Nos dias de hoje, teoricamente não deveria haver dificuldade em encontrar material didático para estudo de violão. A bem da verdade, há muito material por aí, online, em formato PDF e assim por diante. 

O que não há, ou há muito pouco, é conteúdo planejado, dirigido. 

Eu venho produzindo apostilas com conteúdo relevante e de alta qualidade há alguns anos. Com minha experiência no site Acordes de violão, reuni informações sobre as necessidades de iniciantes e intermediários no estudo de violão popular, criando assim apostilas em linguagem simples e acessível, de fácil compreensão, cujo conteúdo tem beneficiando a centenas de estudantes de violão. 

Algumas dicas de violão

  1. Aprenda a tocar violão – Parece óbvio. E é mesmo. Antes de sair por aí dizendo que saber tocar violão, aprenda. Tenha certeza de que sabe pelo menos o básico. E com firmeza.
  2. Tocar primeiro, teoria depois – É isso mesmo. Não que você simplesmente encoste a teoria de lado. Teoria é necessário. Tanto é que eu escrevo sobre teoria. Mas primeiro você deve aprender a tocar violão mesmo. Na prática. Você e o instrumento.
  3. Fechar a boca – Se você está começando, esqueça sua maravilhosa voz e toque violão. Treine violão. Não queira cantar, tocar, solar… fazer tudo de uma só vez.
  4. Treine diariamente – Nem que sejam apenas quinze minutos por dia, mas treine. Não fique uma semana parado para depois tocar violão o final de semana todo.
  5. Siga em frente – Já sabe o básico? Não pare. Vá um pouco mais adiante. Informe-se, estude. Não fique estagnado.
  6. Crie intimidade – Conheça seu instrumento. Tem gente que diz que toca violão e pede a outros para trocar as cordas e – pasme! – afinar o violão. Aprenda a trocar cordas, afinar e regular seu violão.
  7. Não tenha medo – Pessoas e situações podem intimidar a gente, fazer com que fiquemos com medo, inseguros, acabando por achar que jamais chegaremos lá. Esqueça isso. Pratique e siga em frente. Não dê ouvidos a pessimistas.
  8. Separe o joio do trigo – Há muita informação por aí. Algumas boas, outras nem tanto e muitas que não servem nem pra lata do lixo. Saiba separar (e usar) o que presta e o que não vale nada.
  9. Encare a briga – Não seja um eterno estudante. Uma vez que tenha certeza de que pode, procure participar de eventos, mostrar teu trabalho. Ingresse numa banda ou monte uma. Componha suas próprias músicas. Apresente-se em locais apropriados. Toque na igreja. Faça algo.
  10. Crie um estilo – Imitar os outros no começo é quase inevitável. Mas com o tempo, você deve achar seu próprio caminho. Tocar violão do seu jeito. Colocar sua marca no jeito de tocar. Busque seu estilo. Está dentro de você…

Estas são apenas algumas das dicas que você pode obter em meu novo site Apostila de violão. Através de uma simples e rápida inscrição, você recebe informações detalhadas de minhas apostilas e cursos em seu email, além de aulas e dicas grátis. 

 Veja alguns dos tópicos abordados em minhas apostilas:

  • Notas musicais no braço do violão
  • Características do braço do violão
  • Escalas
  • Formação de acordes
  • Campo harmônico
  • Solos e melodias
  • Diagramas de acordes no violão
  • Cifras
  • Compasso

 E muito mais. Receba maiores informações no site Apostila de violão