Aprendiz de Mistérios

Wanderson Boareto

 

No mundo antigo as escolas de mistério eram desejadas por todos os jovens idealistas, porém a entrada e iniciação nos mistérios dependia  de convite de um mestre, já que a busca por um perfil era necessário devido aos tempos difíceis que o mundo conhecido estava passando. Neste tempo, os oráculos eram consultados e os mestres extremamente respeitados pelo seu alto conhecimento intelectual e moral.

Na ilha de Samos situada a poucos quilômetros da costa asiática, no mar Egeu existia a famosa escola Pitagórica, que tinha por base os ensinamentos de seu fundador, Pitágoras, que adquiriu conhecimento em uma busca por várias partes do mundo como Egito, Grécia e Índia. Com a morte de Pitágoras a escola passou a ser dirigida ou presidida por um mestre que era eleito de dois em dois anos, e tinha o título de Venerável Mestre. Este presidente contava com ajuda administrativa de mais dois mestres que eram escolhidos por ele, e tinham o título de guardiões das luzes do mistério.

Vindo do Egito um homem idealista que tinha o conhecimento como paixão e sua única ambição era a sabedoria com formação em história, filosofia, oratória, retórica e antropologia, foi convidado a se iniciar nos mistérios desta sublime ordem que já existia a alguns séculos. O homem trabalhava como tutor de alguns jovens na Grécia, era especialista em formação humana e intelectual dos rapazes e devido a sua postura moral, tinha grande popularidade com seus alunos.

Confiante na irmandade da escola, e do seu grande mestre teve início, as suas instruções e sua formação como membro ativo da ordem. Devido a sua formação ser diferente dos membros da escola, logo foi rotulado. As outras escolas de mistério que seguia o mesmo princípio de iniciação perceberam a possível contribuição intelectual do homem para engrandecer ainda mais as suas oficinas, e o convidou para dar algumas palestras, mesmo sendo um simples aprendiz. Em uma destas escolas um grande mestre chamado Martan, conheceu o potencial do aprendiz e o convidou para fazer alguns estudos fora da escola.

Este mestre achava que o homem deveria subir nos graus filosóficos, e chegou a comentar com alguns membros de sua escola. Isso foi a  ruina deste aprendiz. Seu Venerável Mestre ao ser comunicado ficou extremamente irritado e decidiu acabar com os convites. E fez da pior maneira possível. Mandou recado oficial a todas as escolas proibindo o homem de discutir sobre qualquer tema. Obrigando o a calar. Porém, no silêncio também existe sabedoria e a Deusa Atenas o visitou em sonho e pediu para ele fazer três tarefas: a primeira estudar o dobro que ele já vinha estudando, a segunda de guardar em silencio sobre tudo que vinha aprendendo e a terceira submeter a todas as ordens de seus superiores na escola. Ao receber estas tarefas ele se dirigiu ao Oraculo de Delfos para ter orientação sobre as tarefas e sua conduta.

A Pitonisa o orientou a ser cauteloso e humilde no aprendizado e tudo que ele aprenderia deveria ser ensinado através de sua vida fora da escola e não com palavras e sim com exemplos de sua vida cotidiana. O fim desta história só o tempo revelara.