Sr Haboub Al-Sharqawi, Diretor do Escritório Central de Pesquisa Judicial (Basij) revelou  ao jornais que " depois de apertar os cercos sobre o chamado Estado Islâmico (ISIS) no nível da região Sírio-Iraque, os países da coalizão tém consiguido muitos avanços contra estas facçoes,  forçadas a mudar o caminho na direção do Magrebe; a partir daí, a região do Sahel-sahara tornou-se um refúgio seguro para tais organizações terroristas.

O responsável Haboub revelou, durante uma entrevista ao canal “Al Sharq News”, que “o ISIS pretende interferir na região do Magrebe, região do Sahel e África, representando um momento da ameaça para os países da região como um todo, incluindo o Marrocos em virtude da sua posição geoestratégica perto da região do Sahel. Pronto a enfrentar uma ameaça real do ISIS e das organizações terroristas, tanto da Al-Qaeda como dos separatista, oriundas do Magrebe Islâmico. ”

O mesmo responsável acrescentou que “existe também o Estado Islâmico no Grande Sahara, liderado por Adnan Abu Al-Walid Al-Sahrawi, natural da cidade do Laayoune, dirigindo a chamada Frente Polisário”, afirmando que “este último, e antes da organização do Estado Islâmico no Grande Saara, considerado o porta-voz em nome da Organização do Movimento de Unificação e Jihad na África Ocidental,  trás do sequestro de três cidadãos, trabalhadores da organização humanitária da ONU em coordenação com a Frente Polisario em 2011. ”

Tal porta-voz indicou que “estes elementos da Polisario, ligados às organizações terroristas, cujo Adnan Abu Al-Walid, filiado a este grupo separatista e outros  membros que já aderiram aos separatistas, envolvendo com a Al-Qaeda no Magrebe. ”considerando que :“ Abu Al-Walid. ”Sahrawi, de 2015 a 2020, tem praticado  várias ações terroristas, visando a República do Mali, Níger e Burkina Faso.

Tudo isso confirma que se enfrenta uma ameaça terrorista vinda desta região. por isso, deve-se haver uma cooperação estreita entre os países, para combater o terrorismo que é uma verdadeira ameaça a todos os países. ”os jornais escrevem, destacando que“ todos os países devem cooperar com a vizinha Argélia, porque a coordenação dos separatistas e terrotistas constituem um perigo, tanto a nível local, regional e internacional, enfraquecendo assim os esforços da paz e da segurança dos países.

Relativamente às formas de atrair os marroquinos para a ideologia terrorista, o Director do Gabinete Central de Investigação Judicial esclareceu que “as organizações terroristas procuram atrair os jovens, porque constituem o esteio da actividade de qualquer grupo terrorista; capzes de manter muitos métodos de polarização, de seleção de pessoas de acordo com critérios específicos, incluindo um estudo e formação e, em seguida, de uma faixa etária. cuja maioria dos que aderiram ligados ao Estado Islâmico, desde o seu início, de acordo com as investigações realizadas, sobre as pessoas entre 18 e 40 anos.

Tal diretor de “Basij” considerou “a máquina de propaganda do ISIS, uma estratégia capaz de trazer muitas pessoas à região sírio-iraquiana; contando 1.654 militantes de Marrocos, dos quais 745 foram mortos na região, através de operações suicidas e combates com o ISIS, enquanto 270 regressaram a Marrocos, enquanto o Gabinete Central de Investigação Judicial tem traduzido 137 junto a justiça , em coordenação com o Ministério Público.

Em relação ao planos de Marrocos para frustrar os planos terroristas em países europeus, tal diretor do estabelecimento de pesquisa judiciaria  destacou que “desde os acontecimentos de 16 de maio 2003, o Reino mantem uma estratégia nacional de combate ao terrorismo sob a liderança de Sua Majestade o Rei Mohammed VI,  baseada sobre os diferentes vetores; cujo vetor socioeconômico, jurídico, religioso e da cooperação internacional, locando o Reino do Marrocos na posição de um dos parceiros, dos europeus, dos Estados Unidos, dos países árabes e dos países africanos.

Indicando que : "A Direcção-Geral de Monitorização Nacional disponibilizou informações aos parceiros europeus no domínio do combate ao terrorismo, cujas informações precisas impedindo alguns planos de sabotagem nesses países, incluindo a França, a Bélgica, a Holanda, a Alemanha e Itália. "

Concluindo com as palavras do Professor  Cherkaoui ao dizer “o Reino de Marrocos tem sempre empenhado desde os atos de Setembro de 2001, considerando a cooperação internacional junto com a coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos da América meio para deter as correntes terroristas, fortificando a cooperação internacional entre o Marrocos e sua contraparte americana do longo data através a história. "

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador Universitário, Rabatocos