UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

N 1.6- ATIVIDADE III

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

APLICAÇÃO DE MÉTODOS PIAGETIANOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT

2014

 

 

 

APLICAÇÃO DE MÉTODOS PIAGETIANOS

 

Nasceu gente é inteligente.

Piaget

Mediante as orientações o que foi proposto nesta atividade realizei as experiências na escola onde atuo. A primeira experiência foi realizada com C. H no Estágio sensório-motor, onde usei a prova mais simples que é das bolinhas de massa iguais. Depois fiz um rolinho de uma pedi para que C. H pegasse a que tivesse mais massa ele pegou o rolinho. Achei meio estranho a aplicação desta prova meio estranha, mas era para plicar uma em cada estágio.

A segunda prova de conservação de quantidade foi realizada com a turminha de faixa etária de 05 anos por tanto Estágio pré-operacional (Pré II- Educação Infantil). Apresentei a criança A. C dois copos americanos com a mesma quantidade de suco, os quais ela avaliou e constatou que ambos tinham a mesma quantidade de água. Em seguida despejei o líquido de um dos copos em outro mais estreito e maior, embora fosse a mesma quantidade, A. C quando indagada apontou o último como o que continha mais líquido. Isto por que neste estágio as crianças são mais simbólicas e julgam a partir do aparente.

A terceira prova foi aplicada a prova de alteração de forma de uma massa á uma criança de 09 anos, N. S por tanto no estagio das operações concretas. Com várias massas de modelar vermelhas pedi para crianças apontasse se alguma era maior que a outra, ao que respondeu que não.  Separei as massas em quantidades iguais e fiz duas bolinhas da mesma proporção, pergunte qual tinha mais massa e a criança responde que eram iguais em proporção. Em seguida transformei uma bolinha em um rolinho comprido e tornei a perguntar qual era maior e voltei a fazer a mesma pergunta e N.S respondeu que ambas tinha a mesma quantidade de massa. Neste estágio é comum que as crianças consigam realizar operações mentais lógicas e operações inversas.

A prova de conservação de volume foi realizada com um aluno de 12 anos que estuda no 4º ano e encontra-se no Estágio das operações formais. Apresente a L.F mesmas bolinhas de massa de modelar e perguntei qual tinha mais massa, ao que me respondeu que eram iguais. Em seguida apresentei dois copos americanos com a mesma quantidade água e inseri uma bolinha de massa em cada um. L. F continua afirmando que as quantidades são as mesmas. Retirei as bolinhas da água, fiz um rolinho com delas e as coloquei novamente nos respectivos copos, perguntei qual tinha mais volume de água e L.F apontou o que tinha o rolinho de massa. Nese estágio há maior flexibilidade no raciocínio o que possibilita julgamento mais seguro na resolução de problemas esperava-se que L.F fosse capaz de fazer as identificações corretas.