Com o avanço da tecnologia, muitos documentos importantes, tanto profissional, tanto pessoal vai sendo armazenada em computadores (HDs, HDs externos, pen drives, CDs, etc), mas infelizmente esses produtos estão sujeitos a vírus, danos pelo tempo, danos por mau uso, de modo que todos esses produtos começassem a ficar ultrapassados.

Nuvem

Esse nome saiu da ideia de um local onde tenha acesso a internet, de modo que, fique possível acessar todas as suas informações (fotos, documentos, vídeos, entre outros). Para visualizar seus arquivos em nuvens você precisa de um equipamento ligado à internet (Tablet, Celular, Notebook, etc), e pelo navegador, você acessa seus arquivos.

Segurança

A segurança é extremamente alta, visto que as chances de você pegar vírus nas nuvens é praticamente zero, como ele é acessado por senha (igual as contas de e-mail), o cuidado que você deve tomar é não acessar links duvidosos e nem entrar em sites desconhecidos.

Capacidade

Como serviços de e-mail, o armazenamento em nuvens também tem vários tipos de capacidades, pode ser de 5GB, 10GB, 15GB, 20GB, e assim por diante, é importante também, não acessar seus arquivos em dispositivos ou redes desconhecidas.

Alguns Serviços de Armazenamento em Nuvens

Microsoft OneDrive

Antigamente chamado de SkyDrive esse é o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, com ele é capaz de armazenar até 15 GB de qualquer tipo de arquivo usando uma conta Microsoft, você pode gerenciar seu arquivo como público, onde qualquer pessoa pode alterar e visualizar, somente para amigos, usuários específicos (pode fazer alterações e visualizar quem você autorizou), ou privado (apenas quem hospedou pode visualizar e fazer alterações).

Google Drive

É um dos serviços do Google, ele abriga o Google Docs (suíte de aplicativos como folha de cálculos, edição de documentos, apresentação se slides, entre outros). O armazenamento até 15 GB é gratuito, ele pode chegar à 25 GB até 16 TB pagando uma quantia mensal (2,49 dólares/mês ou menos de 2,00 euros/mês).

iCloud

É o serviço de armazenamento em nuvens da Apple, com ele você consegue compartilhar e-mails, contatos, marcações de calendários, documentos, e o mais importante, localização dos aparelhos com o Sistema IOS ou MacBook. Apenas a parte chata é que plano gratuito lhe dispõe de apenas 5 GB, e pelo preço de 100 dólares/ano você pode armazenar até 50 GB.