APRENDENDO COM MATERIAL DESCARTÁVEL

 

Cleidiane De Almeida Macedo Arruda.

Graduada em pedagogia — UNEMAT

Pós-graduada em psicopedagogia Clínica e Institucional— FAMA

 

Introdução 

 

Atualmente o tema Meio Ambiente tem sido muito discutido, devido às alterações climáticas, de acordo com estudos científicos, o Meio Ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera. Também fazem parte do meio ambiente os recursos naturais, como a água e o ar e os fenômenos físicos do clima, como energia, radiação, descarga elétrica e magnetismo.

Diante da composição do Meio Ambiente pode-se afirmar que os materiais descartáveis, muito deles são jogados no lixo e muitas vezes são encontrados no meio ambiente.

Para melhor entendimento, o material descartável é um produto concebido para prazo curto de uso, em vez de médio e longo prazo de durabilidade, a maioria dos produtos descartáveis é destinada apenas para uma utilização. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Descart%C3%A1vel). 26 05 2022.

Diante disso, observamos que a nossa proposta tem intuito de desenvolver nas nossas crianças, momentos de reflexão e momentos de construção de materiais pedagógicos, bem como alternativas de proteger o nosso meio ambiente.

Já a sustentabilidade tem como pilares três elementos: meio ambiente impacto social e economia. Por isso, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os 2 primeiros elementos. O uso de objetos descartáveis é uma ótima opção para preservar o ambiente. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Descart%C3%A1vel). 26 05 2022.

Podemos afirmar que através das atividades relacionadas à Educação Ambiental, os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes podem ser desenvolvidas e iniciadas na educação infantil.

Segundo a lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.

Art. 10 º. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.

As crianças desde muito cedo, podem desenvolver competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem como o professor desenvolver atividades pedagógicas reflexivas junto aos alunos, sobre como contribuir para a proteção dos recursos naturais, de forma lúdica, com possibilidades de aprendizagem significativa para formação cidadãs dos pequeninos.

Palavras chave: material descartável, meio ambiente, aprendizagem e escola.

.Justificativas 

O presente projeto tem como finalidade envolver as crianças do pré II, do CEI Prefeito Gercino Rodrigues de Souza com início no mês de junho e a conclusão estará prevista no mês de setembro.

As atividades desenvolvidas erão como embasamento os campos de aprendizagem – O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – são o foco da aprendizagem.

 

A educação ambiental na educação infantil acontece de forma bem simplificada e aparentemente, o educador sem uma alternativa melhor de trabalho para mobilizar a consciência de responsáveis através dos trabalhos que fazem com os alunos, pois é através das crianças que pensamos em atingir os adultos. Então, a saída para que compreendam o trabalho é a corrida pela reciclagem que parece ser a tábua salvadora da redução da poluição e lixo na cidade. (https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/educacao-ambiental-aplicada acesso 26 05 2022.)

 

Diante disso, pode-se observar que a escola tem um papel fundamental na vida social da na vida de toda sociedade, sendo assim, a educação infantil, tem possibilitado desde cedo desenvolver projetos ou propostas que visam reflexão e uso consciente dos materiais descartáveis para a conservação do nosso meio ambiente.

Objetivo Geral 

Oportunizar os alunos a desenvolverem suas habilidades criativas, criar e aprimorar o senso crítico, mediante a análise do material, (embalagens, recipientes, etc.) que são adquiridos e jogados fora.

 

Objetivos específicos

Distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaproveitados;

Demostrar a importância do aproveitamento das embalagens de produtos trazidos industrializados;

Reaproveitar embalagens trazida de casa para desenvolver a produção sobre a metamorfose da borboleta;  

Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente;

Conhecer e perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente;

 

Metodologia

A proposta inicialmente terá como temática o Meio Ambiente, coleta seletiva, produção com uso de material descartável, com garrafas PET, embalagem de ovos, rolo de papel higiênico, produção de mudas trazidas pelas crianças com intuito de conhecer o processo de produção de algumas plantas para mostra das mesmas na comunidade escolar. Além da proposta acima, será realizada atividades como contação de história, sequencia de atividades confecção painel de fotos dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças.

 

Recursos

Tinta guache, material descartável, massa de modelar, argila, pincéis, cola branca, giz de cera, cartolina e etc.

 

Avaliação

A avaliação far-se-á mediante o acompanhamento e registro, cujo objetivo principal é a observação do desenvolvimento dos processos de aprendizagem das crianças com a participação e descobertas, seus interesses, suas formas de solucionar situações-problemas entre outros, sem o objetivo de promoção.

 

Fontes bibliográficas

 

CUNHA, Angélica Rangel do Nascimento. A educação ambiental aplicada na educação infantil: um estudo sobre o trabalho realizado em uma escola de educação infantil da cidade do Rio de Janeiro. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 03, Vol. 07, pp. 145-159. Março de 2019. ISSN: 2448-0959. Acesso 26 05 2022.

 

http://upciclagem.com.br/como-fazer-uma-horta-com-restos-de-vegetais-1/ 31 05 2022.

 

https://ceed.rs.gov.br/guia-de-implementacao-dos-curriculos-alinhados-a-bncc-para-educacao-infantil-e-ensino-fundamental 31 05 2022.

 

https://www.todamateria.com.br/educacao-ambiental/ 31 05 2022