Atualmente no ambiente escolar no setor de educação infantil encontramos diversas crianças com diversos níveis de desenvolvimento escolar, onde o educador deve procurar meios que todas crianças venham interagir com o que está sendo ministrado  e compreender o que está sendo passado, seja por meio de movimentos e brincadeiras, normalmente são as brincadeiras que deixam as crianças mais interagidas com o conteúdo e cria condição de que as mesmas venha desenvolver capacidade de entender os dois lados, a brincadeira e o conteúdo que está sendo passado por meio dela, assim despertando na criança a curiosidade e o levantamento de questões e hipóteses sobre o assunto, interagindo assim e socializando com a turma. Este uso de brincadeira e de materiais que motivem o aprendizado é totalmente livre para que o desenvolvimento da criança seja conquistado e livre. Com isso é de suma importância que o educador venha estar procurando o máximo de materiais variáveis para os alunos, apresentando assim diversidade em sua educação e na forma de aprendizagem, estimulando o aprendizado da criança e o seu raciocínio, ajudando a criança a avançar e construir a função desejada seja em português, ciência, matemática ou algo do gênero educacional.

A criança começa a aprender através do construir e reconstruir, ou seja, ela acompanha o educador executando a função e depois repete, e assim seu pensamento vai memorizando os passos e o aprendizado, assimilando e acomodando o que é correto e errado, Piaget chamava isso de sensório-motor que segundo ele vai do zero aos dois anos de idade, mas é onde se inicia o seu desenvolvimento e suas coordenações, diferenciando assim os objetos e assimilando com o seu pensamento. No decorrer que a criança cresce ela vai centralizando mais a questão do desenvolvimento, onde a mesma apresenta socialização em meio do aprendizado para aprender, através da fala, desenhos e gestos.

E o papel do educador nesse processo é totalmente interativo e decisivo para a criança continuar a progredir, pois as atitudes do professor e seu modo de ver cada aprendizado cada atividade são fatores determinantes para o aprendizado de a criança ser um sucesso ou um fracasso escolar, pois cada educador trabalha de um modo e com isso deve ter sempre o respeito, estimulo e autoestima entre todos, trabalhando assim a igualdade e levando o aluno a acreditar que é capaz de desenvolver determinada função e superar a dificuldade que achava ter.

Por isso o professor deve sempre procurar diversos métodos pedagógicos para que as crianças venham desenvolver cada vez mais seu aprendizado e serem livres para passar isso aos amigos, assim se sentindo capazes de aprender e ensinar ao outro. E através disso uma brincadeira que poderia ser sem proposito, o educador transforma uma brincadeira com proposito e aprendizado e as crianças podem expressar e aprender. O educador não ira trabalhar apenas com a forma de ensinar, mas com a forma de lidar com a expressão do aluno e o seu aprendizado, sendo livre e educador a brincadeira escolhida pelo educador no desenvolvimento de cada aluno para determinada matéria e assunto.

Rosana Barros