(*) Èrica Patricia dos Reis Oliveira, Kédma Macêdo Mendonça, Luciana Maciel Rodriguês e Sibele Silva Leal Rodriguês

  A aprendizagem e o ensino da arte ao longo da história foram se transformando de acordo com as mudanças dos valores.

Desta forma a arte desempenha um papel fundamental na vida do ser humano, pois por meio dela o indivíduo expressa seus pensamentos, sentimentos, desejos e vivências. Esta também permite ao ser humano trilhar pelo mundo da criatividade, dos sonhos, da fantasia e da imaginação, abrindo um leque de possibilidades para o educando se comunicar e interagir com o mundo, de conhecer e apreciar outras culturas.

Por meio da arte a criança é capaz de se soltar, se libertar, expressar suas ideias, suas vontades, seus medos e suas criações de forma espontânea. A arte é um meio de livre expressão e, em suas diversas formas, influencia no desenvolvimento mental e no equilíbrio pessoal do individuo.

Ao trabalhar com a arte, com ações de observar, apreciar, produzir e criar se oportuniza a interação da criança com o mundo. Daí então a importância do educador propor práticas pedagógicas nesta linha, pois estará respeitando e considerando de forma positiva a liberdade de expressão de seus alunos.

O maior problema é quando o professor se acomoda em atividades impressas, e assim deixa seu aluno preso num pequeno mundinho, muitas vezes não buscando alternativas. Em alguns momentos, a falta de recursos nas escolas desmotiva professores.

            Assim, é preciso que as escolas disponibilizem material adequado para que os docentes possam desenvolver aulas de artes conforme o planejado, e cabe ao educador criar diferentes métodos de atividades como forma de estimular as crianças a explorar seus corpos e suas habilidades motoras, reconhecer ritmos e explorar sua imaginação.

Assim podemos trabalhar com a dança, onde a criança compreende sua capacidade de movimento, o desenvolvimento de conceitos de tempo, espaço e direção. Os estímulos produzidos aguçam sua curiosidade e revelam sua capacidade de criar e recriar.

 A criança, ao se expressar livremente por meio de desenhos, dramatização, expressão corporal, música, manifesta suas emoções, seu ritmo interior, seus interesses e sentimentos.

Embora todas as modalidades artísticas sejam importantes para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem do educando, o desenho ocupa um lugar de destaque, pois, com imagens, o aluno constrói sua própria arte a partir daquilo que vê - e sua imaginação os leva a um mundo mágico.

O teatro e a dramatização são elementos que devem ser explorados, mas é muito importante destacar que as atividades devem ser contextualizadas, sempre respeitando as vivências e o conhecimento prévio do aluno.

A criança é extremamente lúdica, criativa e espontânea, seu corpo é usado como meio de comunicação, um instrumento de diálogo. Dessa forma a arte deve fazer parte do cotidiano escolar, pois, com ela, o individuo exterioriza suas emoções e seus sentimentos. Assim como outras matérias, a mesma deve ser planejada de acordo com as necessidades dos alunos.

O professor deve ser um constante estudioso, buscando sempre novos conhecimentos, refletindo sempre sobre seus próprios saberes, mantendo o tradicional, e inserindo novas práticas como o uso do computador, por exemplo, os meios que encontramos nele para trabalhar artes são diversos.

A arte é uma maneira de despertar o indivíduo para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir. Ela vem constituir um estímulo permanente para que a nossa imaginação flutue e crie mundos possíveis, rompendo o restrito espaço que o cotidiano lhe reserva.

(*) Erica Patricia dos Reis Oliveira, Kédma Macêdo Mendonça, Luciana Rodriguês Maciel e Sibele Silva Leal Rodriguês, pedagogas, são professoras na rede municipal em Rondonópolis-MT.