Categoria: Em andamento
Autores: João Vitor Micheletto e Andre Luis Lopes

1. RESUMO 

O aplicativo para celular visa se conectar com o sistema de gestão da empresa e deixar o setor responsável pelas vendas cientes de quantas embalagens se tem disponível em estoque.

Para o uso e a quantidade que será necessária no próximo mês, assim tendo um maior controle sem precisar estar conectado a todas funções diretamente no sistema de gestão da empresa, assegurando que nenhuma informação ou função seja alterada, e assim aumentando a confiança na tomada de decisão. 

Seu desenvolvimento será realizado no Android Studio, que já possui as ferramentas básicas necessárias para sua realização com um banco de dados integrado.

2. INTRODUÇÃO 

Em 25 de fevereiro de 2020, o Brasil confirmou seu primeiro caso do novo coronavírus que atingiu o mundo. As orientações foram manter distância de pelo menos um metro e meio entre as pessoas em público e evitar abraços, beijos, apertos de mão ou qualquer outro meio de contato físico em eventos sociais devido ao alto índice de transmissão do vírus, segundo a Secretaria de Saúde ministério. Com isso, atividades essenciais da população ficam restritas, como trabalho, escolas, universidades, shoppings, supermercados, farmácias, todos os estabelecimentos são fechados ou a capacidade de pessoal é significativamente reduzida. Segundo Mendes, a pesquisa mensal do comércio de abril de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registrou queda histórica nas vendas do varejo nos meses anteriores.

Os avanços tecnológicos, a globalização e o crescimento do número de usuários da Internet permitiram que o comércio eletrônico (também conhecido como ecommerce) crescesse rapidamente. (Coelho, 2013).

O Brasil no primeiro semestre de 2022 teve um crescimento no faturamento de 785% comparado com o mesmo período antes da pandemia, aponta o levantamento feito pela SmartHint, com isso vários lojistas precisaram se especializar nas vendas online, e aumentar sua logística em todas as áreas de sua operação, como resultado se tem a necessidade de ferramentas portáteis e ágeis. Um aplicativo móvel que se integra ao sistema de gestão da empresa e disponibiliza os dados do estoque de embalagem presente na operação, para que a área responsável pelo re-escoamento fique ciente e consiga formar a decisão do momento certo para mais aquisição.

3. METODOLOGIA 

As condições da criação do aplicativo móvel foram pensadas em volta da ferramenta de criação móvel Android Studio, que oferece o suporte necessário para o desenvolvimento da ideia, além de conter um banco de dados para complementar e guardar os dados necessários do projeto.

4. DESENVOLVIMENTO 

O desenvolvimento do projeto será feito com o Android Studio visando trazer os dados dos estoques de embalagens que são gerados diariamente dos sistemas de gestão de cada usuário, em um formato de fácil entendimento em um aplicativo móvel pensado entorno das possibilidades do ganho de tempo e na tomada de decisão para cada negócio.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma proposta de melhoria do gerenciamento de estoque da empresa, visando à otimização do uso dos recursos. Para isso, foi necessário entender a realidade atual e as principais deficiências deste processo na empresa para, a partir disso, desenvolver e propor as ações onde os conhecimentos adquiridos podem ser ampliados e aplicados no desenvolvimento de aplicativos moveis. Tendo em conta o problema abordado, o nível de controle do estoque de embalagens, a solução proposta vem ao encontro da necessidade, uma vez que o número de caixas disponíveis de cada tipo pode agora ser controlado com maior precisão. Futuramente, o aplicativo pode ser aprimorado e ganhar novos recursos.

O presente trabalho também abre possibilidades para novas pesquisas relacionadas ao gerenciamento de estoque em e-commerce.

6. REFERÊNCIAS 

COELHO, L. S.; OLIVEIRA, R. C. et al. O crescimento do e-commerce e os problemas que o acompanham: identificação da oportunidade de melhoria em uma rede de comercio eletrônico na visão do cliente. Revista de Administração do Unisal, v. 3, n. 3, p. 1806-5961,2013. 

GUANAIS, Luis. ESPECIALISTAS: Futuro do ecommerce no Brasil é positivo, mas o custo de crescimento deve ser alto, Exame, data de publicação 27/07/2022. Disponível em: https://exame.com/exame-in/especialistas-futuro-do-ecommerce-no-brasil-e-positivo-mas-o-custo-de-crescimento-deve-ser-alto/ 

ALBUQUERQUE, Karoline. E-commerce deve crescer 56% no Brasil até 2024, Olhar Digital, data de publicação 18/04/2022. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2022/04/18/pro/e-commerce-crescer-54-brasil-2024/