APRENDENDO A ESTUDAR DE FORMA DIFERENTE!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Fazem muitos anos que em cada início de ano escolar, dedico um pequeno texto reflexivo a respeito do começo das aulas. Em 2021, assim como no ano passado, vivenciamos uma pandemia do covid-19. As equipes dirigentes da educação, juntamente com os professores que estão na linha de frente deste cenário, além de terem a expectativa, assim como os alunos e pais, estão apreensivos quanto aos impactos deste retorno.

Nas discussões e estudos feitos no final do ano anterior e no início deste, chegou-se à conclusão que em todo o Brasil, as aulas retornariam, mas devendo ser ministradas de forma hibrida, ou seja, parte dela sendo presencial e a outra na forma remota (virtual), onde devem ser seguidos os protocolos definidos para a volta com segurança às aulas.

Em 2020, tivemos um grande aprendizado: professores e alunos foram levados a aprender e se envolver com os estudos de forma diferente. Particularmente para este que vos escreve, no ano passado foi um tempo de enorme aprendizado e, isto foi em vários sentidos: não tendo o aluno presencialmente, tendo que trabalhar em casa e, principalmente buscando os elementos certos para poder instigar e fomentar nos alunos a vontade de permanecer estudando, e que estes não fossem derrotados pelo desânimo, mas acreditassem em seus sonhos e em seus estudos.

Essa não foi tarefa fácil. Muitos imaginam que pelo fato de o professor ficar em casa não foi preciso trabalhar, grande engano, pois para quem tem garra e determinação em sua profissão, o ano passado foi trabalho dobrado para os professores! Além de ser um desafio para os alunos, estes também tiveram que se adequar a nova forma de estudar! No ritmo que vemos, este ano não será diferente, portanto, caros leitores, tanto alunos, como seus pais e professores devem conscientizar-se da necessidade do aprender a estudar de forma diferente daquela que estavam acostumados. Essa dimensão é importante e poderá levar o Brasil ao topo da intelectualidade ou ao patamar do abismo.

Que os envolvidos no processo do ensino aprendizagem tenham esforço e compromisso para estudar numa forma diferente, assim haverá avanço no quesito conhecimento e na busca pela sabedoria. Este não é momento de divisão, radicalismo e muito menos de medir forças, afinal o que se encontra em jogo é toda uma nação, com milhões de criatura que acreditam no estudo, no conhecimento e na vontade de vencer nesta vida, tendo a escola como o seu grande trampolim.

Bem-vindo o ano escolar de 2021.

Pense nisto! Até o próximo!