Artigo - A decadência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Alagoas e de seus dirigentes máximos. Roberto Ramalho. Advogado, Jornalista e Colunista do Portal RP-Bahia.

Recentemente o Partido Democrático Trabalhista (PDT) perdeu dois prefeitos e diversos vereadores no interior do estado, ficando enfraquecido. Perdeu dois prefeitos para o MDB, entre eles Davi Brandão, de Viçosa e Carro Véio, de Jacuípe. Permanecem, ainda, no PDT, dois prefeitos interioranos.

Assim sendo, a permanência de Lessa no governo se tornou praticamente insustentável depois que o governador Renan Filho convidou os dois prefeitos do PDT para se filiar ao MDB e eles aceitaram.

Atualmente o PDT tem como principais nomes o ex-governador do estado e ex-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, em decadência, a ex-prefeita de Maceió e ex-Secretária de Saúde de Palmeira dos índios, Kátia Born, no momento dando as cartas na Uncisal, o ex-deputado estadual Judson Cabral e o ex-prefeito Corintho Campelo, praticamente desconhecido da juventude alagoana e maceioense.

Segundo o líder do PDT na Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado estadual Inácio Loiola, irmão do desembargador Washington Luís, o PDT terá candidato a prefeito de Maceió nas eleições do próximo ano. De acordo com ele, que já foi do PSDB, o nome deve ser escolhido entre os citados acima por mim.

É evidente que todos têm experiência como administradores, bem ou mal. Sabemos que Corintho Campelo não fez nada de bom pelo município, nem tampouco Kátia Born, tendo sido em seu segundo mandato uma péssima administradora. Nenhum deles, inclusive Ronaldo Lessa, apresentou um projeto transformador para nossa capital.

O Riacho Salgadinho já deveria ter sido despoluído durante a “gestão” da ex-prefeita Kátia Born, que para ser reeleita chegou a tomar banho quase na saída do esgoto na praia da Avenida. Seu gesto, embora demagógico, foi visto por seus correligionários e pela população como um ato de coragem e que estaria comprometida em acabar de vez com a poluição. Ledo engano!

Na época, Kátia Born e o ex-governador Ronaldo Lessa eram filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Não são somente os partidos da Social Democracia Brasileira (PSDB), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Democratas (DEM), e o Partido do presidente Bolsonaro, o Partido Social Liberal (PSL), de centro-direita ou de extrema-direita, que tem frutos podres. As agremiações político-partidárias de esquerda também têm.

Matéria do site gazetaweb.com de domingo, 07 de julho, diz que “após ser aclamado como presidente do PDT em Alagoas nesse sábado (6), Ronaldo Lessa confirmou que colocou o seu nome à disposição do partido para a disputa municipal em 2020”. 

E completou Ronaldo Lessa: "Coloquei o meu nome, mas contamos com outros quadros como Judson Cabral (ex-vereador, ex-secretário e ex-deputado), assim como Kátia Born (ex-vereadora e ex-prefeita) e também o Corintho Campelo, que já foi prefeito", ao comentar sobre a sucessão.

Rui Palmeira acenou para que Ronaldo Lessa seja parceiro de seu governo, e, segundo a mídia local, tudo indica que essa aliança seja possível.

A reaproximação do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, com o ex-governador pedetista Ronaldo Lessa já é praticamente certa.  Contudo, a reaproximação dos partidos PSDB e PDT, que estiveram afastados desde a última eleição, ainda não selaram nenhuma aliança visando às próximas eleições. São dois Partidos Políticos de Direita, e não de Esquerda, como muitos pensam.

Ronaldo Lessa não passa de um ‘Caudilho’ da Política de Alagoas, assim como é Ciro Gomes. Ambos se nutrem do e pelo poder. Aliás, todos os Partidos Políticos só almejam o poder e a distribuição de cargos com amigos e corregilionários.

Na Uncisal, PSDB e PDT estão presentes, com uma enorme influência política, com o Reitor Henrique Costa tendo distribuído cargos e favores. É o pior Reitor da história da Uncisal, desde a sua criação por Lei em 2005.

A Uncisal hoje sofre grande influência política da ex-prefeita Kátia Born, do ex-senador Benedito de Lira e seu filho, deputado federal, Arthur Lira, e do senador Rodrigo Cunha.

Serão muitos os candidatos a querer conquistar a prefeitura de Maceió, mas a população encontrará dificuldades para encontrar um nome.

Desde a época de Ronaldo Lessa até o atual prefeito, Rui Palmeira, ninguém governou realmente para o povo e não realizou obras importantes. Apenas algumas, de pouca importância.

Recentemente o atual prefeito Rui Palmeira entregou o prédio onde funciona a Secretaria da Saúde totalmente reformada, tendo gasto mais de R$ 3 milhões. Pelos comentários, sobretudo dos servidores que trabalham no prédio, tudo mudou para melhor. Mas é uma exceção. Rui Palmeira tem sido um péssimo prefeito, nada fazendo de bom pela cidade de Maceió.

Há muito tempo que Maceió precisa de um Metrô de superfície, e ninguém fez essa obra essencial e necessária para o povo de Maceió.

Da mesma forma é necessário fazer, e com urgência, o saneamento básico das regiões da Levada, onde se situa o Mercado Público, do Prado e da Ponta Grossa e Vergel, além de Bebedouro. Toda a Região da Orla de Maceió praticamente já tem saneamento.

Segundo setores da mídia, a deputada federal Tabata Amaral teria sido apoiada e financiada pelos magnatas do empresariado brasileiro, Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna calculada em cerca de 30 bilhões de dólares, e sócio-majoritário da cervejaria AMBEV e das Lojas Americanas, e pelo apresentador Luciano Huck, do Programa “Caldeirão de Huck”, que é transmitido pela TV Globo aos sábados, que também é empresário e um dos investidores da empresa de finanças XP Investimentos, demonstra que a Direita está muito forte no cenário nacional.

De acordo com reportagem do site www.notícias.uol.com.br, Ciro Gomes estava magoado com ela e disse que a deputada federal Tabata Amaral e outros deputados pedetistas teriam contrariado a história trabalhista do PDT, ao votar favoravelmente a favor da Reforma da Previdência, proposta enviada pelo presidente Bolsonaro.

Disse o Caudilho Ciro Gomes: "Se tem alguém que está sofrendo com esta questão da Tabata, esse alguém sou eu. Sabe quem recrutou a Tabata, a estimulou a entrar na política, assinou a filiação dela? Fui 'euzinho' aqui".

Embora seja inteligente e muito culto e preparado, Ciro é um Caudilho, dito de esquerda, que se assemelha muito ao ex-presidente Getúlio Vargas e ao ex-presidente da Argentina, Juan Domingo Perón.

Em Alagoas, e, sobretudo, na eleição para prefeito e vereador, os eleitores devem tomar bastante cuidado com os falsos democratas e que se apresentam de esquerda, como o ex-governador Ronaldo Lessa e a ex-prefeita Kátia Born.

Está dado o recado.