RESUMO

No estudo aqui desenvolvido buscou-se entender a formação e a atuação do Neuropsicopedagogo.

A formação deste profissional ainda é recente mas já se reconhece a necessidade de atrelar seus conhecimentos a de outros profissionais da área da educação e da  área da saúde, uma vez que seus conhecimentos pautam-se na neurociência.

Assim, após um minuncioso critério de acompanhamento do individuo e buscas por respostas em relação ao desenvolvimento cognitivo e intelecto do individuo o Neuropsicopedagogo poderá realizar encaminhamentos a outros profissionais para que auxiliem o individuo o quanto antes.

Palavras Chave: Neuropsicopedagogo, atuação, qualificação.

1 INTRODUÇÃO

Através do trabalho aqui desenvolvido buscaremos entender como atua o Neuropsicopedagogo e quais suas áreas de atuação.

A colaboração deste profissional durante o processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância uma vez que este atrelará seus conhecimentos aos conhecimentos do docente atuante.

A expressão NEUROPSICOPEDAGOGO é bem extensa porém seu significado também.

Vejamos, o que engloba na formação deste especialista.

NEURO + PSICO + PEDAGOGIA = Uma ciência que estuda o sistema nervoso do individuo e sua atuação comportamental. O foco principal está voltado para o processo de aprendizagem atrelando a neurociência, a psicologia cognitiva e pedagógica.

Assim, o Neuropsicopedagogo tem uma ampla área de atuação nos diferentes contextos sociais existentes.

Uma vez que o Neuropsicopedagogo absorve durante sua formação um conhecimento mais amplo em relação a função cerebral, sendo possível assim, adaptar metodologias e técnicas educacionais que auxiliem as pessoas com dificuldades em especial cognitivas e emocionais.

Após um minuncioso acompanhamento este profissional também poderá elaborara encaminhamentos e pareceres a profissionais da área da saúde auxiliando no diagnóstico com o auxílio da anamnese.

Assim, o Neuropsicopedagogo busca atrelar e integrar estudos do desenvolvimento e das estruturas, das funções, disfunções e comportamentais do cérebro do individuo, bem como os processos psicocognitivos e psicopedagógicos que envolvem o processo ensino-aprendizagem. 

Vale ressaltar que a formação do Neuropsicopedagogo está dividida em clínica e institucional.