Aplicações da modelagem matemática na avaliação de estoques pesqueiros

 

Para avaliar o estado de um recurso pesqueiro e determinar a quantidade de capturas que podem ser obtidas, utiliza-se como um recurso de análise a modelagem matemática, capaz de quantificar os efeitos da pesca sobre os estoques pesqueiros representando matematicamente possíveis mudanças populacionais.

Os modelos que geralmente se aplicam para estimar o tamanho de uma população e a possível relação entre a taxa de crescimento natural e a intensidade de condições de funcionamento (por exemplo, taxa de exploração, a idade de captura) podem ser agrupados em dois métodos distintos, o analítico ou estrutural ou método sintético ou global.

Os métodos analíticos são utilizados para investigar a dinâmica estrutural ou tamanho da população de peixes e seus componentes principais. Em contraste, os métodos sintéticos, são representados pelos modelos globais de produção, onde não se considera as mudanças que ocorrem internamente nos estoques pesqueiros e apenas examina a relação entre estímulos, geralmente representada pela intensidade (esforço de pesca), a captura total e a captura por unidade de esforço (CPUE) obtida.

Processos utilizados para avaliar o desenvolvimento de determinados estoques e recomendar medidas de gestões pesqueiras, podem ser simplificados pelo seguinte modelo:

F2 = F1 + (R + G) - (M + C)

Em que F1 e F2 representam, respectivamente, a biomassa da população no início e no fim de um determinado período; R, o número de recrutas ou indivíduos novos que se integraram a população, G, o aumento de peso causado pelo crescimento dos peixes na população; M, o número de peixes mortos por causas naturais, e C, a quantidade de peixes capturados ou mortos pela pesca no mesmo período de tempo.

Desses parâmetros, a única coisa que pode ser controlado pelo homem é a captura (C), através do qual você pode alterar o tamanho da população em períodos sucessivos.

A abrangência da modelagem matemática como técnica de estudo de mananciais de peixes se torna essencial por nos propor suportes lógicos baseados em dados estatísticos, nos oferecendo recomendações válidas para uma exploração ótima dos recursos aquáticos vivos.