"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo (...)". Efésios 6.11

Para manter-nos firmes contra esses terríveis inimigos do mundo espiritual, as armas do homem são totalmente ineficazes. Seria o mesmo que lutar com os punhos contra tanques e mísseis.

Estamos constantemente participando de uma batalha espiritual ? todos os crentes se encontram sujeitos aos ataques de Satanás, porque não estão mais do lado do inimigo. O inimigo não vai querer perdê-lo para sempre, vai insistir e tentar reconquistá-lo para ele.

Mas Deus põe à nossa disposição Sua Armadura. Quais são as várias partes desta armadura?

A Verdade ? Como um Cinto - a força que vem da obediência à Palavra; por meio dela, o Senhor Jesus triunfou quando tentado no deserto.
A Justiça ? Como Couraça ? uma inabalável e irrepreensível conduta perante os homens.
O Evangelho da Paz ? como calçado ? Um caminhar ativo na paz a fim de preparar as almas para receber a verdade.
A Fé ? como escudo ? Uma confiança absoluta em tudo o que Deus é.
A Salvação ? como Capacete ? A mesma confiança no que Deus tem feito.
A Espada do Espírito - como a Palavra de Deus e com a oração.

É demasiado tarde para colocar essa completa armadura quando já nos encontramos na batalha. Devemos usá-la em todo o tempo a fim de que estejamos seguros de sua proteção no dia mau.

Com o cinto da verdade, a couraça da justiça, os sapatos da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito ? a Palavra de Deus Paulo foi capaz de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Com a Armadura de Deus nós também estamos totalmente protegidos e preparados para a batalha.

O príncipe das trevas com sua hoste de demônios auxiliadores é um inimigo astuto, inacreditável. Ele luta usando de mentiras. Ele ataca freqüentemente o nosso coração. Ele deseja nos convencer de que relatar as Boas Novas é uma tarefa inútil e desprezível. Ele deseja que tenhamos dúvidas a respeito de Deus. Esta é a razão pela qual precisamos vigiar contra suas ciladas enganosas e nos revestir diariamente de toda a Armadura de Deus. Ao agirmos como o Apóstolo Paulo, quando ele estava se aproximando do final de seus dias, poderemos ter confiança de que nós também guardaremos a fé.

O Apóstolo Paulo, um guerreiro espiritual, testificou até o final de sua vida repleta de batalhas: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" 2 Tm 4.7.

Anos antes, aquele valente soldado de Jesus Cristo insistia com os seus irmãos cristãos para revestirem-se com a Armadura de Deus que os capacitaria a permanecer firmes em seus conflitos com os poderes das trevas. Ele sabia da importância vital de revestir-se com aquela Armadura todos os dias. Em seu serviço para Cristo, o Apóstolo Paulo foi chicoteado, açoitado, apedrejado, aprisionado, e freqüentemente teve fome, sede, frio e fadigas.

Lembre-se: A Espada ? a Palavra de Deus é a única arma de ataque na descrição da Armadura, portanto, use-a sempre!

A armadura de Deus é sob medida para você, mas é necessário, vesti-la.

Fontes:
Guia Devocional ? Novo Testamento ? Jean Koechlin
Nosso Andar Diário ? Publicações RBC
Bíblia de Estudos ? Cpad

João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista