Aprendendo com o movimento

 

Rejane Teixeira da Silva Barbosa[1]

 

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo estimular o desenvolvimento das habilidades básicas da criança em todos os níveis da educação infantil. Considerando que enquanto brinca a criança cresce intelectualmente e desenvolve, dentre outros fatores a coordenação motora, assim as brincadeiras primordiais para o desenvolvimento da criança. Também a partir do exposto, concluiu-se que o contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo do conhecimento pedagógico contribuem para tal desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE:Coordenação motora, Ludicidade, Ação Pedagógica.

 

1 INTRODUÇÃO

 

              A coordenação motora tornou-se um assunto que tem conquistado espaço nas instituições infantisdevido ser uma maneira de aprender e desenvolver a mobilidade da criança. Sendo assim, a escolha da temática está vinculada aoespaço lúdico e diretamente a construção do conhecimento. Portanto, trabalhar a fim de desenvolver a coordenação motora da criança, pode ser um elemento transformador na sala de aula e para a vida tanto intelectual como também física da criança.

              Pautados nos questionamentos do aprender e se desenvolver através de brincadeiras pedagógicas, buscou-se direcionar o olhar paraatividades de movimento a fim de ampliar a visão de que o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado com o prazer em brincar. Diante disso, as atividades de coordenação motora tendema melhorar o desempenho da criança e o seu dinamismo, tornando a sua aprendizagem mais agradável e feliz.

              Seguindo uma análise a respeito do processo de ensino com base no desenvolvimento da coordenação motora na Educação Infantil, estima-se que, o ambiente escolar possa ter espaços para descobertas e desenvolvimento de habilidades, e que permita acriança viver mais amplamente, dentro de todas as dimensões intelectuais, sensoriais, gestuais e expressivas.

              Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica respaldando o conteúdo teórico em pesquisa de estudiosos que realizaram trabalhos com a finalidade de demonstrar sua relevância, dentre eles, Almeida (1995)[2], Oliveira (1990)[3], Santos (1987)[4], entre outros.        O presente artigo será apresentado em um tópico: atividades facilitadoras, a fim de proporcionar uma melhor reflexão sobre a utilização de atividades que contribuam para o desenvolvimento amplo da criança.

 

1.1. ATIVIDADES FACILITADORAS

 

              As atividades que contribuem para uma melhor visão de mundo a partir da ludicidade devem estar constantemente presentes no cotidiano infantil.

              Portanto, as propostas de desenvolvimento da coordenação motora surgem desde a implantação dos primeiros momentos da criança na escola e acabam se estendendo por toda a infância.

              Considerando também, que o jogo faz parte desse desenvolvimento e é uma necessidade, Oliveira (1990), afirma que as atividades lúdicas devem estar incluídas nessa etapa de desenvolvimento. Éde suma importância que a criança tenha momentos para brincadeiras e tenha liberdade para isso, e é nesse momento que ela escolhe com o que vai brincar e para tanto se faz necessário que se tenha brinquedos disponíveis e que envolvam o imaginário da criança.

              Nesse contexto, é imprescindível que a escola tenhauma tarefa muito importanteno que se refere à prática pedagógica e o desenvolvimento da coordenação motora através de recursos pedagógicoscomo jogos, brinquedos e brincadeirascomo forma de desenvolvimento integral da criança.

              Portanto, a criança se movimenta se diverte e explora objetos ao mesmo tempo em que desenvolve suas habilidades e conhecimentos. Assim, diante dessaquestão Almeida (1995, p. 38) afirma que:

 

A escola representa para a criança, a essência de sua formação. Nela o aluno se educa e incorpora conhecimentos novos. As atividades lúdicas, nessa pratica educativa torna-se atividades sérias que auxiliam, enriquecem a incorporação desses conhecimentos sem fazê-las buscar esse conhecimento.

 

              Sendo assim, o trabalho pedagógico influencia diretamente na formação da criança e permite através de atividades que o indivíduo controle os movimentos do seu próprio corpo.

              Torna-se necessário então, a compreensão sob a importância de se trabalhar a coordenação motora da criança e incentivaro movimento no ambiente escolar, garantindo oportunidades para que a criança se movimente e se desenvolva.

 

2.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

              Nas instituições, é possível o professor trabalhar de forma que se desenvolva a coordenação motora, visando à apropriação do conhecimento por parte do aluno. Os resultados serão obtidos tanto no domínio do comportamento físico e motor quanto cognitivo.

              Assim, a ação pedagógica nosleva a pensar a experiência pedagógicaque propomos aos alunos e a pratica que se precisa oportunizar.Assim, é necessárioperceber a necessidade de novas atividades que objetivem desenvolver a coordenação motora de forma produtiva.

              Portanto conclui-se que o educadorprecisa adquirir certa postura em relação ao objetivo prioritário de proporcionar aos alunos um desenvolvimento amplo e integral com competências e qualidade frente ànecessidade da criança, sendo necessário rever as atividades se for o caso, pois é nos primeiros anos que ela começa a obter habilidades que contribuirão para o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - Técnicas e jogos Pedagógicos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Loiola, 1995.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação infantil: muitos olhares. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1990.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1997.

             

 

 

[1]Especialização em Alfabetização pela Universidade Cidade de São Paulo. São Paulo- SP, Brasil. E-mail do autor:[email protected]

[2]ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - Técnicas e jogos Pedagógicos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Loiola, 1995.

[3]OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação infantil: muitos olhares. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1990.

[4]SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. 3ª ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 1997