Apresentação

Se preparar para competições de matemática não é uma tarefa fácil, os problemas são mais desafiadores e totalmente diferentes dos exercícios vistos em sala de aula, sem falar que, até para o professor que pensa em inserir problemas olímpicos em suas aulas, se torna uma tarefa complicada, pois terá que fazer investigações de problemas e resolve-las para inserir em suas aulas, e isso leva um tempo.

Na preparação de alunos para competições, utilizamos as provas de edições anteriores,o que é uma boa ideia, pois o aluno vai compreendendo a sistemática da competição. Porém ter um banco temático, nos auxilia focar em tópicos e conhecer características comuns em problemas de diversas competições, e não apenas de uma em especial, pois a ideia é nos preparar para competições e não apenas uma.

Na matemática, a melhor maneira de se preparar é praticando, resolvendo problemas, conhecendo padrões e com isso, desenvolvendo nossas criatividade, o que é muito importante para competições em matemática, o pensamento criativo, fugir do pensamento coletivo.

Sendo assim, esse é o primeiro dos bancos de questões, temáticos que organizo, nele encontramos problemas da OBMEP, Canguru de Matemática entre outras competições, para que possamos nos preparar e trabalhar com nossos alunos, sendo mais fácil encontrar os problemas filtrados.