Artaxerxes I a ordem para reconstruir Jerusalém, do qual só fora terminado em Neemias 2.1-18. Esse fato teria ocorrido no ano 457 a.C., ano este que é aceito para dar início à contagem das 70 semanas proféticas, ou o período de 490 anos.

O texto também nos fala de 62 semanas somadas a um período de 7 semanas, resultando em 69 semanas que chegariam "até ao Ungido"(Jesus Cristo), e essa data coincide com o batismo de Jesus. Nesse período contamos 483 anos ou dias proféticos, se somarmos 483 anos com 457.a.C vamos ter um resultado de 27d.C que foi quando Jesus fora batizado e começou a cumprir o seu Ministério que durou 7 anos, a partir deste momento até a morte de Jesus cumpriu-se sete semanas(“será tirado o Messias e não será mais”), que juntando com as anteriores darão 69 semanas, foi quando o tempo de Deus parou, para que fosse incluido no tempo a Igreja e a Dispensação da Graça, na qual vivemos até os dias de hoje. O intervalo entre a 69ª e a 70ª semana é desconhecido, pois nós não sabemos quando Jesus vem, mas o Deus todo Poderoso sabe, pois Jesus virá sobre a s nuvens em Glória, para buscar a sua noiva (Igreja), porém uma coisa e certa enquanto a Igreja permanecer na terra o anticristo jamais se manifestará.

Entre o primeiro e segundo período, um intervalo. É um tempo de duração indefinida quanto à quantidade de semanas ou anos. Esse intervalo vai do arrebatamento da Igreja e o aparecimento do anticristo, quando terá início a última semana da profecia, à septuagésima semana.                         

O segundo e último período da profecia, A SEPTUAGÉSIMA SEMANA DE DANIEL, iniciar-se-á com o surgimento do anticristo, "o príncipe que há de vir" (Daniel 9.26, Ap 6.2), e terminará com a volta do Messias, com poder e glória, para Seu reinado milenar (Ap 20.1-6). Esta semana, ou sete anos, será dividida em dois períodos distintos de três anos e meio, ou 1260 dias, ou 42 meses. O anticristo fará uma aliança com Israel, selará a paz, resolverá os problemas sociais como fome, pobreza, guerras, etc..., por todo o período de sete anos, mas na metade desse tempo quebrará o acordo e fará cessar a adoração a Deus (Daniel 9.27; Ap 11.2; 12.6; 12.14; 13.5).

Os sete anos que faltam se referem aos sete anos de Grande Tribulação, registrados na Biblia Sagrada no livro de Daniel (Daniel 9:26). Período que iniciará a contagem, após o maior acontecimento da história que está prestes a ocorrer – A Segunda Vinda ou a volta do Senhor JESUS a este mundo.

Vivemos hoje um período intermediário entre a 69ª e 70ª semana que virá com a vinda de Jesus, com o arrebatamento da Igreja, dai iniciar-se-a a grande tribulação, quando o anticristo firmará acordos com muitos por uma semana, na metade desta semana, isto é, após 3 semanas e meia ele violará todo o acordo,  proibindo sacrificios e ofertas de manjares(adoração a Deus). No final da 70ª semana Cristo virá em glória e então será consumado os fatos, o anticristo será aniquilado e jogado no  lago de fogo (Ap.19.20).

Israel olhará para Cristo e se arrependerá sendo salvo num só dia, a Nação está completamente restaurada, e entrará no Milênio para receber aquilo que Deus preparou para seu povo.

Em Daniel 9.24, temos os seis propósitos da visão das 70 Semanas:

1. Para fazer cessar a transgressão;

2. Para dar fim aos pecados;

3. Para expiar a iniquidade;

 4. Para trazer a justiça eterna;

5. Para selar a visão e a profecia;  

6. Para ungir o Santo dos Santos.

Todos estes propósitos tiveram seu cumprimento na pessoa de Cristo.

Da cruz, Jesus bradou: “Está consumado!” (Jo 19.30).

“Não devemos usar as profecias para especulações e debates inúteis, cabe a nós entender que elas estão sendo concluídas em nossos dias, por isso devemos viver em total rendição ao Senhor Jesus e viver plenamente a sua vida, tendo uma atitude de desapego a este mundo condenado a destruição”.