ARARAS, O GIGANTE PEDE SOCORRO

 

                                      ¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

 

 Um dos mais importantes açudes do Estado do Ceará, o Açude Paulo Sarasate, conhecido popularmente como “Açude Araras”, está secando por falta de chuvas que não ocorreram durante os últimos anos na região do semi-árido cearense.


 Localizado no Município de Varjota, interior do Ceará e distante a cerca de  315 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado, o reservatório é orgulho do povo do sertão e região circunvizinha .


Segundo o DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra Seca), os estudos de projeto tiveram início no ano de 1920 e, após uma série de paralisações, foram concluídos no ano de 1938. Posteriormente foi projetada e construída pelo mesmo órgão - DNOCS, com a consultoria da Cementation do Brasil S.A. - Engenharia Geral.

Em dezembro de 1952, o majestoso açude tomava prumo, visto pelo engenheiro Luiz Barbosa de Albuquerque do Departamento Nacional de Obras contra Seca, naquela época como o “Maior açude do Nordeste”. Hoje o quarto maior.

No ano de 1958, a barragem do “açude Araras” foi construída e inaugurada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, com tempo cronometrado, e só em meados do mesmo ano, foi concluída pelo Presidente da República e batizada como “Açude Paulo Sarasate”.

 Conta à história que “Araras e Varjota” é o mesmo município, um com o codinome Araras - na qual recebeu do açude e o outro com o topônimo de Varjota ficando mais conhecida como à Cidade. Mais fácil para seu povo que já está acostumado com a riqueza das águas represadas do grandioso e majestoso açude.

Nossos avós e a população mais arcaica por assim chamar, os mais reservados, os ribeirinhos que vivem e viviam por lá, os bairristas da região ainda hoje não se acostumaram a chamar  o nome da cidade de Varjota. Assim a chamam de Araras o mesmo município, pelo uso costumeiro e peculiar desde seus antepassados. Já para os progressistas dá-se o nome do município de Varjota.

Há uma dicotomia entre o povo da região e o turista, pois para um, os dois é um só, para o outro essa divisão traz controvérsias que beneficiam àqueles que conhecem a região nas andanças da melhor escola – A escola da vida.

Nos anos 70 o distrito de Araras e Vila Varjota, assim como era conhecido e então distrito de Reriutaba já tinha requisitos necessários para sua emancipação, mas por ausência e disputa política o processo de emancipação fora adiado.

A emancipação do município de Varjota se deu através do plebiscito na Administração de Reriutaba em 21 de abril de 1984, com mais de 9.070 eleitores inscritos votando pelo sim da emancipação. (Fonte IBGE) 

Com as poucas chuvas (pluviometria nos últimos anos), o quarto maior reservatório do Estado sente com a seca na região. No ano de 2009 e 2011 com as chuvas caídas na região “O Gigante” veio a sangrar para alívio da população ribeirinha e dos municípios vizinhos. Grande euforia para os moradores e uma grande repercussão nos principais jornais do Estado do Ceará. Trazendo novamente o turismo para a região e a fartura para os ribeirinhos com o pescado e para  agricultura familiar. 

Em setembro de 2014 uma reportagem da TV Diário relatou da situação do açude Paulo Sarasate, mais conhecido como Araras, preocupando moradores e produtores de Varjota e de outros quatro municípios da região norte.

Em entrevista ao mesmo jornal com o chefe do DNOCS ele relata a situação. “Para o chefe do Dnocs na região, Gerardo Gurgel Júnior, a situação do reservatório é preocupante. De acordo com a simulação feita pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em janeiro de 2015, a barragem ficará com apenas 10% da capacidade”.

No dia 12 de abril de 2015 uma pesquisa atualizada pela Cogerh mostrou os percentuais das principais bacias e reservatórios da região do Ceará.

Atualmente, o volume de água das bacias está distribuído: Litoral (43,73%), Alto Jaguaribe (30,93%), Coreaú (41,94%), Metropolitanas (21,36%), Serra da Ibiapaba (19,30%), Médio Jaguaribe (9,23%), Salgado (18,40%), Acaraú (10,72%), Banabuiú (3,01%), Sertões de Crateús (4,57%), Curu (2,92%) e Baixo Jaguaribe (0,23%).  (Fonte G1)

Seu leito debruça entre quatros municípios cearenses (Varjota, Hidrolândia, Pires Ferreira e Santa Quitéria).

