Coqueluche dos amantes de smartphonesm que tem em todas as suas diversas funcionalidades, a razão de ser, estão apreensivos. A Apple está proibida de usar o consagrado nome de seu aparelho no Brasil. Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a empresa que detém os direitos sobre o nome é a gradiente, que registrou o nome em 2008. Quem quiser um IPhone terá de comprar como produtos importados, já que a restrição é apenas no país. Segundo o INPI, a Gradiente pode processar a Apple por usar um nome que não é seu de direito. E o que fez o assunto vir à tona foi o lançamento do Gradiente IPhone, que carrega em si o peso de ter o mesmo nome de uma mega sucesso mundial. Essa é uma problemática a ser resolvida pela Apple no Brasil, já que neste mês de dezembro ela acabara de lançar o seu modelo número 5.

Caminho do acordo pode ser a solução

Alguns ocorridos já permeiam a vida da Apple pelo mundo. A empresa quando começou a importar dos EUAo seu Ipad, teve de buscar uma saída, já que no país o nome já pertencia a outra empresa. No Brasil, pessoas ligadas ao INPI disseram que esta é a melhor solução e que a empresa norte-americana sabe dos riscos que correr. A Grandiente entrou com o pedido de patente em 2002, e até teve problemas no registro por já ter registrado anteriormente o nome “aiphone”. Um embate jurídico poderia se configurar a qualquer momento, mas segundo Cesar Peduti Filho, especialista em propriedade intelectual “uma coisa é ter direito, outra é fazer valer ele”.

Grandiente Iphone roda com Android

Pode parecer uma espécie de provocação, mas o IPhone da Gradiente roda com o aplicativo antagônico ao IOs da Apple. O aparelho foi lançado ontem, dia 18 de dezembro e no foco da polêmica, é bom esperar para saber se essa história será válida para o novo aparelho ou não. Quem quiser continuar com o IPhone original, comprar na amazon uma versão americana, pode ser a solução.