APRENDIZADO CONSTANTE!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Seguimos firmes nos rumos de dois mil e vinte e quatro, entre altos e baixos, acertos e erros vamos levando a existência. Em cada dia, percebe-se a nossa pequenez frente a tantos acontecimentos, pois em muitos casos nos falta lucidez para compreendê-los.

Dentre tantos episódios que gostaria de comentar, ressalto do último domingo, quando foi celebrado o dia das mães. Na verdade, mesmo que essa seja uma data vinculada ao mundo comercial, ressalta-se a sua essência, ou seja, aquela que deve ser lembrada quanto ao aprendizado obtido por intermédio destas sagradas criaturas que geraram a vida e promoveram a nossa chegada neste mundo! 

Os filhos que não conseguem ter aprendizados com suas mães, não obterão verdadeiro sucesso. Ressaltando que não se trata de perfeição, dinheiro e nada relacionado com a materialidade. Cada um com sua história e particularidade terá algo para extrair em relação a sua mãe, esteja ela viva ou partido para outra dimensão espiritual!

Além desta questão relacionada com a mãe, também podemos obter aprendizado com as fatalidades da existência humana que trazem muitos ensinamentos. Por exemplo, a atual tragédia com os nossos irmãos gaúchos, levam-nos a ricas e profundas reflexões! A primeira delas diz respeito à importância da solidariedade! Fomos gerados para não viver em uma bolha, na verdade somos seres que necessitamos uns dos outros. Quanto aprendizado com o número de pessoas sendo solidárias e tendo bom coração com o povo do Rio Grande do Sul, apenas desejam ajudar os desabrigados!

A segunda diz respeito ao apego aos bens materiais! Obviamente são necessários e não conseguimos sobreviver sem eles, mas ao fazer deles a sua única esperança, faz com que a vida se torne extremamente catastrófico e sem sentido. Infelizmente, momentos como estes levam a se pensar no real significado do existir. Uma terceira dimensão leva a questionar a atitude de marginais que estão saqueando os locais desocupados e as inúmeras barbaridades que ocorrem nos pontos de abrigo!

Um quarto quesito, também considerado como absurdo são em referência quanto às divergências de grupos políticos, um atacando o outro, ou seja, quem está no poder e os fora do poder, demonstram as fúteis mazelas envolvendo nojentos e hipócritas interesses para alcançar vantagens particulares!

Assim, verifica-se a exigência do aprendizado na busca perfeição e da evolução! De que vale cobrar de autoridades, líderes religiosos, agremiações ligadas aos inúmeros segmentos sociais quando há indivíduos que não desejam mudar suas atitudes e nem querem apreender com as fatalidades da existência?

Fazem mais de dois mil anos que esteve em nosso meio um Ser repleto de luz, deixando muito aprendizado que deveria ser seguido ao pé da letra, mas, essa Criatura, linchada com morte em uma cruz. Sua doutrina e filosofia foram deturpadas pela ambição e poder relacionado com a religiosidade que dividiu a humanidade!

            Este Ser radiante chama-se Jesus Cristo, seus ensinamentos trouxeram importantíssimos aprendizados e, junto com a Terceira Revelação que o Espiritismo, em muito tem contribuído para o entendimento das grandes revelações deste grande Mestre!

            Não importa o nome de sua religião ou a porta de sua Igreja, bem como a denominação de sua fé, saiba que o fundamento de sua existência está na vontade e no discernimento de seu aprendizado constante, ou seja, em sua reforma intima e desejo em evoluir! Assim sendo, deseje, lute e concretize tudo que você vai apreendendo da melhor forma, independente de toda e qualquer religião.

            Reflita! Pratique e seja feliz!

            Até o próximo!