O município de Varjota, conta com uma população de 18.136 pessoas, dados recentemente divulgados pelo IBGE em 2015 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  Já o município de Hidrolândia conta com uma população mais de 20 mil habitantes. O Município de Pires Ferreira, com população pouco mais de 11 mil habitantes distribuídos em quatro zonas urbanas; e por último o município de Santa Quitéria com maior população da região  que conta aproximadamente  mais de 43.259 mil habitantes

O objetivo na construção do reservatório com capacidade total de 891 milhões de metros cúbicos d’água feita pelo órgão (DNOCS) foi a perenização das bacias hidrográficas do Rio Acarau. Atualmente, até abril do ano de 2016 o reservatório conta com apenas 51 milhões de metros cúbicos d’água, tendo um aumento significativo nessa quadra chuvosa desse mesmo ano.

O Bioma da região é bem diversificado, apesar do tipo de clima, solo e vegetação e de estar numa região do interior nordestino e em terras do semi-árido cearense. A Caatinga é o único bioma que só existe no Brasil, que cobre mais de 10% do território nacional e que ocupa estados da região Nordeste.

Conta os “historiadores populares” também os “profetas das chuvas” que nos anos 60, 70 e nos respectivos anos seguintes que a parede do açude Araras estava com trincas (rachaduras) em sua volta. Daí surgiu boatos que o açude poderia arrombar - palavra coloquial e costumeira ao povo da região, cujo significado é romper-se.

Os ribeirinhos todos ficavam admirados e atônicos, assombrados com o que poderia acontecer caso fosse verídico.

Nas cidades que cobrem a região os “desocupados da esquina” viravam noite à dentro com a tal história.  Mas não passou de boatos. Hoje o açude não é caso de preocupação aos moradores. Com a quadra invernosa escassa a cada ano que passa, o açude está agonizando.

Resta, pois, destacar ter o fato acontecido anteriormente em sua história na época da construção do açude quando no ano de 1954 da “Barragem Ararinha” ter sido submerso e tragado pelas águas do açude Araras e toda a cidade de Varjota na época era invadida pelas águas e aos poucos abandonada totalmente.  (grifo nosso).

O volume médio aumentou nesse mês de abril passando 12,58% para 13,3%, segundo a Cogerh- Companhia de Gestão de recursos Hídrigos.

REFERÊNCIAS

 

 

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma fundação pública da Administração Federal Brasileira, criada em 1934. Tem atribulações ligada a Geociência, Estatísticas Demográficas, Sociais e Econômicas.  

Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS).  Sua fundação foi no dia 21 de outubro de 1909.  É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional e com a sede da administração central em Fortaleza.

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Entidade responsável pelo gerenciamento da água acumulada nos reservatórios públicos do estado do Ceará. Foi criado pela Lei Nº 12.217 de 18 de novembro de 1993.

LIMA, Juliana Barata de Souto. Ciências, 3º ano. – 2 ed.- Brasília; Instituto Alfa e Beta, 2011.

http://www.dnocs.gov.br/~dnocs/doc/canais/barragens/Barragem%20do%20Ceara/araras.htm. Acesso em 12 de abril de 2016.

www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang...%7Chidrolandia. Acesso em 12.04.2016

cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?codmun=231395. Acesso em 13 de abril de 2016.

http://g1.globo.com/ceara/noticia/2016/04/volume-medio-dos-acudes-do-ceara-aumenta-para-1334-afirma-cogerh.html. acesso em 13.de abril de 2016.

  

http://tvdiario.verdesmares.com.br/noticias/regional/populacao-de-varjota-teme-que-acude-araras-seque-1.1093487. Acesso em 13 de abril de 2016

 http://www.hidro.ce.gov.br/ Acesso em 12 de abril de 2016.

  

Notas:

 Pires Ferreira é um município brasileiro do estado do Ceará, na microrregião de Ipu. O município foi criado em 22 de Maio de 1987, e possui uma extensão territorial de pouco mais de 240 quilômetros quadrados e pode ser subdivido nas regiões de pé-de-serra e beira d'água

Varjota é um município brasileiro do estado do Ceará. Localizado na Mesorregião do Noroeste Cearense e na Microrregião de Ipu.

Açude Paulo Sarasate é um açude brasileiro no estado do Ceará, com capacidade de 891 milhões de metros cúbicos de água. Está construído sobre o leito do rio Acaraú. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km²  [1].

 Bioma: é uma região que apresenta característica semelhante de clima, solo e vegetação. Em cada região predomina um tipo de solo, vegetação e solo. Numa chove muito, outras chovem pouco.