Prof: Wilamy Carneiro

Em anos anteriores publiquei um artigo sobre o fato e agonia do “Açude Paulo Sarasate” conhecido popularmente de “Açude Araras”, onde teve sua obra iniciada em 1920 e após algumas paralizações, com término depois de 18 anos sendo concluído no ano de 1938. O Açude Araras está situado na região da cidade de Varjota no Ceará. Em 1958, a barragem do açude foi inaugurada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek.

Em outrora, o Açude Paulo Sarasate - Araras foi o maior reservatório do Ceará e do Nordeste. O Castanhão iniciou suas obras em 1995 e término em 2002, atualmente é o maior reservatório de água doce do Ceará e fica situado em Jaquaribara no Ceará. No município de Cariré, região Norte do Ceará foi construído o Açude Taguara, um sonho antigo dos moradores daquela região, que fica localizada na Bacia do Acaraú. Próximo está o Açude Jaibaras.

Segundo relato pelos Órgãos Federais em jornais locais a maioria dos reservatórios no estado do Ceará chegaram a março de 2020 uma capacidade com mais de 60%, é o que diz a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), e DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca). Esse monitoramento dos açudes federais é realizado com apoio do DNOCS.¹ e parceria com a FUCEME.

Fato que não aconteceu no ano de 2016. Neste ano, as chuvas foram fracas. Então, estava de férias com minha família e fomos visitar Cariré e Varjota, cidade onde fica o Açude. De repente, fomos até lá. Vi e me deparei com uma vastidão de ilhas em terra formada ao redor do Araras. O coração pulsou com tristeza em avistar sua capacidade reduzida de água. O gigante estava agonizando.  Algum tempo depois escrevi - “Araras – O Gigante Pede Socorro” publicado no dia 14 de abril do dito ano.

Lembremo-nos que estamos no mês de março, quatro anos depois e um mês antes do acontecimento citado acima em 2016.

Destarte, o ano de 2020, as chuvas foram mais frequentes. Com isso, nossos reservatórios que anos anteriores estavam praticamente secos e muitos com o volume morto, hoje estão com capacidade acima de 60, 70% de sua capacidade.

No ano de 2015, o volume do dito açude  Araras era preocupante e foi matéria nos principais jornais de nossa região discutindo a capacidade que estava abaixo de 10% do volume em seu reservatório. Pesquisa que foi realizada e relatada pelo órgão Gogerh onde mostrou pesquisas com as bacias e os maiores reservatórios hídricos do Estado do Ceará.

Nesse perímetro do Açude Araras, estão debruçados 4 (quatros) municípios cearenses que são: O município de Varjota, Hidrolândia, Pires Ferreira e Santa Quitéria. E, recentemente um acontecimento pegou a população de Hidrolândia com uma chuva de mais de 90 mm ocorrendo grandes inundações em todo município.

Fato relevante e notório são as torrenciais chuvas ocorridas nas cabeceiras em todo estado do Ceará. Quando acontecem as chuvas nas cabeceiras de nossa região estas, por sua vez as chuvas são distribuídas para as cidades circunvizinhas que cortam e ficam nas partes remanescentes. Porém,  ocorre inundações nas cidades limítrofes.

Fortaleza, capital cearense, na região metropolitana e bairros estão debaixo d’água. Cidades do Interior a citar Juazeiro do Norte, Crato, Meruoca, Alcântaras, Granja, Coreaú, Santa Quitéria Massapê, São Benedito, Hidrolândia e Sobral as chuvas são torrenciais causando prejuízo à população.

Nos dias 20 a 23 do corrente ano, que antecederam as chuvas por esta região, vídeos postados por populares nos mostram as chuvas que caíram na região do Ceará. Pontes foram derrubadas, estradas alagadas, carros arrastados, casas e ruas levadas com as águas das últimas chuvas e a população ficou ilhada sem ir e vir.

