APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO PEDAGÓGICO DA INTERNET

    Antonio Marcos Foureaux Costa

 

       A compreensão que a metodologia deve ser modificada quando não atraente deve ser levada em conta antes de adotarmos meios tecnológicos como pressuposto de salvação da educação. Portanto potencializar demasiadamente meios tecnológicos como único caminho, seria menosprezar a contribuição do educador e sua capacidade de crescimento profissional por outros meios. Devemos utilizar a tecnologia da informação como alternativa eficiente e predominante na cultura atual. Valorizando a oportunidade de socialização através de sua abrangência.

       A internet é cada vez mais presente nos diversos meios de interação e na economia. Como a escola é parte integrante da sociedade e integra ao mesmo tempo diversas culturas que interagem no tempo escolar e no tempo educacional, é imprescindível que a utilizemos como ferramenta não apenas operacional, mas como ferramenta educativa e informacional. O que altera o comportamento motivacional dos alunos.

Desenvolvendo o aprender a pesquisar

       Com o excesso de informações transmitidas e direcionadas através da internet, é necessário estabelecer uma formação para o leitor que deve aprender a pesquisar, a selecionar e compreender as formas e formatos. Quais os sites seguros, por exemplo, em se tratando de uma pesquisa? Podemos utilizar todo e qualquer conteúdo de domínio público em haver nenhuma problemática em relação aos direitos autorais? Quais os lugares na grande rede podem fornecer subsídios de informações científicas ou culturais de qualidade? Essas são questões importantes do ponto de vista de análise do desenvolvimento da capacidade da seleção de informações pertinentes.

       Todo esse trabalho de respostas a essas questões envolve uma compreensão analítica e sistêmica muito forte, como habilidades de leituras de textos sem a característica linear, como hipertextos e outros, como as interações de vídeos, imagens e sons.

Desenvolvendo o aprender a publicar

       A internet se mostra uma ferramenta fácil de publicação de idéias, em qualquer tipo de conteúdo, vídeos, textos e fotografias, por exemplo, são usadas cotidianamente em páginas diversas. Mas, esse excesso de publicação acaba por quantificar projetos com e sem qualidade, pois há um excesso de publicações de pouca qualidade e de pouca importância. Por isso temos a necessidade diária na orientação de publicações entre nossos alunos de projetos de qualidade, acompanhando sempre que possível o trabalho digital proposto e executado, seja ele o mais simples ou complexo possível. Assim daremos mais credibilidade aos nossos projetos, daremos mais certeza da realização de uma autoria de qualidade, elevando a auto-estima dos alunos e o nome da instituição a qual prestamos serviços.

Desenvolvendo o aprender a comunicar digitalmente

       As redes sociais constituem-se na grande oportunidade de interação entre alunos e professores, instituições e projetos, o que pode ser feito em fóruns, páginas de relacionamento e tantos outros tipos. Essas ferramentas são criadas para a intensificação dos diálogos, a produção de conteúdos e divulgação de imagens. Cabe ao educador se aproximar desses recursos e utilizá-los de forma eficiente e condicionada à educação.

Referências

MORAES,Maria Candida; VALENTE,José Armando.Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. São Paulo: Npaulus,2008

 

KUHN,Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva,1962

 

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, 2002.

http://educacao-e-tecnologias.blogspot.com.br/2010/09/uso-pedagogico-da-internet.html . Acesso em 05/02/2014.

http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_42/educacao.html . Acesso em 05/02/2014.