Resumo

Actualmente a utilização da Estatística está disseminada nas universidades, nas empresas privadas e públicas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infraestrutura etc. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento.
O grau de importância atribuído à estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos Ignácio, (2010).
Todavia, neste trabalho aplicou-se a Estatística numa investigação do tipo correlacional, onde estudamos a relação mútua entre o tempo de estudo em Bioestatística e o rendimento académico dos estudantes do 2º Ano do curso de Biologia Marinha da Escola Superior Politécnica do Namibe.
Palavra-chave: Estatística, Aplicação da Matemática, Correlação, investigação, científica.

INTRODUÇÃO

Durante o século XX, segundo Salsburg (2009), a Estatística revolucionou a ciência através do fornecimento de modelos úteis que sofisticaram o processo de pesquisa na direcção de melhores parâmetros de investigação, permitindo orientar a tomada de decisões nas políticas socioeconómicas. Para Stigler (1986), os métodos estatísticos foram desenvolvidos como uma mistura de ciência, tecnologia e lógica para a solução e investigação de problemas em várias
áreas do conhecimento humano.
Hoje, a utilização da Estatística está disseminada nas universidades, nas empresas privadas e públicas. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados das empresas. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos auxiliam o governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde, educação, saneamento básico, infra-estrutura etc. Com a velocidade da informação, a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e disseminação do conhecimento. O grau de importância atribuído à estatística é tão grande que praticamente todos os governos possuem organismos oficiais destinados à realização de estudos estatísticos Ignácio, (2010).
Todavia, neste trabalho aplicou-se a Estatística numa investigação do tipo correlacional, onde estudamos a relação mútua entre o tempo de estudo em Bioestatística e o rendimento académico dos estudantes do 2º Ano do curso de Biologia Marinha da Escola Superior Politécnica do Namibe...

[...]