Açudes arrombaram dando uma eminente cheia nas cidades de Santa Quitéria, Groaíras, Hidrolândia. O Rio Macaco transbordou inundando a região urbana e rural. Balneário do município de Groaíras está alagado. O Rio São José, um afluente do Rio Acaraú que é extrema das cidades de Cariré e Groaíras está de ponta a ponte como dizem por aqui.  Quando acontecem essas cheias muitos reservatórios cearenses sangram, outros, não suportando as cheias e cargas d’águas definham e arrombam. 

Igualmente, no caso do Açude Araras (Açude Paulo Sarasate), está prestes a uma sangria espetacular, segundo previsão de populares e órgãos competentes. Ontem dia 25 de março de 2020, novos registros foram divulgados e com relato que o Araras falta menos que 1 ½ (Um metro e meio) para a nova sangria. As águas estão subindo drasticamente. O Açude Aires de Sousa (Açude Jaibaras) também têm grande chance de sangria até a primeira quizena de abril no ano de 2020.  

Registros atualizados nos mostram que o Açude Araras está prestes a sangrar com menos de 0,65 cent[imeros para ocorrer o fato, pouco menos de um metro. E Jaibaras com menos de 150 centímetros para a sangria.  O Rio Acaraú de Sobral está com um aporte e volume muito grande d’água. Populares ribeirinhos do Bairro do Tamarindo, do Bairro Dom Expedito e Sumaré estão de prontidão e preocupados.

Duas cheias já ocorreram em outrora. Uma no ano de 1974 causando transtorno no centro de Sobral e a outra foi em 2009 invandindo o Museu MADI e populares do Bairro do tamarindo. Uma grande cheia em Sobral nesses dois anos e o Rio Acaraú tranbordou chegando até o centro de Sobral. Registros nos mostram as cheias em fotos e vídeos.   A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertaram para tal situação.

Neste ano de 2020, até o Executivo visitou o local anunciando calmaria e prudência. No mais, vivemos num período de quarentena devido a Pandemia Covid-19 e não podemos sair de casa.

Esperemo-nos com alegria a nova sangria do gigante – “O Açude Araras.” Há muito tempo não faz esse espetáculo da natureza. Ademais, roquemos ao Nosso Senhor Jesus Cristo e a Deus Pai para que seu povo não sofra com as enchentes. Deveras, nos basta os anos de secas causticante maltratando nosso povo que é um gentio trabalhador e guerreiro.    

 

TEXTO E CRIAÇÃO DE WILAMY CARNEIRO

REFERÊNCIAS

[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma fundação pública da Administração Federal Brasileira, criada em 1934. Tem atribulações ligada a Geociência, Estatísticas Demográficas, Sociais e Econômicas.  

Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS).  Sua fundação foi no dia 21 de outubro de 1909.  É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração Nacional e com a sede da administração central em Fortaleza.

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH). Entidade responsável pelo gerenciamento da água acumulada nos reservatórios públicos do estado do Ceará. Foi criado pela Lei Nº 12.217 de 18 de novembro de 1993.

______________

Wilamy Carneiro é escritor, poeta e cordelista. Autor dos livros Einstein e Sobral – A Cidade Luz. Colaborador de artigos científicos e de opinião. Membro da ALMECE – Academia de Letras dos Municípios do Ceará. Patrono da Cadeira Nº 97, representando o Município de Forquilha. Na hora de interação escreve Literatura Popular – Cordel com o título: A Chegada do cantor Belchior no Céu.”   Autor do Cordel “Patativa do Assaré – Poeta Nordestino”. ‘Escreveu “O Candidato e o Eleitor” na Literatura Popular em 2018.  Em 2019 publicou o Livro “ Sonhos do Amanhã” – O Zé dos Sonhos na primeira FLINAU – primeira Feira de Livros do Náutico, em Fortaleza no Ceará. E autor do Projeto – o “Largo dos Poetas” e do Projeto “Resgate Histórico e Cultural da residência do escritor Domingos Olímpio”.