Este trabalho tem como objetivo apresentar a aplicação da Psicopedagogia no ambiente empresarial, demonstrando como algumas ferramentas psicopedagógicas podem aprimorar o desenvolvimento da cultura organizacional, e auxiliar na melhoria do clima organizacional, impactando na motivação dos colaboradores e nos resultados da empresa.

Uma das áreas mais sensíveis nas empresas é a gestão de pessoas e de talentos, e este trabalho procurará demonstrar que uma empresa de prestação de serviços pode centrar suas atividades de acompanhamento e desenvolvimento de pessoas utilizando-se de abordagens psicopedagógicas.

O ambiente já naturalmente competitivo do mercado empresarial associado a uma conjuntura de crise econômica tem obrigado profissionais das mais diversas áreas a se manterem atualizados e a ampliarem a geração de resultados na empresa. A dinâmica do mercado, as novas tecnologias e novas ferramentas de gestão forçam empresas e seus colaboradores a manterem-se em constante aprendizado, nesse contexto, os recursos psicopedagógicos podem se revelar ferramentas úteis para o desenvolvimento da aprendizagem organizacional e diferenciação de mercado.

Este trabalho apresentará sugestões e resultados do uso de ferramentas e dinâmicas empresariais baseadas em técnicas da psicopedagogia, procurando estabelecer parâmetros de adequação para escolha e aplicação das ferramentas psicopedagógicas mais adequadas às necessidades cotidianas da empresa.

As experiências registradas nesta pesquisa foram desenvolvidas e aplicadas em uma pequena empresa prestadora de serviços educacionais, localizada em Boa Vista, capital do Estado de Roraima, durante o período de janeiro de 2014 a setembro de 2016.

O objetivo da pesquisa é demonstrar possibilidades de aplicação da psicopedagogia no ambiente da educação corporativa e como as ferramentas psicopedagógicas podem auxiliar a disseminação e consolidação de conhecimento na empresa, melhorando o ambiente de trabalho e gerando resultados na companhia.

Diversas são as demandas da educação corporativa e gestão de pessoas, e atualmente a contratação de empresas de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos pode se revelar economicamente inviável a muitas empresas. A criação de um ambiente profissional que priorize a educação corporativa pode ser uma forma adequada de manter a cultura organizacional em constante desenvolvimento. Nesse contexto, a psicopedagogia pode se mostrar como recurso valioso.