UNIVERSIDADE PARANAENSE ? UNIPAR






Projeto Interdisciplinar
Aprender brincando







CASCAVEL ? PARANÁ
2004

















I IDENTIFICAÇÃO

Este projeto será desenvolvido com os alunos de 3ª série, da Escola Municipal Michalina K Sochodolak, sito a rua Jorge Lacerda, 1420, bairro Claudete na cidade de Cascavel ? PR., dias 20, 21 e 23 de setembro de 2004, na Brinquedoteca e em uma sala de aula da Unipar.
As atividades a serem desenvolvidas nesse projeto, estarão envolvendo conhecimentos das disciplinas dessa serie, de maneira prazerosa e interessante, como forma de resgatar e contribuir com a aprendizagem das crianças. Serão trabalhadas com as disciplinas de matemática, português e ciências.







II TÍTULO: Aprender brincando

III CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE

Trata-se de uma escola publica municipal, onde as turmas são compostas de 25 a 35 alunos. Estes alunos são moradores do bairro e de bairros vizinhos, sendo a grande maioria de famílias menos favorecidas.
Para a realização deste projeto, as acadêmicas irão a escola e juntamente com a professora regente de turma acompanharão os alunos até a Unipar. Para isso, os alunos anteriormente deverão trazer assinados, pela mãe ou responsável, uma autorização para a participação do projeto.

IV JUSTIFICATIVA

Este projeto destina-se a cumprir mais uma etapa das aulas práticas de estágio, integrando as acadêmicas ao ambiente escolar, propiciando o desenvolvimento da teoria na prática, bem como, resgatar a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos desenvolvidos ao longo do ano escolar, de forma interdisciplinar e diferente, envolvendo os alunos com muita diversão e aprendizagem.



V OBJETIVOS

Objetivo Geral

Retomar os conteúdos trabalhados nas varias disciplinas, relembrando e melhorando o desempenho dos alunos, de maneira agradável e sem a cobrança de forma avaliativa.

Objetivos específicos

? Proporcionar momentos diferentes de interação saudável e dinâmica entre os alunos nas diversas atividades desenvolvidas nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;
? Trabalhar o lúdico, coordenação motora, criação de textos, poemas, jogos e brincadeiras, interação social e raciocínio cognitivo, de maneira concreta e criativa;
? Desenvolver a capacidade criadora e perceptiva;
? Ensinar aspectos importantes sobre higiene e limpeza;
? Desenvolver a expressão oral e a iniciativa para a participação de atividades;
? Provocar o raciocínio, na resolução rápida das questões;
? Divertir de forma educativa.

VI MEDIAÇÃO

Para alcançar os objetivos propostos, serão trabalhadas, questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Os conteúdos que farão parte desse projeto foram trabalhados anteriormente, pelas professoras das turmas, de maneira que as crianças estarão aptas a desenvolve-las sem maiores problemas.
O projeto Brincar é Aprender, será realizado nas tardes dos dias 20, 21 e 23 de setembro de 2004, pelas acadêmicas do terceiro ano, do curso de Pedagogia, noturno, da Unipar.
Cada dia será trabalhado uma disciplina, no dia 20 Matemática, dia 21 Português e 23 ciências. Metade da turma fica na brinquedoteca e a outra metade em uma sala de aula. Em ambos lugares estarão sendo trabalhados assuntos pertinentes a matérias anteriormente citadas. Os alunos ficarão até o intervalo em um ambiente e após trocam para o outro, de maneira que todos passem pela brinquedoteca e pela sala de aula.

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA


Brinquedoteca ? Adição e Subtração

Os alunos terão de livre escolha as atividades, brincadeiras ou jogos que queiram participar, cabendo as acadêmicas a orientação para que brinquem em varias atividades diferentes.

