Economia nunca é demais. Com tantas opções de planos nas operadoras de celular é comum o cliente se enrolar e acabando com uma conta maior do que esperava no final do mês.

Um dos grandes vilões atuais dos pacotes de planos são as mensagens para celular. As operadoras já perceberam que muitos usuários enviam mais torpedos do que falam e o que era barato antes pode sair caro hoje.

Por isso todos estão buscando meios de economizar, principalmente nesse quesito. Uma boa opção são aplicativos feitos os smartphones que permitem o envio de sms grátis para outros usuários que tenham os mesmos aplicativos instalados.

Aplicativos para iPhone, BlackBerry e outros celulares que operam com sistemas operacionais com Android, Symbian ou Windows contam com algumas opções bem interessantes.

Entre os recursos mais alardeados desses aplicativos estão a possibilidade de enviar gratuitamente torpedo sms e ligações e chamadas de voz via Wi-Fi e 3G. Destacamos três desses aplicativos para que você escolha o que mais se encaixa nas suas necessidades. Você também pode ter todos eles instalados no seu aparelho celular, já que entre eles apenas o WhatsApp é cobrado.

WhatsApp – O aplicativo permite o envio de mensagens gratuitas de texto (SMS) e vídeo (MMS), além de envio de notas de voz, vídeos e imagens. É possível mandar mensagens em grupo para até dez contatos. Atenção, o botão para fazer ligações é apenas um atalho. As chamadas são cobradas normalmente. Um fator contrário é que ele é cobrado: 0,99 dólares para iPhone, grátis para outros sistemas, mas depois de um ano de uso há uma taxa de 1,99 dólares ao ano para usá-lo. Para iPhone, BlackBerry, Symbian, Windows Phone e Android.

Viber – O aplicativo permite ligações gratuitas (via Wi-Fi) e mensagens de texto (SMS) grátis entre usuários que tenham o aplicativo. Basta fazer a instalação do aplicativo para que ele reconheça automaticamente seus contatos que já tenham o Viber instalado. Como desvantagem, ele não permite mensagens em grupo e qualidade das ligações é boa em Wi-Fi, mas deixa a desejar nas rede 3G. Mas isso pode ser melhorado pelo desenvolvedor. Para iPhone, Android e BlackBerry.

Tikl – O Tikl é o único dos três em português. Ele funciona como uma espécie de walkie-talkie digital, basta clicar no botão central. A comunicação é feita apenas entre os contatos adicionados a partir da lista de amigos do Facebook. Como opera em Wi-Fi ou 3G, não tem limite de distância para falar. Porém, o serviço que permite adicionar contatos da agenda telefônica do celular não funciona no Brasil. Para iPhone e Android.