APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES


Janderson Teixeira Silva1

Maria Aparecida Pimenta2

RESUMO: A contabilidade ambiental surgiu com o propósito de mensurar as informações de natureza ambiental, além de sua correta classificação e avaliação. Surgiu também com a preocupação das empresas com os problemas ambientais e passou a ter mais relevância quando os consumidores passaram a ter seus olhares voltados ao desenvolvimento sustentável, buscando produtos que, além de boa qualidade e menor custo, não causem danos ecológicos, o que vem pressionando muito as empresas a melhorarem seus processos produtivos a fim de reduzirem os danos ambientais e melhorarem a credibilidade perante a sociedade e investidores. Dentro dessa ótica, é de suma importância entender a aplicabilidade da contabilidade nas organizações. Afinal, quão necessária é essa ferramenta para as empresas e para o meio ambiente? Com isso, o objetivo desse artigo é esclarecer os principais aspectos da contabilidade ambiental, salientando sua importância e aplicabilidade dentro das organizações. Atualmente, a contabilidade tem um papel muito importante, pois através de suas técnicas de lançamentos, análises, registros e auditoria se tornam possível tere registrar informações ambientaisque, de certa forma, acaba sendo uma ferramenta competitiva, visto que os consumidores buscam produtos que,além de oferecer qualidade e bons preços, não causem danos ecológicos. Conclui-se que,as empresas que adotam o desenvolvimento sustentável não tenham sua continuidade ameaçada, visto que empresas que não se preocupam com o meio ambiente podem sofrer punições previstas na legislação ambiental.
Palavras-chave:Contabilidade ambiental. Empresas.Danos.Sociedade. produtos.


1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ciência que analisa os dados de eventos que acontecem no patrimônio para fornecer informações aos usuários sobre a situação patrimonial da organização. A partir deste contexto, pode-se definir contabilidade ambiental como a atividade de identificação de dados e registro de eventos ambientais, processamento e geração de informações que subsidiem o usuário servindo como parâmetro em suas tomadas de decisões. (PAIVA, 2003).

Teoricamente não parece ser muito difícil seu entendimento e aplicação, mas na prática existem algumas dificuldades que impedem o uso destas informações, sendo a principal dificuldade a segregação das informações de natureza ambiental das outras informações da empresa e sua correta classificação e avaliação contábil. Mas com o crescimento da consciência ambiental, por parte dos consumidores, tem modificado os padrões de consumo, que se tornou uma importante arma em defesa do meio ambiente quando as empresas que buscam oportunidades através do crescente aumento no número de consumidores responsáveis através de ações legítimas e verdadeiras. Estas ações tendem em aumentar ainda mais a consciência ambiental, criando um círculo virtuoso onde a atuação mercadológica e marketing verde tornam-se instrumentos de educação ambiental. (BARBIERI, 19997).

Neste contexto, tem-se notado uma grande preocupação por parte dos consumidores com a preservação do meio ambiente e,consequentemente, uma maior responsabilidade com a documentação pertinente aos aspectos ambientais e, ainda, uma conscientização ampla com relação à preservação do meio ambiente, ao controle do uso da natureza, dos impactos e riscos de se obter produtos que não sejam, ecologicamente, sustentáveis.

Dentro desta ótica, é de suma importância entender a aplicabilidade da contabilidade nas organizações. Afinal, quão necessária é essa ferramenta para as empresas e para o meio ambiente?
O desenvolvimento do presente artigo tem o objetivo de esclarecer a importância e aplicabilidade da contabilidade ambiental dentro das organizações. A partir desse objetivo principal faz-se necessário estabelecer os seguintes objetivos específicos: apresentar a origem e evolução da contabilidade ambiental, trazer as principais normas e ferramentas ligadas à prática de contabilidade ambiental e mostrar os benefícios das empresas aplicarem a contabilidade ambiental em suas atividades.

Para tanto, faz-se necessário justificar que, socialmente, o tema em questão é de extrema relevância, tanto para estudantes quanto para os gestores de diversas empresas devido às ações antrópicas, tais como o desmatamento e a poluição das águas, provocando graves problemas à vida animal e a constituição social. Discutir e buscar soluções para que se amenizem os efeitos de tais ações, tornam-se, a cada dia, mais relevantes e indispensáveis em todo o cenário mundial.