? Material Dourado: será utilizado para explicar e conceito de adição e subtração, através de demonstração e manuseio.
? Escala de Cuisenaire: será utilizado para explicar e conceito de adição e subtração, através de demonstração e manuseio.
? Amarelinha: No chão será colocada uma amarelinha desenhada em um TNT. Participarão da atividade dois alunos de cada vez. Cada um veste um avental com pedrinhas dentro do bolso. Os alunos devem iniciar a brincadeira jogando uma pedrinha no local que indica o numero um, se ele acertar ele pula com um pé só até o CÈU e volta até o local onde está a pedrinha, neste terá uma tarefa a ser desenvolvida, se ele acertar pega na caixinha uma prenda que indicara a posição que ele deve ficar, andar para frente ou para traz. Vence a atividade quem consegue chegar com a pedrinha no CÈU e retornar ou inicio por primeiro.
? Caracol: O aluno anda pelo caracol de acordo com o numero proposto na atividade que ele desenvolve corretamente, ou seja, se ele acerta ele anda para frente e se ele erra ele volta para traz. O aluno que chegar ao centro do caracol e retornar ao inicio vence a brincadeira.
? Memória: Estarão dispostos em cima das mesas jogos de memória compostos de operações e respostas, e uma folha de papel em branco. Os alunos devem viras duas placas de cada vez, as placas devem corresponder a operações e respostas, mas o aluno deve desenvolver a operação no papel para provar a resposta correta. Joga uma vez de cada um, quem acerta fica com as placas, e vence aquele que acumular o maior numero de placas.
? Boliche: Com a distancia de aproximadamente cinco metros de uma linha inicial, serão colocados pinos de boliche. Cada pino tem uma operação a ser desenvolvida. Os alunos arremessam uma bola, os pinos que ele derrubar, deverão desenvolver a operação, se o resultado for correto, marcam pontos de acordo com o numero do resultado. Este jogo deve ser em equipe, vencendo aquela que acumular o maior numero de pontos.
? Dominó: Nas marcações de um dominó tradicional, possui operações e resultados, os alunos devem montar o dominó de acordo com as operações e resultados. Esta atividade pode ser desenvolvida em até quatro participantes. Cada aluno recebe um numero de peças, que deverá colocar no jogo em ordem estipulada pelo grupo. Quando não tiver a peça para colocar, pesca ou passa a vez. Vence quem conseguir colocar todas as pecas no jogo.
? Jogo da Argola: Em uma placa, estão fixados cilindros com operações diversas. Os alunos devem arremessar um Argos, encaixando-as nos cilindros. Em cada cilindro tem uma operação, aquele que o aluno acertar ele desenvolve a operação. Marca pontos a operação correta e vence quem marcar o maior numero de acertos.
? Brincando com os números: O jogo é constituído por uma ampulheta, um dado, quatro peões e um tabuleiro, composto por um caminho cheio de números, com inicio e chegada. O jogador avançará no caminho a quantia que o dado determinar. O jogador deverá somar o número do dado com o número da casinha que ele parou. Neste momento a ampulheta é virada... para marcar o tempo; o jogador deve descobrir diferentes maneiras de formar o número somado anteriormente e mostrar no papel. O jogador que tiver o maior número de contas certas no papel é o vencedor, e não quem chegar primeiro ao final do caminho.


Sala de aula - Multiplicação e Divisão

? Para ensinar o conceito de multiplicação serão utilizados canudinhos de plástico da seguinte forma: dividir os alunos, formando grupos de três elementos; distribuir cem canudinhos para cada grupo; explicar o conceito; serão passadas no quadro várias operações para que os alunos realmente entendam o conceito.
? Para ensinar o conceito de divisão serão utilizados canudinhos de plástico da seguinte forma: dividir os alunos, formando grupos de três elementos; distribuir cem canudinhos para cada grupo; explicar o conceito; serão passadas no quadro várias operações, com e sem sobra, para que os alunos realmente entendam o conceito.

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS

Brinquedoteca ? A importância da água

? Será apresentado aos alunos um teatro de fantoches, confeccionados pelas acadêmicas, representando gotas de água. Será destacada de maneira lúdica a importância da água, sua utilidade, seus estados e como fazer para preserva-la. Após a apresentação do teatro, serão discutidos os assuntos apresentados no teatro.

Sala de aula ? Higiene e Saúde

? Formar um grande circulo e iniciar uma conversação com os alunos sobre a higiene, onde todos serão convidados a falar sobre como realizam seus cuidados de higiene; será apresentada uma historia através de teatro de fantoche sobre a higiene bucal, com material confeccionado pelas acadêmicas; os alunos confeccionarão cartazes com recortes de revistas, panfletos e jornais que representam higiene e saúde; logo em seguida será abordada a importância da água, enfatizando a necessidade e tomar banho; para finalizar serão dispostos quebra-cabeças sobre higiene, para que os alunos aprendam brincando.

ATIVIDADES DE PORTUGUÊS

Brinquedoteca ? Brincar aprendendo português

? Boliche das sílabas: nos pinos de boliche terão varias sílabas, os alunos deverão arremessar uma bola, com os pinos que eles derrubarem deverão formar palavras.
? Quebra-cabeça: os alunos serão divididos em grupos com quatro elementos, que receberão quebra-cabeças compostos por figuras e letras que formarão a palavras indicadas pela figura.
? Jogo de memória: Estarão dispostos em cima das mesas jogos de memória compostos de figuras e palavras. Os alunos devem viras duas placas de cada vez, as placas devem corresponder figuras e palavras. Joga um de cada vez, quando a nas placas a figura corresponder à palavra o jogador fica com elas e quando não corresponder devolve no lugar.Vence aquele que acumular o maior numero de placas.


Sala de aula ? Trabalhando com poemas

? Dividir a turma em cinco grupos, cada grupo recebe um envelope que contém o poema "O caracol viajante", recortado frase por frase; cada grupo deve montar o poema usando a criatividade (montar varias vezes, de maneira que cada integrante do grupo monte uma vez); em seguida os grupos fazem a leitura oral da maneira que montaram o poema; trabalhar as rimas do poema; após todos os grupos apresentarem o professor lê o original para comprovar que há varias maneiras de se enfocar o mesmo tema; ilustras o poema da seguinte forma: distribuir para cada aluno quadrados feitos de cartolina, cada quadrado terá uma frase do poema de forma que cada aluno tenha o poema completo; ilustrar cada frase, desenhando dentro dos quadrados; mostrar o poema utilizando-se deste material; distribuir um envelope para cada aluno guardar seu poema ilustrado.