APROPRIAÇÃO DA ABORDAGEM QUANTITATIVA AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO EM MOÇAMBIQUE

Maria Manuela Minda de Sousa Munhaua

Licenciada em Ensino de Geografia,

pela Universidade Pedagógica de Maputo.

RESUMO

O processo de ensino e aprendizagem representa um momento de interacao entre o professor, o aluno e o conteúdo em sala de aula. Este processo é acompanhado da avaliaçao, elemento fundamental para se saber o grau de apreensao dos conteudos. A apropriacao da abordagem qualitativa no processo avaliativo em detrimento da qualitativa representa uma preocupacao para o ensino, visto que avaliar não significa medir resultados. Avaliar significa acompanhar o aluno durante e no final do processo de aprendizagem. A qualidade de ensino em turmas nulerosas é dificil de se alcançar sem a aplicacao de estrategias metodologicas envolventes. O conhecer as caracteristicas de cada aluno é fundamental para a excelencia do processo avaliativo. Dai que o sucesso do processo de avaliacao no PEA so pode ser alcançado atravez da exploracao profunda da avaliacao qualitativa , diagnosticando, sondando e por fim submenter ao aluno aos testes e exames. O melhor do aluno não deve ser medido pelos resultados finais das avaliacoes somativas mas atraves do seu acompanhamento durante o decorrer de cada disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação; Ensino; Aprendizagem

Introdução

Todo o currículo educacional com orientação para o processo de ensino e aprendizagem visa alcançar determinado objectivo em prol do desenvolvimento social, económico, cultural e politico da nação em questão.

Considerando a realidade económica e social de Moçambique, actualmente o ensino vai em direcção a aquisição de competências, com vista a assegurar a formação profissional para todo moçambicano.

A democratização da educação actualmente conta com o envolvimento de vários intervenientes[1] no processo da avaliação que desempenham um papel fundamental na tomada de decisões.

A avaliação pode ser considerada como a chave para a materialização dos quatro pilares educacionais[2] no PEA uma vez que ela tem como pano de fundo regular, integrar o processo de ensino, garantindo a colecta sistemática de informações que permitam a tomada de decisões adequadas à promoção da qualidade das aprendizagens.

Mediante observações de aulas de geografia e experiencias tidas no âmbito das praticas pedagógicas no ensino secundário geral, verificou-se que a preocupação de grande parte dos professores não está em fazer conhecer a geografia na integra mas está no cumprimento de metas relativas a mediação total dos conteúdos programáticos.

A avaliação não tem sido considerada como um meio mas como um momento de atribuição de valores no final de unidades, trimestres, semestres e de período lectivo. Espera-se com a reflexão poder contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas moçambicanas a partir de uma abordagem mais significativa da avaliação.