Varejista. Várias empresas são conhecidas no mercado pela prática de preço utilizada ou reconhecidas pelo valor agregado existente.
Sua empresa é conhecida ou reconhecida?
Quando uma empresa investe suas forças no quesito preço, ela tende a ser conhecida no mercado como uma empresa que vende barato, aquela que tem o melhor preço.
Quando uma empresa investe suas forcas no quesito atendimento e qualidade no que faz, ela tende a ser reconhecida no mercado como uma empresa de valor.
Qual diferença isso faz? Não é que o correto seja trabalhar somente preço ou somente valor, o importante é balancear os dois buscando uma maior rentabilidade para o comércio.
O artigo Preço, valor e significado, escrito por Mario Persona comenta sobre esses pontos: "(...) Foi muito estranho encontrar meu nome no índice de um livro. Em capas eu já vi, pois eu mesmo escrevi, mas é a primeira vez que me vejo em livro alheio. Comprei na hora e nem liguei para o preço. Quanto? Oitenta e poucos reais. Caro? Nem um pouco. Para ver meu caso nele eu pagaria cem ou mais.

Existem coisas que não têm preço, não importa se você vai pagar com aquele cartão ou não. São coisas que têm um significado que lhes confere valor. Veja aquela sua caixa de lembranças pessoais. Tem coisa ali que eu não iria querer nem se você me pagasse. No entanto você não as vende por dinheiro algum, ainda que seja uma foto amarelada, um papel de bala ou o que sobrou de uma pétala de flor.

As coisas só têm valor quando carregam um significado, por isso se você quiser criar valor para algo é preciso que crie também um significado. Preço é uma coisa, valor é outra. Tem gente que passa um ano inteiro pagando a fantasia de carnaval que vai usar uma vez, mas acha cara a cueca que paga uma vez para usar o ano inteiro. Falta a esta um significado.

Às vezes o preço ajuda a criar significado e valor. Tem gente que adora contar quanto pagou pelo que comprou, por achar que isso significa status. Para alguns pode significar que o amigo é rico, mas para outros, que é novo rico e metido a besta. Os significados podem variar, e o valor atribuído às coisas e pessoas também.

Lembro-me de um amigo de meu pai que levou uma carta de recomendação de um político em sua entrevista de emprego, só para impressionar. Se dependesse da competência, o sujeito teria sido empregado. Por causa da carta, não foi. Para o empregador, aquele político não valia nada. (...)".
2011 está chegando, balancear e calibrar o preço e o valor que sua empresa oferece para o mercado pode lhe render bons resultados. Pensem nisso. (Junior Faj, consultoria & palestra, www.juniorfaj.com) (Adquiram o livro VAREJO EXPERIENCIAL na Siciliano ou pelo site www.juniorfaj.com)