Armazenamento em nuvem - Conheça em Detalhes

O armazenamento em nuvem consiste em manter todo e qualquer tipo de informação salvo em um repositório disponível na internet. Esse recurso é considerado uma das grandes inovações que a internet possibilitou, pois, permite que as informações sejam armazenadas de modo mais seguro do que em mídias físicas, além de possibilitar que as informações possam ser acessadas de qualquer dispositivo e local, desde que haja acesso à internet.

Também conhecida como Cloud, essa tecnologia sugere a ideia de exatamente manter informações salvas na nuvem. A tendência, inclusive, é que tudo migre aos poucos, para a nuvem, pois, está comprovada a eficiência desse recurso. Saiba mais sobre o armazenamento em nuvem e tire as suas dúvidas.

 

As vantagens do armazenamento na nuvem

Dentre as principais vantagens de utilizar o Cloud, podemos destacar:

  • Maior disponibilidade das informações;
  • Necessidade apenas de acesso à internet para ver as informações armazenadas;
  • Diversos drives gratuitos para armazenamento (limitado);
  • Facilidade para utilização da maioria dos drives, sendo que se assemelham com diretórios do computador;
  • Maior segurança no armazenamento das informações, pois, não há o risco de deterioração ou perda, como no caso da mídia física;
  • Possibilidade de maior espaço de armazenamento;
  • Possibilidade de manter softwares, antivírus e demais recursos na nuvem, melhorando suas performances e integridade.

 

Como funciona o antivírus em Cloud

O antivírus na nuvem é muito interessante para quem não quer sobrecarregar a performance de sua máquina. Isso porque nesse caso, o antivírus na nuvem proporciona que a máquina fique livre da sobrecarga de processamento que um antivírus instalado na máquina costuma causar. O antivírus fica armazenado em um servidor na nuvem, executando apenas um client na sua máquina, que conecta-se com o provedor de segurança armazenado na nuvem, para atualizações e execuções.

Dessa forma, há um ganho considerável em processamento, uma vez que o desempenho das máquinas será maior por não precisarem executar o antivírus; além de o antivírus na nuvem proporcionar mais eficácia e agilidade no controle de itens maliciosos, pois, tanto as listas negras quanto as brancas costumam ser atualizadas em tempo real.

Geralmente o custo de manter o antivírus na nuvem também é interessante, pois, costumam ser mais baratos do que os instalados na máquina, lembrando que no antivírus em Cloud, há as mesmas ferramentas e funcionalidades de um antivírus comum, sendo a única diferença, o local de instalação.

 

Como funciona o backup na nuvem

Todo mundo sabe que manter uma rotina de backup de dados é indispensável. Isso porque, somente com ele há garantia de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações. E com a chegada do armazenamento na nuvem, o backup físico tem se tornado um tanto quanto obsoleto.

Porém, quem usa armazenamento físico, pode migrar para a nuvem com facilidade, a qualquer momento, e experimentar a facilidade dessa inovação; pois, o backup na nuvem, garante muito mais segurança do que o armazenado físico, e é por isso, que adquirir esse serviço tem sido uma tendência tanto em empresas quanto para o armazenamento de informações pessoais, também.

Uma das principais vantagens do backup na nuvem é que lá o espaço de armazenamento costuma ser muito maior do que o de mídias físicas, podendo, inclusive, ser ampliado conforme a necessidade do usuário e planos de espaço oferecidos. Isso porque os backups costumam ocupar muito espaço.

 

Softwares na nuvem

Muitos softwares também têm utilizados o armazenamento em nuvem. Isso porque esse recurso facilita muito a disponibilidade do software além de baratear o seu custo, pois, não há necessidade de ambiente disponível na empresa para instalação do mesmo. Basta acesso à internet para acessar o software. Além disso, manter softwares na nuvem possibilita atualizações muito mais frequentes e fáceis.

 

E então, o que você achou do armazenamento em nuvem?

O armazenamento na nuvem tem sido um recurso cada vez mais utilizado, afinal essa tecnologia tem se mostrado muito mais segura e eficiente do que o armazenamento físico. Portanto, é muito importante saber mais a respeito, principalmente porque essa não se trata mais de uma solução apenas empresarial, mas também é muito útil para o armazenamento de fotos e demais informações pessoais.

Até pouco tempo, os HDs externos estavam em alta, pois, era um dos melhores recursos para quem precisava de um armazenamento adequadamente portável, para os seus arquivos. Hoje, considerando a facilidade e disponibilidade de manter as informações na internet, cada vez mais pessoas tem aderido às plataformas de armazenamento em nuvem, como por exemplo, os recursos iCloud da Apple, o One Drive da Microsoft e o Google Drive do Google.

Enfim, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para esclarecer as suas dúvidas sobre o armazenamento na nuvem. Mas, caso queira perguntar algo, não deixe de escrever nos comentários, bem como sugestões e ideias.