É muito mais fácil aprendermos através de associação de imagens.

 

Por exemplo: antigamente, a maioria dos cursos de inglês usavam um método que na época eles achavam que era o melhor.

 

Esse método consiste em simplesmente escrever a palavra em português, e ao lado a palavra em inglês.

 

Dessa forma, eles acreditavam que as pessoas associavam mais fácil uma palavra à outra, e com isso, aprenderiam mais rápido.

 

Já foi constatado que as pessoas aprendem muito melhor quando associam palavras à imagens. É assim que nós aprendemos as coisas quando somos crianças.

 

Porém, a partir do momento que somos alfabetizados, a escola passa a nos ensinar as coisas de uma maneira diferente da associação de imagens, que é mais prática para a escola e mais difícil para nós.

 

Com isso, a cada ano que passa nosso nível de aprendizado diminui e a as escolas e universidades não fazem nada para mudar esta situação.

 

Um exemplo: um rapaz combinou se encontrar com sua namorada as duas horas. Ele disse que tinha uma surpresa para ela, que estava guardando há muito tempo (ele pretende ficar noivo dela). Portanto, ele precisa chegar pontualmente ao encontro nesse horário. Nessas condições, parece algo arriscado de não lembrar.

 

Porém, as coisas mudam quando ele começa a pensar em uma figura que liga os dos pedaços de informação. No caso acima, basta ele pensar estar com duas alianças as duas horas. Pronto, formou-se uma associação.

 

Outro caso bem simples de você entender é o de um aluno que precisa decorar o teorema de Pitágoras. Um método bem fácil para ele nunca mais esquecer é imaginar um triangulo com um quadrado do lado de cada cateto, e um quadrado maior no lado da hipotenusa.

 

Quanto mais associações com imagens você fizer, mais você ficará surpreso em como isso aumentará sua capacidade de memorização e aprendizado.

 

Se você realmente quer aprender, principalmente uma língua estrangeira, jamais se esqueça dessa técnica.

 

Quando lemos um livro, geralmente ele tem “palavras chaves”, nós associamos estas palavras chaves com um objeto ou imagem que nos faça lembrar aquele tópico.

 

Experimente, você não irá se arrepender.