RESUMO

A busca constante de pessoas que procuram qualidade de vida vem crescendo cada vez mais, dessa forma, o profissional de educação física precisa esta em constante atualização, um desses públicos que procuram qualidade de vida são as mulheres gestantes, a contribuição do treinamento resistido para essas mulheres durante o período de a preparação e pós-gestação são vários, se trabalhado da forma correta. Este trabalho tem como foco demostrar os benefícios e restrições na prescrição da musculação para esse grupo.
Palavra chave: Exercício físico na gravides; Musculação e saúde; Período gestacional.

1 INTRODUÇÃO

O treinamento resistido conhecido também por musculação garante vários benefícios para a mulher durante e pós-gestação, como torna o parto mais rápido e seguro, proporciona uma melhora no equilíbrio e diminuição das dores causas pelo desvio postural sofrido durante o desenvolvimento do bebe.
Para as mulheres que desejam praticar algum tipo de exercício físico durante a gravidez o treinamento resistido vem ser uma boa opção, pois permite alterações e adaptações em diversas variáveis do treinamento como: forma de execução dos exercícios, velocidade, descanso, entre outras possibilidades de alterações, tornando o treinamento seguro e eficaz para essas mulheres.
Este trabalho se justifica por inferir que através da musculação a mulher consegue ter autonomia para desenvolver suas funções do dia a dia, proporcionando uma gravidez mais prazerosa, esta pesquisa poderá contribuir na formação de alunos e professores para que possam atender suas alunas da melhor forma possível.
Muitas pessoas ainda acreditam que durante essa fase de preparação a mulher deve ficar de repouso absoluto para não prejudicar a gravidez, porém as pesquisas vêm comprovando que o exercício físico pode e deve ser usado como forma de prevenção e manutenção da saúde como é o foco do trabalho apresentado.
Com isso se questiona como o profissional de educação física deve aplicar o treinamento resistido, quais os benefícios que a pratica poderá trazer para a gestante, quais são as restrições na prescrição do treinamento?
O objetivo do trabalho é verificar a aplicabilidade do treinamento resistido para gestantes e suas restrições.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Durante muitos anos a musculação era vista como forma de preparação para guerreiros e para atletas como fisiculturismo e levantamento de peso. Com o passar dos anos verificou-se que a musculação poderia ser usada para qualidade de vida e manutenção da saúde. O treinamento resistido ou musculação passou a ser usada como uma forma de reabilitação (FLECK e FIGUEIRA JR, 2003). O reconhecimento da relevância de seus benefícios, bem como a compreensão de uma prática de atividade física segura e eficaz, levou muitos profissionais da área da saúde e instituições de renome a apontar o treinamento resistido como meio de promoção e/ou manutenção da saúde e qualidade de vida, para crianças, adolescentes, adultos saudáveis, indivíduos em processos de reabilitação e grupos especiais (diabéticos, hipertensos, cardiopatas entre outros), inclusive grávidas (GUEDES e SOUZA, 2008, p 21) São inúmeros os benefícios que o treinamento resistido proporciona na vida das pessoas tanto para jovens, adultos, idosos e para grupos especiais como diabéticos, hipertensos cardiopatas, incluindo mulheres grávidas (GUEDES e SOUZA, 2008). O treinamento resistido vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade por pessoas que procuram o bem estar e qualidade de vida. A participação de gestantes no treinamento resistido vem crescendo, e por ser pertencente aos grupos especiais, tornase de suma importância que seu treinamento seja bem orientado, respaldado em dados científicos, e de acordo com os dados presentes na literatura, para que a mesma possa vivenciar a prática dessa atividade com total tranquilidade e segurança, podendo desfrutar de todos os benefícios advindos direta e indiretamente do treinamento resistido (FISCHER, 2003. p. 33; BROOKS, 2007, p.44). De acordo com os autores para que a gestante consiga desfrutar de todos os benefícios que o treinamento resistido proporciona em sua vida é preciso que a mesma seja bem orientada durante sua pratica. O profissional de educação física é o responsável por acompanhar e prescrever o treinamento para esse publico, respeitando todos os dados científicos presentes na literatura e compreender os aspectos fisiológicos decorrentes da gravidez. [...]